Pix no e-commerce: por que seu negócio precisa?
Sumário
Não é mais novidade que com o Pix é possível realizar transações bancárias em até 10 segundos. Porém, já imaginou que esta pode ser uma forma de pagamento da sua loja online? Sim, é possível Pix no e-commerce!
Já falamos em posts anteriores da importância de oferecer diversas formas de pagamentos ao seu cliente e, principalmente, se adequar às condições de pagamento que ele possui. O PIX é mais uma destas adaptações.
Para fazer seu e-commerce alavancar ainda mais, o pagamento das compras feitas, agora também pode ser feito pelo Pix. Se seu e-commerce está integrado com alguma plataforma, como por exemplo a VTEX, esse processo pode ser bem mais simples.
Ficou confuso e curioso? Calma que vamos te explicar direitinho ao longo deste conteúdo como funciona o Pix no e-commerce.
Por isso, se você quer saber mais, continue lendo.
Boa leitura!
O que é e como funciona o Pix?
O Pix é um meio de pagamento eletrônico no Brasil, que possibilita o envio e o recebimento de transações entre diferentes bancos e instituições financeiras.
Disponível sete dias por semana, 24h por dia, de forma on-line e instantânea, no qual a transação ocorre em até 10 segundos.
As transações efetuadas utilizando o Pix podem ser:
- Entre pessoas;
- Pessoas e estabelecimentos comerciais;
- Entre estabelecimentos;
- Para entes governamentais (pagamento de impostos e taxas);
Para usar o Pix, é necessário que tanto o cliente quanto o e-commerce tenham uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintechs.
Como o PIX pode ajudar no e-commerce?
Com a utilização deste novo sistema de pagamento instantâneo (SPI) o processo de compra online se torna mais rápido e pode trazer vantagens significativas para os lojistas, empreendedores e consumidores finais.
Com a utilização do PIX no e-commerce, o pagamento é aprovado imediatamente de acordo com o saldo que existe na conta. O cliente passa a pagar em qualquer dia e horário, seja dia útil, fim de semana ou feriado.
Com isso a loja online ganhará reforço na agilidade das suas entregas, assim como segue no exemplo: ao receber o pagamento mais rápido, a compra é processada dando maior agilidade na entrega do produto.
Para o lojista, o Pix é um meio de pagamento mais barato que os demais e pode garantir maior flexibilidade na hora de oferecer descontos e fazer promoções.
Vale lembrar que o Pix é obrigatoriamente gratuito para pessoas físicas, mas pode ser cobrado de pessoas jurídicas. As taxas, no entanto, devem ser menores do que a dos meios atuais.
Quais vantagens de utilizar o Pix no e-commerce?
Compras e pagamento acessível
Poucas opções de pagamento costumam desanimar clientes e fazem com que a loja não seja tão acessível para quem não usa cartão, por exemplo.
Porém, com o Pix no e-commerce será possível efetuar a compra usando o saldo em conta, e você, vendedor, vai permitir que todo tipo de público possa comprar com você!
Menos problemas com boletos
Muitas lojas online que oferecem boleto como forma de pagamento lidam com o mesmo problema: os clientes escolhem os produtos, emitem o boleto e acabam não pagando.
A taxa de abandono nas vendas por boleto são bem mais altas do que a de outros meios de pagamento, e isso é ruim para o planejamento financeiro de qualquer negócio.
As vendas com Pix no e-commerce podem mudar a forma como os clientes compram, afinal a velocidade de aprovação do pagamento aumentará. Com isso, seu negócio perderá bem menos vendas e terá menos dores de cabeça com boletos.
Baixos custos
O Pix no e-commerce promete diminuir o custo das vendas para os lojistas. Quem vende online paga taxas pela emissão de boletos e pelas vendas feitas no cartão de crédito. Com o Pix, você poderá diminuir esses custos.
Se você ainda não está convencido que o Pix no e-commerce é uma solução que você precisa, temos mais alguns motivos do porque ter essa forma de pagamento.
Qual o benefício do Pix no e-commerce?
No comércio, o Pix significa uma nova possibilidade de pagamento, mais prática do que dinheiro e boleto bancário. Para os consumidores finais, o Pix é uma opção adicional de meio de pagamento, que oferece agilidade e praticidade na transação.
Já para lojistas e empreendedores, ele traz alguns benefícios de negócio, como por exemplo:
- Liquidação imediata da transação, uma vez que os pagamentos vão acontecer diretamente entre pagador e recebedor, o que ajuda na saúde do fluxo de caixa dos lojistas;
- Diminuição dos casos de reserva de estoque ocasionada por boletos, já que por meio do Pix a transação é efetuada na hora;
- Diminuição de custos de transação para o lojista;
- A abertura de um novo público de potenciais clientes para os lojistas, visto que o Pix poderá trazer para o mercado digital um público ainda desbancarizado.
E se seu e-commerce está na plataforma da VTEX, este processo pode ser ainda mais real e prático.
Portanto, entre em contato com a instituição que faz a intermediação dos pagamentos do seu e-commerce e solicite a integração com a VTEX para começar a aceitar o Pix como forma de pagamento
Com a VTEX é possível expandir estratégias de negócio com features completas e fáceis de usar. São inúmeras funcionalidades como motor de preços avançado, múltiplos catálogos e estoques, múltiplas línguas e moedas, sellers e marketplaces nativos, motor de promoções unificado, múltiplos pagamentos, por exemplo.
E aí, está pronto para utilizar o Pix no e-commerce? Se você quer saber mais, fale com a gente!
Compartilhe
Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.