Glossário do e-commerce: Conheça as principais palavras

principais palavras utilizados no e-commerce

Conhecer todos os termos usados no e-commerce pode ser uma tarefa árdua. Mas e se você tiver em mãos um glossário do e-commerce para que conheça as principais palavras?

Manter-se por dentro da linguagem utilizada no comércio online é muito importante. Isso porque te ajuda a entender o mercado, os clientes, números e métricas da sua loja e até se comunicar melhor entre profissionais da área.

O mercado online possui uma grande diversidade de termos. Isso pode causar uma certa confusão em alguns momentos.

Mas trouxemos um glossário bem selecionado, com as principais palavras para você seguir lendo e se familiarizando com os termos.

Glossário do e-commerce

Letra A:

AdWords (ADS)

Anúncio online desenvolvido em uma plataforma, como Google ou Facebook. Eles tem um sistema baseado em palavras-chave determinadas por quem anuncia. São veiculados em sites relevantes ao público alvo para que alcancem pessoas com interesses semelhantes.

Analytics

É um conjunto de métricas que têm relação com o tráfego de pessoas dentro de um site. Abarca coleta de dados, medições, relatórios e outras coisas desta natureza. Permitindo, então, que seja avaliado os resultados do e-commerce. 

Letra B:

B2B e B2C

O B2B trata-se do modelo de negócios entre empresas. Ou seja, uma empresa presta serviço ou vende produtos para outra pessoa jurídica. Já o B2C a empresa tem como consumidor final uma pessoa física.

Backoffice

Este termo faz referência à gestão interna da empresa. Ou seja, setores que não se relacionam diretamente com o consumidor final.

Business Intelligence

Literalmente é a Inteligência de Negócios. É o conjunto de técnicas, incluindo ferramentas de gestão ou relatórios, que levam às tomadas de decisões de uma empresa.

Letra C:

Call to action (CTA)

São chamadas feitas ao usuário, com o intuito de guiá-lo a uma ação que você deseja. Costumam ser textos curtos em botões de sites, final do e-mail ou postagem. 

Chatbot

É um chat conduzido por um robô dentro de um site. Esta é uma forma de atender pessoas de maneira rápida e eficiente porque eles simulam conversas como se fossem humanos.

Cross-docking

Este é um modelo de logística que te permite vender uma mercadoria sem que ela esteja no seu estoque. Você mantém um controle sobre o estoque do seu fornecedor e somente quando realizar a venda, você faz a compra para entrega ao cliente final.

Letra D:

Dashboard

Trata-se de um painel de controle. Ele tem grande importância para o e-commerce, porque apresenta as métricas sobre a saúde do seu negócio.

Digital Wallet

É uma carteira digital para transações entre usuários. Uma alternativa para além das formas tradicionais de pagamento. PagSeguro, Picpay e PayPal são alguns exemplos.

Letra E:

ERP

São Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. Eles mantem em um único lugar todos os dados e processos de uma empresa. Podem ser integrados os dados financeiros, de marketing, fabricação, vendas, entre outros.

Letra F:

Funil de Vendas

Diretamente ligado ao Marketing de conteúdo. Ele estrutura de forma visual as fases do relacionamento entre cliente ou potencial cliente com a empresa.

É muito importante no e-commerce porque permite o aperfeiçoamento da jornada de compra, resultando em maior engajamento e vendas. 

FAQ

São as perguntas frequentes que um usuário tem em relação ao seu site. Costuma-se deixar uma sessão com as respostas para que o usuário as encontre facilmente e continue a navegar.

Letra G:

Google Analytics

É uma ferramenta de mensuração de dados do tráfego de pessoas dentro do seu site. Com ele você consegue saber como as pessoas chegaram até a sua loja, quanto tempo ficaram e todos os passos dados.

Letra H:

Hub de marketplaces

É uma plataforma que permite integrar um ERP a múltiplos canais de venda. Desta forma, você centraliza os processos de diversos canais em um único lugar. 

Letra I:

Inbound Marketing

É o Marketing de atração. Utilizado para atrair clientes através de conteúdo na internet. Essa atração se dá por podcast, blogs, e-book, e outros.

Indexação

No E-commerce este termo está associado a estar listado em páginas e mecanismos de buscas, como o Google.

Letra G:

Jornada de compra

Compreende todo o trajeto que um cliente percorre até finalizar uma compra. É de grande importância conhecer todas as etapas dessa jornada, para que assim você consiga otimizar cada passo dado pelo usuário na sua loja virtual.

Letra K:

Keyword

Trata-se de uma palavra-chave utilizada em textos para que sejam encontrados rapidamente em mecanismos de busca, como o Google

KPI

São indicadores de desempenho que te permitem avaliar o sucesso de estratégias adotadas em uma empresa. Através deles é possível analisar se as ações realizadas foram bem sucedidas para assim planejar o futuro.

Letra L:

Landing page

Ela é uma página única para um objetivo específico. Geralmente usada para converter novos clientes. Pode ter o objetivo de promover uma ação de marketing ou disponibilizar material gratuito. E não deve ser confundida com o site da sua empresa. 

Lead

Um lead é um cliente em potencial. É alguém que entrou para a sua base de contatos através de uma estratégia de prospecção, mas ainda não se tornou um cliente.

Letra M:

Mobile Marketing:

São ações de Marketing estrategicamente direcionadas a dispositivos móveis.

Marketplace

Trata-se de um modelo de negócios que reúne diversas empresas em um único lugar. O marketplace ganha na venda desses diversos empreendedores. Estes, por sua vez, ganham por atingir um maior número de pessoas, pois estão em um lugar de visibilidade. Mercado Livre, Shope e Magalu são exemplos.

Letra N:

Newsletter

É o envio de e-mails com informações selecionadas, conteúdos de valor e ofertas para as pessoas cadastradas na sua base de dados.

NPS

Medição do grau de fidelidade e satisfação dos clientes em relação a sua marca, loja ou produtos.

Letra O:

One-to-one

É uma ação de Marketing com foco na relação individual com cada cliente.

Omnichannel

Omnichannel uma tendência no e-commerce. É a unificação dos espaços físicos aos virtuais, sem que haja distinção no atendimento em qualquer dos pontos de contato. 

Letra P:

Pop-up

Sabe aquelas janelinhas que se abrem quando você entra em um página da internet? São os pop-ups. Eles sugerem ao usuário acessar páginas extras de conteúdo. Ou ainda, exibe propagandas.

Letra R:

ROI

Este é o retorno sobre o investimento, uma métrica muito utilizada no mundo online. Usado para calcular se houve e qual o tamanho do lucro sob determinada estratégia utilizada. 

Letra S:

SEO

Estratégias pensadas para potencializar o posicionamento do seu site em uma página ou mecanismos de busca.

SKU

É uma unidade de manutenção do estoque para facilitação do seu armazenamento.

Letra T:

Taxa de conversão de vendas

É o cálculo que diz quantos leads atraídos pela sua estratégia se tornaram clientes.

Teste A/B

O teste A/B é realizado para saber como o seu público reage a diferentes textos e abordagens. Ele é bastante utilizado em campanhas que se utilizam de e-mail marketing.

Gostou?

São inúmeros os termos, não é mesmo?

Seria impossível listar e explicar todos em um único post. Mas, trouxemos as principais palavras deste universo digital.

Agora está familiarizado com o glossário do e-commerce. Então, aproveite para passear por mais conteúdos no nosso blog. Aqui você encontra estratégias, tendências e informações sobre o mercado.