6 dicas para começar uma loja online de sucesso

loja online

Não é novidade que o e-commerce vem crescendo exponencialmente não só no Brasil, mas, no mundo. Em nosso post anterior, falamos sobre algumas vantagens e desvantagens ao investir em um e-commerce, por isso, antes de continuar esta leitura, não deixe de conferir o material anterior. Hoje, separamos 6 dicas para começar uma loja online. Temos certeza que vai te ajudar muito!

Assim como uma loja física, o e-commerce demanda planejamento, organização e principalmente, preparo. Quanto mais informações e direcionamento você tiver, maiores são as chances de ter sucesso em seu e-commerce. 

Por isso, se você quer começar sua loja online, ser assertivo nas decisões e ter sucesso em todos os processos do seu e-commerce, então continue lendo este material, ele foi feito para você! 

Boa leitura!

6 dicas para começar uma loja online

Estabeleça sua autoridade

O mercado do e-commerce está repleto de grandes marcas, que vendem uma infinidade de produtos e que contam com a credibilidade, que na maioria das vezes, é herdada de suas lojas físicas. Não há outra maneira de concorrer com essas empresas, se não estabelecer como autoridade no seu mercado. No início, invista inclusive em campanhas de branding, institucional.

Além disso, é fundamental conhecer o comportamento de consumo do segmento escolhido, de forma a cativar o cliente e, obviamente, fidelizá-lo.

Ainda é preciso fazer um planejamento detalhado para o seu negócio, que inclua uma boa análise de mercado e concorrência, estratégia de vendas e pós-vendas, logística, critérios de precificação e divulgação e, claro, todos os aspectos técnicos envolvidos nessa jornada. 

Invista em uma plataforma 

Um passo muito importante e decisivo é a escolha de uma plataforma adequada para criar e hospedar sua loja virtual. É possível contratar plataformas prontas de ótima qualidade a um custo mensal acessível que irão dar boas opções de layout e até mesmo a possibilidade de criação de um layout personalizado. 

Dê atenção especial na escolha do layout de sua loja. É fundamental que ele seja simples, limpo e intuitivo, para que seus clientes encontrem o que procuram de forma prática e rápida. 

Priorize plataformas que te ofereçam facilidade de gerenciamento back end, apoio de equipe de manutenção constante, possibilidade de escolha de um domínio personalizado e, claro, robustez suficiente para acompanhar o crescimento natural do seu negócio.

Descreva os produtos

Não poupe informações sobre os produtos. Na internet, os consumidores não conseguem tocar, provar a qualidade dos produtos, por isso, sejam eles de fabricação própria ou de terceiros descreva o máximo de informações. Descrições genéricas não são suficientes, e seu cliente pode escolher comprar em outro site por não encontrar o que deseja no seu.

São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente potencial perceba que precisa, quer e deve ter esse item!

Quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Seus produtos devem ter fotos de qualidade que os tornem ainda mais atrativos. 

loja online
Defina preços e formas de pagamento

Antes de definir o preço de cada produto, faça uma análise considerando pontos como custos, concorrência, possíveis danos que gerem trocas ou extravios, manutenção da loja e lucro pretendido. Lembre-se que para vender online é preciso ter preços atrativos, já que muita gente ainda prefere se deslocar até uma loja física pra comprar. Então, certifique-se que seu preço cubra todos os custos, gere um lucro interessante e seja competitivo.

Também é fundamental possuir uma plataforma que possibilite diversas formas de pagamento aos clientes. Além de parceria com as mais variadas bandeiras de cartão de crédito, é importante oferecer a opção de pagamento à vista, no débito, ou boleto. Ter um ambiente seguro para o pagamento também é primordial.

É necessário que o procedimento de pagamento seja rápido, não incluindo muitos passos e abas, e fornecendo ao seu cliente todas as informações necessárias, como custos de frete e prazo de entrega. Atente-se a isso!

Tenha uma estratégia de Marketing Digital 

O simples fato de ter um e-commerce funcionando, com ótimos produtos e bons preços não te garante sucesso de vendas. A concorrência é enorme e para se destacar é preciso divulgar! Uma boa estratégia de marketing digital é o primeiro passo nesse sentido.

Use todas as ferramentas disponíveis para divulgar sua marca de forma eficiente. É possível criar anúncios patrocinados,  produzir e-mail marketing e newsletter para divulgar produtos, oferecer conteúdo relevante, fazer promoções e, acima de tudo, estreitar os laços com seus clientes. 

Além disso, é essencial estar presente nas redes sociais, interagindo com o público de forma mais direta, como também, divulgando sua marca. Alimente seus perfis constantemente, responda a perguntas cordialmente, dê créditos à participação do público. As pessoas gostam de ser ouvidas e você pode aproveitar as dicas delas para melhorar seu negócio!

É importante acompanhar de perto os resultados de sua estratégia de marketing digital.  Dados como, por exemplo, número de pessoas que foram convertidas de um e-mail marketing à sua página, tráfego no site e posicionamento da sua loja nos mecanismos de busca são fundamentais para levantar os resultados de suas ações de marketing.

Organize a entrega e a logística de devolução

Verifique qual alternativa de entrega é a mais adequada para o seu negócio e mantenha o cliente sempre informado sobre o andamento do pedido e eventuais atrasos. Isso pode ser feito por e-mail, aplicativos, sms, redes sociais, entre outras maneiras. Assim, é possível evitar perder futuras vendas por conflitos em relação à informação.

Além disso, é interessante colocar frete grátis em alguns produtos ou seções. Isso pode ser um grande atrativo para quem nunca comprou pela internet. 

Para que seu negócio seja realmente vantajoso é preciso que você ofereça ao público a possibilidade de trocas, da mesma forma que ele teria em uma loja física. Deixe bem claro aos seus clientes qual é a política de trocas de sua loja. Defina prazos e condições para trocas, além de possíveis variações de valores, caso seu cliente tenha adquirido uma peça promocional.

O processo de devolução precisa ser claro, detalhado e prático, de modo que, se você tiver experiência de retorno, seus clientes podem facilmente encontrar o que precisam e saber quais são os critérios para que um retorno seja aceito.

Estes são alguns dos princípios básicos que você precisa saber e organizar antes de abrir sua loja online. Ter esses pontos resolvidos, podem te ajudar na revisão dos recursos, temas, plugins e plataformas para saber quais funcionam melhor para o seu conceito de e-commerce. Assim, siga esses passos e se prepare para o sucesso da sua loja online.

Quer saber mais sobre e-commerce e marketing digital? Então, continue acompanhando nossos materiais e nos siga nas redes sociais. 

Write a comment