E-commerce e loja virtual: qual a diferença entre eles?

e-commerce e loja vitual

Sumário

Estas são palavras muito usadas no universo das vendas online. Mas qual é mesmo a diferença entre e-commerce e loja virtual?

É comum que haja uma certa confusão no uso dos dois termos. Eles são tidos como sinônimos, embora tenham significados distintos.

Saber a diferença entre os dois é muito importante para que você não os empregue de forma errada na sua comunicação ou conversa de negócios. Além disso, se sua empresa quer estar no digital, precisa ficar por dentro da linguagem própria que o permeia.

Para que você entenda a diferença entre e-commerce e loja virtual, nos permita passar primeiro pela definição de cada um. Assim, você nunca mais vai ter dúvidas sobre isso. 

E de bônus, ainda vai saber por onde começar na hora de levar a sua empresa para as vendas online.

O que é um e-commerce?

Em uma definição literal, é um comércio eletrônico.

O e-commerce é toda e qualquer venda de mercadorias feita no ambiente virtual. Não importa se é feita de um computador, celular ou tablet. Ou se é através de um marketplace, rede social ou loja virtual. 

Também é possível que sejam produtos físicos ou digitais.

Vale citar que nem toda transação feita na internet é considerada e-commerce. Mas apenas aquelas onde há pagamento. Ou seja, precisa haver o processo de compra e venda já que este é o princípio básico de um comércio. 

Ter apenas um site para mostrar os seus produtos não é e-commerce, isso é um catálogo.

Existem alguns tipos de e-commerce, e vamos listá-los para ajudar no seu entendimento:

B2B (Business-to-business)

Esta é a venda de produtos ou serviços de uma empresa para outra. Um exemplo é uma empresa que vende maquinários para uma indústria ou que recolhe lixo hospitalar de um hospital.

B2C (Business-to-customer)

Neste tipo, as transações são de uma empresa para com uma pessoa física, que é o seu consumidor final.

C2C (Customer-to-customer)

Transações feitas entre pessoas físicas e não jurídicas. Normalmente, o contato é mediado por uma plataforma que cobra uma taxa em cima das vendas feitas entre usuários.

C2B (Customer-to-business)

Neste caso os “consumidores” estariam entregando produtos para empresas. Parece confuso e estranho, mas um exemplo disso é a compra de imagens em banco de imagens. Neste exemplo, as empresas compram pacotes de imagens para atender a necessidade de produção de conteúdo sem se preocupar com uso indevido de imagens com direitos autorais.

Ficou claro? Vamos, então, partir para a definição de loja virtual.

O que é uma loja virtual?

A loja virtual é como se fosse a sua vitrine. É onde você expõe os seus produtos da melhor forma para que o seu cliente compre. 

Nela o usuário vai fazer o seu autoatendimento, escolher o produto, levar ao carrinho, fazer o pagamento e aguardar a entrega.

Você deve estar se perguntando: E isso não é um e-commerce?

Sim, é sim! Tendo em vista que é um canal de vendas, que houve transação financeira e tudo foi feito no mundo online. É inegável que isso é uma forma de comércio eletrônico. Mas observe que esta é apenas uma das formas.

Uma loja virtual é um e-commerce, mas um e-commerce não se limita a uma loja virtual, ele é muito mais amplo.

É até possível que uma empresa tenha um e-commerce sem mesmo ter uma loja, porque há diversas outras formas de vender. Os marketplaces são um forte exemplo disso.

Resumindo: Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual?

Ficou claro para você?

Vamos te fazer entender de uma vez por todas qual a diferença entre e-commerce e loja virtual.

Uma boa comparação para facilitar o entendimento é o próprio comércio físico. Observe que o comércio é o todo, todos os processos de compra e venda, independente de marca ou público. 

Já a loja é um estabelecimento que permite o ato de compra por parte dos consumidores. Aquela loja é somente um pedacinho do mundo gigantesco que é o comércio. 

O mesmo se aplica ao digital. O e-commerce é o comércio eletrônico como um todo, já a loja virtual é um dos seus canais de vendas.

Qual o mais indicado para o meu negócio?

Depois de entender a diferença entre e-commerce e loja virtual, é normal que você esteja se perguntando: qual o mais indicado para o meu negócio?

Mas a pergunta que você precisa fazer é: Por onde devo começar?

E nós te respondemos que, sem sombra de dúvidas, não é criando somente uma loja virtual. Você deve começar estruturando o seu e-commerce como um todo e  alinhando uma estratégia. Porque criar uma loja virtual, ao contrário do que muitos pensam, faz parte do processo, mas não é o primeiro passo.

Se lançar no mundo digital é um passo que deve ser responsável para evitar prejuízos e danos à sua marca.

O ideal é que você entenda o seu público para saber onde ele está, em quais plataformas. Pense em estratégias de alcance, porque isso é fundamental no processo de vendas. E antes de tudo, procure profissionais para estruturar o seu e-commerce, porque essa será uma tarefa árdua ou quase impossível sem o devido conhecimento.

Se você entende que é o momento de estruturar o seu e-commerce, fale com um de nossos especialistas. Nós te ajudamos em todo o processo.

 

Compartilhe
E-Commerce

Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.