Você Sabe a Diferença Entre Marketing e Publicidade?

Marketing e publicidade são dois termos muito usados quando se quer divulgar uma marca, produto ou serviço. Afinal, ambos são estratégicos para conquistar, atrair o público alvo e, consequentemente, aumentar a conversão de vendas.

Ainda mais, hoje em dia, em tempos de grande concorrência em praticamente todos os segmentos de mercado, os dois termos são relevantes para fazer a diferença. Isso porque são responsáveis pelo planejamento estratégico de qualquer negócio.

Portanto, você que deseja dar visibilidade a sua empresa, deve saber não só qual a diferença entre marketing e publicidade, mas também como colocar ambos os conceitos em prática. Se interessou pelo assunto e quer saber mais?

Então, continue lendo este artigo e obtenha as informações nos tópicos a seguir:

  • Diferença entre marketing e publicidade
  • Como investir em marketing
  • Importância do planejamento estratégico

Diferença entre marketing e publicidade

As duas expressões, não raro, são usadas de forma errada como sinônimos. No entanto, mesmo que semelhantes de certa forma, tratam-se de aspectos diferentes de um planejamento estratégico de comunicação dentro de uma empresa.

Dessa forma, é possível dizer que as ações de publicidade de um negócio fazem parte do marketing. Porém, marketing é muito mais amplo e engloba outros aspectos, além da propaganda que é feita de uma marca.

Para compreender melhor a diferença, pode-se exemplificar dizendo que publicidade é o comercial na televisão, o anúncio em uma revista ou o banner em um site. Já o marketing, além disso, é a forma como a empresa se posiciona em frente ao seu público consumidor.

Assim, o marketing não diz respeito apenas à divulgação nos meios de comunicação online e offline, como ainda onde o produto ou serviço vai ser vendido e por quanto. Pontos de venda e preços são aspetos essenciais do marketing.

Afinal, se o produto estiver sendo oferecido no lugar errado, ou seja, distante ou inacessível para o seu público-alvo, não haverá vendas. Da mesma forma, se o seu valor não for condizente com a realidade dos seus consumidores em potencial.

Como investir em marketing

Agora que você já sabe que marketing não é só publicidade, mas também ponto de venda e preço, deve se perguntar, então, como investir em marketing de maneira assertiva. Isso porque não basta ter um produto de qualidade, é preciso avaliar diferentes aspetos.

Falhar neste ponto é essa a razão que leva muitos empresários, todos os anos, a fecharem as suas portas. Mesmo que tenham produtos úteis e desejados, se não forem vendidos no lugar certo e com o preço adequado, as chances de conversão de vendas são bastante reduzidas.

O primeiro passo, portanto, para investir em marketing é conhecer o seu mercado de atuação e o seu público. Nesse estudo, é preciso ainda identificar a concorrência e reestruturar o seu produto ou serviço, a fim de conseguir oferecer algo diferente e se destacar.

Importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é mais um ponto de extrema importância para os empresários que almejam sucesso nas suas ações de marketing. Isso quer dizer que, depois de conhecer em detalhes o seu segmento de mercado é preciso de um plano de ação para agir.

É nessa hora que entra em cena o planejamento estratégico de marketing, quando devem ser eleitas as mais eficientes ações de divulgação. Além disso, deve-se incluir na rotina da empresa pessoas não só responsáveis pela criação, como publicação de conteúdo nas mídias digitais e offline.

Como é de se imaginar, tudo isso exige muito trabalho, bem como profissionais capacitados, já que, diferente do uso pessoal das mídias sociais, quando se trata de empresas, é essencial qualidade, foco, persuasão e periodicidade. Contratar uma equipe pode ser a melhor solução.

Uma agência especialista em planos estratégicos de marketing pode ajudar a sua empresa a criar a autoridade da marca que deseja e obter uma maior lucratividade. Afinal, vai contar com ações que sejam realmente eficientes na conversão de vendas.

 

Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você.

– Martha Gabriel

Matheus Mascena

LinkedIn Administrador. Business Success na Método. Diretor de Negócios da CDL Jovem Natal que é a maior do Brasil com mais de 230 associados. Presta consultorias relacionadas a implantação, otimização da performance e transformação digital em operações de varejo e franquias. E também atua como mentor na área de marketing e mercado em Hackathons.

Deixe Seu Comentário

Your email address will not be published.

Atendimento por Whatsapp