9 dicas práticas para começar a vender online

vender online

Por mais que cada nicho de mercado tenha suas particularidades e mereça abordagens diferentes, há algumas dicas que são fundamentais para qualquer tipo de negócio online.

E é sobre elas que vamos falar hoje! Separamos 9 dicas para você começar a vender online e o melhor, com grandes resultados.

Se você quer e precisa dessas dicas, continue lendo este material, pois foi feito para você e está imperdível

Boa leitura! 

Entenda as vendas em um e-commerce

É necessário compreender como o processo de logística no e-commerce se dá na prática. Entender sobre compras, recebimento, conferência, estoque e ainda saber como se dá o processo de envio, rastreamento e controle de entregas dos produtos vendidos.

Contar com uma agência de marketing digital que possuam profissionais experientes e que entendam do assunto é muito importante. Pois, eles acompanham todo o processo de montagem tanto da sua plataforma de vendas, como da segurança legal da sua marca antes, durante e depois da sua loja montada.

Tenha um site otimizado

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Pois, caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. 

Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

Por isso, um bom layout é fundamental para o sucesso de toda loja. Organização e objetividade são as palavras-chave para um site otimizado. O importante é não deixar seu cliente confuso e/ou perdido.

Trabalhe o SEO (Search Engine Optimization)

A tradução do termo SEO, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.

Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

Invista em anúncios 

É preciso investir em diferentes canais para se destacar. Assim, com uma estratégia voltada para os anúncios pagos também, você fortalece a presença digital da sua marca e, mais importante, de maneira quase que imediata.

Uma boa forma é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Com publicidade online você pode aumentar o número de leads, tráfego e visibilidade da sua marca, por exemplo. 

Monte uma estratégia de marketing

Monte uma estratégia de marketing. Defina o que será feito para atingir este objetivo, cada passo e processo necessário para isto e a coloque em prática. Estabeleça pontos de checagem constantes. Verifique a situação das suas métricas mais importantes e onde elas deveriam estar para que a meta seja cumprida.

Para isto, você pode contar com uma agência de marketing digital, por exemplo, que irá te auxiliar durante esse processo de montar a estratégia, de acompanhar os processos e garantir que os resultados chegue.  

Disponibiliza diversos canais de pagamento

É fundamental possuir uma plataforma que possibilite diversas formas de pagamento aos clientes. Além de parceria com as mais variadas bandeiras de cartão de crédito, é importante oferecer a opção de pagamento à vista, no débito, ou boleto. Assim, ter um ambiente seguro para o pagamento também é primordial.

Dessa forma, é necessário que o procedimento de pagamento seja rápido, não incluindo muitos passos e abas, e fornecendo ao seu cliente todas as informações necessárias, como custos de frete e prazo de entrega. Atente-se a isso!

Possua diferentes canais de atendimento ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, ter um chat, Whatsapp ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site, por exemplo.

É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

Mantenha a transparência

Pense bem antes de aplicar promoções e prometer fretes em prazos curtos. Só prometa o que realmente pode cumprir. Evite prometer o que você não irá conseguir cumprir. Não é bom deixar o cliente confuso com os processos de sua loja online.

Caso aconteça atraso na entrega, alteração em valores ou até mesmo sobre a disponibilidade dos produtos, comunique ao cliente. É importante manter uma relação de transparência para que exista uma confiança. 

Aposte no pós-venda

Manter o cliente satisfeito é de extrema importância para a boa imagem de sua loja virtual. Envie e-mails de agradecimento ou mensagens em seu aniversário, oferecendo algum desconto, por exemplo. Tudo isso conta para o sucesso de suas vendas.

Neste contato pós-venda, você pode inclusive oferecer outros produtos que se encaixem no perfil do seu cliente. Além disso, fazer uma pesquisa rápida de satisfação e como sua loja pode melhorar ainda mais para oferecer uma experiência única. 

Depois dessas dicas, você está pronto para começar a vender online e ter bons resultados em sua loja. Se você quer saber mais sobre como vender online, então, entre em contato com a gente. Nosso time de especialistas em marketing digital e e-commerce está pronto para te levar ao sucesso.

Write a comment