Saiba como não confundir gerenciador de anúncios com gerenciador de negócios!

Pessoa vendo como fazer um gerenciador de anuncios

Sumário

A tecnologia tem estado cada vez mais presente no cotidiano da população. Se antes ter acesso a internet era coisa de poucos, hoje a conexão por meio dos mais diversos tipos de aparelhos tem sido facilitada. 

Com isso, foi possível observar um aumento considerável de usuários nas redes sociais. Sendo assim, algumas dessas redes, como é o caso do facebook e do Instagram, têm se tornado ferramentas indispensáveis na hora de se comunicar, ficar informado e também são essenciais para a divulgação das mais diversas empresas.

Na hora de colocar as estratégias digitais em prática, o Face Ads é uma boa opção. A ferramenta de anúncios para redes sociais permite a criação de campanhas online para divulgação de produtos e serviços. Dessa forma, as estratégias podem ser executadas por meio do Gerenciador de Negócios ou o Gerenciador de Anúncios do Facebook. 

Mas, você sabe a diferença entre os dois? Reunimos neste post as principais diferenças entre o gerenciador de negócios e o gerenciador de anúncios, para que você não confunda mais um com o outro e possa aumentar seus investimentos em marketing no facebook com a ferramenta ideal para o seu negócio. Vamos lá?

O que é o gerenciador de negócios?

Se você está começando a empreender no mundo digital, é normal ficar confuso com a diferença entre o Gerenciador de Negócios (Business Manager) e o Gerenciador de Anúncios (Ads Manager). Por isso, é interessante conhecer cada um deles para evitar confusão.

Para começo de conversa, vamos saber mais sobre o gerenciador de negócios. Como o próprio nome diz, essa ferramenta foi desenvolvida para auxiliar o trabalho de empreendedores ou agências na hora de administrar e configurar diferentes perfis e contas de anúncio. 

Dessa forma, o gerenciador de negócios tem como principal objetivo a gestão de um negócio com relação aos produtos do Facebook, como: páginas, contas do Instagram, contas de anúncio, análises de campanhas, entre outros. 

Logo, ele abrange todas as ferramentas de gerenciamento de campanhas de marketing, permitindo o gerenciamento de anúncios e publicações orgânicas, além de possibilitar a atuação com diferentes contas de anúncio.

Por isso, contar com um gerenciador de negócios é importante para o proprietário do negócio, pois possibilita a administração das páginas e contas nas redes sociais, além de permitir que uma agência possa gerir publicações e campanhas.

O que é o gerenciador de anúncios?

Já o gerenciador de anúncios veio para simplificar o trabalho dos anunciantes. Ele corresponde a uma plataforma exclusiva para negócios, que facilita a gestão de publicações orgânicas, campanhas e anúncios.

Logo, o gerenciador de anúncios fica dentro do próprio gerenciador de negócios e é onde você vai planejar, criar e divulgar suas campanhas de marketing no Facebook e Instagram. A partir da ferramenta, você pode direcionar os anúncios para o público-alvo do seu negócio, dessa forma aumentando a eficiência da sua estratégia.

Além disso, por meio do gerenciador de anúncios também é possível acompanhar o desempenho dos anúncios criados e campanhas, além de poder visualizar o orçamento pretendido ou destinado.

Dessa forma, enquanto que o gerenciador de negócios promove uma visão geral das publicações, o gerenciador de anúncios é relacionado aos posts promovidos. Por meio dos posts promovidos, você consegue trazer mais visibilidade para o perfil, o que pode ser convertido em seguidores. 

Principais diferenças entre o gerenciador de anúncios e o gerenciador de negócios

O Facebook é uma boa plataforma para fazer anúncios. Uma vez que possui um público amplo na rede, permite a criação de campanhas em diferentes formatos e com diversas opções de segmentação.

Sendo assim, o gerenciador de negócios e o gerenciador de anúncios podem ser vistos como referência quando o assunto é planejamento de redes sociais. No entanto, apesar das duas ferramentas fazerem parte do grupo de redes do facebook e estarem interligadas, elas possuem propósitos diferentes.

Os principais pontos que o gerenciador de negócios possibilita são:

  • Criar e gerenciar diversos produtos do facebook: Todo o gerenciamento de páginas de empresas, contas do Instagram ou catálogo de produtos pode ser feito em um único lugar.
  • Controlar acesso de usuários e permissões: com o gerenciador de negócios é possível gerenciar o acesso para todos que trabalham com suas contas de anúncios, páginas e aplicativos
  • Rastrear e acompanhar seus anúncios: Os anúncios publicados no Facebook e no Instagram podem ser analisados de forma eficiente, a partir de visões gerais e visualizações detalhadas sobre gastos com anúncios e impressões

Já o gerenciador de anúncios, possui como principais funcionalidades:

  • Agendamento de anúncios;
  • Segmentação da audiência;
  • Definição da duração e valor de cada campanha;
  • Organização das publicações.

Qual tipo de gerenciador é melhor para sua empresa?

Na hora de definir que tipo de gerenciador usar no seu negócio, é necessário entender que a escolha vai depender da sua necessidade e da quantidade de contas que você gerencia. Sendo assim, o gerenciador de anúncios pode ser utilizado por qualquer pessoa, independente se ela cuida de uma ou mais contas.

Já para quem trabalha com isso, como é o caso de agências ou equipes de marketing, que cuidam de várias contas ao mesmo tempo, a ferramenta deve ser utilizada com o Gerenciador de Negócios. 

Sendo assim, o gerenciador de negócios vai permitir a organização das informações de cada cliente, de forma separada, sem a necessidade de fazer login toda vez que trocar de conta, uma vez que todas são gerenciadas no mesmo lugar..

3 vantagens de usar o gerenciador de anúncios

Agora que já conhecemos mais sobre as duas ferramentas, é possível perceber que o gerenciador de anúncios possui um direcionamento mais focado e pode trazer inúmeros benefícios para quem utiliza. Destacamos abaixo 3 benefícios de usar o gerenciador de anúncios.

  • Centralização de informações

Por meio do gerenciador de anúncios, é possível centralizar todos os dados de anúncios do Facebook e Instagram em um só lugar. Dessa forma, ao ter uma visão mais abrangente, você pode corrigir falhas ou fazer alterações nas campanhas.

Sendo assim, os administradores das páginas conseguem monitorar o desempenho das campanhas em tempo real e realizar alterações rapidamente em todos os processos, caso seja necessário. 

  • Presença digital mais assertiva

A partir do gerenciador de anúncios, o administrador tem acesso a métricas importantes sobre o perfil do consumidor, como é o caso da idade, gênero e localização. Com isso, é possível filtrar quem vai receber os anúncios, para que a campanha seja mais assertiva.

Além disso, você pode escolher investir em campanhas para quem já é cliente ou para atrair novos leads. Com isso, você aumenta as chances de obter resultados positivos. Pois, um planejamento com números precisos tem mais chance de dar certo.

  • Análise simplificada dos anúncios

Com o gerenciador de anúncios você também pode mensurar e comparar os resultados, gerando relatórios detalhados sobre o alcance de cada anúncio. Assim, até mesmo quem não tem conhecimento específico sobre o assunto, consegue perceber o que está fazendo de errado ao analisar as campanhas.

Dessa forma, por meio da simplificação das análises dos anúncios, você consegue realizar adequações rápidas e precisas para melhorar a quantidade de visitas e a taxa de conversão.

Conclusão

Chegamos ao fim deste post. Esperamos que vocês tenham entendido mais sobre o gerenciador de negócios e o gerenciador de anúncios, descobrindo como funcionam e sabendo identificar as diferenças deles.

Como vimos, não existe uma ferramenta melhor ou pior, mas sim aquela que melhor se adequa à necessidade do seu negócio, seja gerenciamento de dados ou anúncios. Mas, é importante destacar que, maioria dos casos, é necessário utilizar as duas em conjunto.

Compartilhe
E-Commerce

Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.