Cliente: o centro e o elo mais importante da sua marca

cliente

Há muito tempo ouve-se dizer que “a propaganda é alma do negócio” e sim, ela é. Mas, aliado a isso também estão o propósito da sua empresa e, principalmente, o cliente, o centro e o elo mais importante da sua marca. 

Investir em campanhas, produtos inovadores, atualizações dos serviços, entre outros, é fundamental, mas, é necessário investir ainda mais no relacionamento com o cliente, em estratégias que evidenciam o valor e a importância do cliente para o seu negócio. 

É certo que todos gostam de um bom atendimento, de marcas que se preocupam com a experiência do usuário, que acompanham e que interagem com o público. Ações como essas tem o poder de atrair e, sobretudo, fidelizar clientes. 

Você já parou para pensar porque muitas marcas têm embaixadores espontâneos, que amam e divulgam serviços e produtos delas? Porque essas empresas entenderam que o cliente é o centro do negócio e, por isso, investem em um relacionamento que aproxima aproxima ainda mais e que gera uma confiança mútua.

Quer entender como melhorar o relacionamento e aproximar ainda mais seu cliente? Então, continue lendo este conteúdo.

Boa leitura! 

Originalidade

Você pode estar se perguntando, como isso está ligado ao relacionamento com o cliente? A verdade é que a originalidade é um dos pontos que mais geram identificação com a marca. É o que diferencia o seu negócio dos demais e por isso, atrai o interesse de um potencial cliente e fideliza aqueles que já conhecem seu trabalho. 

Analise o seu negócio e identifique em quais pontos você pode evidenciar o trabalho único que é desenvolvido. Seja em um atendimento diferenciado, em peças feitas sob medida ou encomenda, em uma entrega mais rápida, no acompanhamento do início até o fim da compra ou até mesmo em brindes e descontos para os clientes.

Sabemos que é comum observar outros negócios e querer aplicar as mesmas estratégias que eles utilizam, isto não é errado, porém, é preciso muito cuidado. Lembre-se que seu propósito e público são diferentes e que sempre é preciso adaptar para realidade da sua empresa e, principalmente, para do seu do seu cliente. 

Quanto mais autêntica sua marca for, mais olhares ela irá atrair e consequentemente, mais pessoas dispostas a comprar. 

Atendimento personalizado  

Um atendimento personalizado agrega valor à empresa e contribui para que os clientes prefiram sempre fechar negócio com você em vez de irem para concorrência. Atender de maneira personalizada significa identificar as necessidades do cliente e adaptar suas soluções às expectativas específicas de cada um deles.

Além disso, a linguagem, a forma de tratamento, os canais de comunicação e as ações da empresa também precisam ser adaptadas para cada cliente.

Não há como personalizar o atendimento sem conhecer bem os clientes. Por isso, é essencial manter um banco de dados atualizado com informações relevantes de cada cliente. Solicitações, reclamações, compras anteriores, frequência do contato e histórico de outros atendimentos são exemplos de informações que não podem faltar no seu banco de dados.

Assim, você pode definir ações com mais assertividade, oferecendo os produtos certos, pelo preço certo, na hora certa para os clientes certos.

cliente

Interação 

Esta estratégia está diretamente ligada com a anterior. Porque ao deixar dados de contato, o cliente também pode autorizar o recebimento de Newsletters. Mas isso só funciona se você enviar o e-mail certo para as pessoas certas.

Se o cliente já comprou determinado produto, não adianta oferecê-lo novamente, em vez disso, envie dicas de como usá-lo, por exemplo: se ele comprou uma churrasqueira, mande dicas de como fazer uma boa carne ou preparar drinks para os amigos.

É importante lembrar que a interação não se trata apenas de oferecer um serviço ou produto, mas, algo relevante que o cliente poderá usufruir independentemente da aquisição do seu produto.  

Interaja nas redes sociais, no e-mail, WhastApp, blog, podcast, entre outros canais que por ventura sua empresa utilize. Mas, é sempre necessário ter um cuidado para não invadir muito o espaço do seu cliente ou enviar muito conteúdo num curto intervalo de tempo. 

Customer Success

O Customer Success (CS), ou Sucesso do Cliente, se antecipa às necessidades do cliente e fornece tudo que for possível para que ele perceba as vantagens e o valor do produto que adquiriu.

Um erro comum é achar que sucesso do cliente é uma nova forma de atendimento ao cliente. O CS está relacionado diretamente à forma como o resultado desejado pelo cliente é encarado dentro das empresas.

Diferente do atendimento ao cliente tradicional, que é reativo, o Customer Success trabalha de forma pró-ativa para fidelizar clientes. O CS vai até o cliente antes que ele sinta necessidade de ajuda, prevenindo assim a sua perda.

Se a sua empresa tomar todas as decisões, executar todas as mudanças e melhorias com foco no sucesso do cliente (experiência e resultados que ele quer) seu negócio estará no caminho certo.

É importante acompanhar toda a jornada de compra do seu cliente, analisar onde se pode melhorar, quais estratégias serão adotadas, o que funciona e o que não funciona. Esteja perto do seu cliente e deixe isso evidente, para que ele saiba que em qualquer momento sua empresa estará disponível para ele. 

Colocar o cliente como o centro do seu negócio, garante resultados, traz segurança na tomada de decisões, aumenta vendas e, fideliza o público, tornando-os embaixadores espontâneos de sua marca. 

Se você quer saber mais sobre este assunto e muitos outros envolvendo marketing e e-commerce, confira mais conteúdos em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais

Write a comment