Marketing de influência para e-commerce funciona?
Sumário
Você pode estar se perguntando se marketing de influência para e-commerce funciona. Este é um bom questionamento, mas antes de chegar a uma resposta é preciso conhecer como é feito este tipo de marketing.
O uso de influencers na divulgação de marcas vem crescendo bastante. E vem se tornando uma estratégia forte para alcançar novos clientes em potencial.
Segundo uma pesquisa do Ibope, cerca de 52% dos brasileiros com internet seguem algum influenciador. E 50% deles tomam decisões a partir de opiniões de influenciadores digitais. Esse é um dado muito forte.
Então, se você quer saber mais sobre essa estratégia, siga lendo!
O que é marketing de influência?
Essa é uma estratégia de marketing, onde a marca contrata um influenciador digital para se comunicar com o seu público.
Você escolhe um influencer que tem centenas, milhares ou milhões de seguidores para que ele fale da sua marca diante dessas pessoas.
É como se ele recomendasse e incentivasse o uso dos seus produtos ou serviços para aqueles seguidores. E com isso, você atrai mais clientes para a sua loja.
Por que investir no marketing de influência?
O marketing de influência está super em alta. Isso porque o consumidor vem mudando o seu comportamento. Ele deixou de acreditar tão fielmente em anúncios convencionais para acreditar mais em recomendações de outras pessoas.
Você pode estar se perguntando: Mas isso não é uma forma de anúncio?
É sim, mas embora os influencers estejam sendo pagos, eles se aproximam de algo mais natural e íntimo. O público deles já estabeleceram uma relação de confiança na sua palavra, confiando assim no conteúdo que é propagado.
Outro fator importante é que você consegue chegar em público quente, porque tem um alto interesse no tipo de produto que sua marca vende. Isso se você escolher o influencer certo.
Então usar este tipo de anúncio na sua estratégia de marketing pode te gerar leads mais qualificados, mais propensos a comprar.
O que não pode faltar na hora de investir no marketing de influência?
Alguns passos são fundamentais para a estratégia de marketing do seu e-commerce dar certo. Então confira a lista e garanta que não vai errar.
Defina o objetivo de campanha e orçamento
Assim como outros tipos de campanhas de marketing, é preciso definir qual o objetivo deseja alcançar. Quando estamos planejando uma campanha, é fácil se perder se não há um objetivo claro definido.
Defina também o valor da campanha. Não inicie uma negociação com um influencer antes de estabelecer o quanto você pode gastar na ação de marketing.
Assim, você sabe se pode escolher um micro ou grande influenciador. Esse é um fator muito importante, mas que muitas pessoas acabam esquecendo na hora de planejar uma ação.
Escolha um influencer que seja do nicho que você deseja atingir
Tenha muito cuidado na hora de escolher o seu influenciador digital. A escolha errada pode levar ao fracasso da campanha.
Na hora de escolher, é preciso levar em consideração a temática à qual aquele influenciador está ligado. Ele tem como pauta um assunto de interesse do seu nicho? Se a resposta for “não”, procure outro. Pois não basta ser famoso, precisa falar para o público que você deseja atingir.
Depois é preciso que você confirme a real influência daquele profissional. Número de seguidores não deve ser a única coisa observada. Veja o engajamento com as postagens na rede social.
Fazendo isso, você saberá se há realmente uma relação forte entre a pessoa e o público que a segue.
E por último, se pergunte qual o comportamento daquele profissional na internet. Ele tem uma imagem que você gostaria de atrelar a do seu negócio? A resposta a essa pergunta vai te ajudar a decidir pelo profissional certo.
Planeje e gerencie todo o conteúdo junto
A campanha é do seu e-commerce, então não permita que o influenciador pense e crie tudo sozinho. Faça junto! Garanta que a campanha terá a cara da sua marca.
Isso é fundamental! Sabe por que? Porque se nada sair como esperado, a sua marca é quem será a mais prejudicada.
Invista em comunicação integrada
O marketing de influência é excelente se trabalhado de forma integrada com outros meios. Então, não deixe que tudo aconteça apenas no perfil daquele influenciador. Leve tudo para as redes sociais do seu e-commerce. De maneira criativa, é claro!
E o principal, que esteja tudo dentro de uma estratégia única, pensada previamente.
Certifique-se de que está de acordo com as normas da publicidade
Você conhece o CONAR? Este é um Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária. Ele se encarrega de regulamentar a publicidade que é veiculada em qualquer meio. Ou seja, aquela que é feita através de influenciadores também!
O CONAR pode solicitar a suspensão de uma publicidade, se houver denúncia por abuso ou inverdade na conduta usada. Ou mesmo se este anúncio feito pelo influenciador não for devidamente apresentado como comercial.
O uso de “#” como, #publicidade #anúncio #patrocinado #conteúdopago #parceriapaga, entre outros, faz parte das regras de um anúncio de influência.
Avalie as métricas e resultados
Avaliando os resultados da ação de marketing, você consegue metrificar os gastos e ganhos e assim saber se foi vantajoso.
Você vai saber se é válido para o seu negócio investir novamente neste tipo de ação, ou se deve partir para outra estratégia. Ou ainda, se o problema está em algum fator que pode ser readequado.
Separamos três métricas que você pode utilizar na sua campanha de marketing de influência:
-
Métricas de reconhecimento
Estas são métricas que mostram se sua campanha foi visualizada pelo público. Isso através de dados como número de pessoas alcançadas, impressões, visitantes no site (se foram novos ou antigos), impacto da campanha. retorno monetário.
-
Métricas de consideração
Já estas, são métricas que mostram o quanto as pessoas consideram consumir os produtos do seu negócio. Ou seja, tem a ver com a propensão à compra ter sido grande devido ao engajamento nas redes sociais, aumento de seguidores, crescimento no número de cliques para o site, busca no Google, entre outros.
-
Métricas de conversão
E por fim as métricas de conversão, que mostram a efetividade da sua campanha através de resultados como grande geração de Leads, conversões na loja virtual, utilização dos cupons da campanha, downloads no aplicativo (se essa for parte da sua estratégia), e até conversões na loja física no período.
O marketing de influência é mesmo para o meu e-commerce?
Depois de ler o nosso conteúdo inteiro, você já sabe como e porque usar essa estratégia de marketing.
Ela costuma ser utilizada fortemente em empresas do tipo B2C. Então se o seu e-commerce segue este modelo de negócio, pode começar a pensar a sua estratégia utilizando o marketing de influência como aliado.
Agora se a sua empresa é do tipo B2B, é preciso avaliar bem se essa seria uma boa estratégia, já que o público é outro, com outro comportamento, com outras motivações.
Mas olha, cada caso tem suas peculiaridades, então pense bastante sobre o assunto antes de fazer o investimento. E esteja atento para fazê-lo da maneira certa.
Se você gostou desse conteúdo e deseja ler mais, siga navegando no nosso blog.
Compartilhe
Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.