Marketing no Instagram: Resultados que Você Nunca Imaginou!

Não é surpresa que as estratégias de marketing digital performam muito bem nas redes sociais. Elas são as melhores soluções para as empresas que desejam aumentar seus lucros, porém, poucas são as marcas que conseguem construir sua autoridade e tornar-se referência na área. Para ajudar sua empresa a crescer também no ambiente digital, hoje vamos conhecer os principais benefícios do Instagram.

Entenda o algoritmo do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizada para anunciar os produtos e serviços de uma empresas. O retorno é rápido e mensurável, além do investimento ser baixo comparado aos canais de massa, como inserções na TV ou rádio.

Essa plataforma funciona obedecendo um algoritmo que organiza o feed dos usuários de acordo com a interação, afinidade e interesses que ele possui com cada perfil ou hashtag. Utilizando o machine learning (no português, aprendizado de máquina) o algoritmo do Instagram prioriza:

  • Os interesses do usuário.
  • Recorda interações com publicações recentes.
  • Calcula o grau de relacionamento com outros perfis ou hashtags.

Com esses dados, o algoritmo dá prioridade às publicações de acordo com preferência do usuário. Sabendo disso, o desafio das empresas é manter suas publicações atrativas, solucionando os problemas do público-alvo, com seu produto ou serviço em questão, e produzindo conteúdo de valor, se posicionando como referência na área de atuação.

Ao manter seus seguidores engajados, a empresa consegue aumentar o alcance das publicações e o Instagram entende que o conteúdo produzido é relevante e passa a entregá-lo para mais pessoas.

A entrega é feita em ciclos para ver como os usuários reagem àquela publicação. Após a primeira entrega, para cerca de 10% da base de seguidores, se houver bom engajamento, o algoritmo fará uma nova entrega para mais 10% da base e assim suscetivelmente. Se a publicação não for relevante, o algoritmo para de entregar e o perfil da empresa pode ter cada vez menos visualizações/alcance.

Para potencializar os resultados da marca com o Instagram, vou apresentar a seguir os comportamentos positivos que toda empresa que deseja sucesso nesta rede social deve fazer, mas antes claro, apresentarei o que nenhuma deve fazer!

Comprar de seguidores não é investimento

Comprar pessoas não é uma estratégia de marketing e, como tudo que não é planejado, essa ação é prejudicial à marca. Isto vai além de ética ou política empresarial, é literalmente a autoridade da marca sendo jogada no lixo.

Ser seguidos por perfis comprados que, em muitos casos são falsos ou não possuem relação com seu público-alvo, reduz as interações em suas publicações, o que leva a:

  • Ser desvalorizado pelo algoritmo.
  • Perder credibilidade com consumidores reais dos seus produtos.
  • Ter a conta excluída ao constatarem sua prática fraudulenta.

Por isso, se tem dinheiro para investir, não compre seguidores. Como disse no início do texto, tenho ótimas práticas para sua empresa obter resultados no Instagram. Sem mais delongas, vamos à comunicação para adultos agora!

Ampliar o alcance e impulsionar as publicações

Infinitamente mais benéfico do que a compra de seguidores, investir nesta estratégia é a solução que garante à sua empresa uma maior visibilidade e engajamento entre os milhões de usuários diários desta ferramenta. E o melhor, é possível segmentá-lo para atingir apenas o público certo. Pois, para se tornar autoridade no seu ramo você deve produzir conteúdo pensando na necessidade do seu público-alvo.

Se você vai seguir meu conselho deve está se perguntando agora, como eu identifico meu público-alvo? O marketing digital te dá a resposta: Personas.

Persona é uma técnica de marketing com finalidade de criar um ponto de referência sobre os consumidores e acreditem, funciona muito bem. Quer ver um exemplo prático?

Se você continua lendo este artigo e está gostando do conteúdo, é um sinal que você tem características da persona da Agência Método. A persona que criamos tem interesses semelhantes aos seus, e que nos propormos a ajudar esclarecendo as maiores dúvidas sobre os assuntos relacionados ao marketing e comunicação.

Para traçar a persona ideal da sua empresa, identifique um perfil pensando em diversos aspectos que o seu produto ou serviço resolve, como:

  • A história pessoal.
  • Desafios.
  • Desejos.
  • Motivações.
  • Interesses.
  • Perspectivas.

Agora que você já sabe identificar a persona do seu negócio, continue lendo este texto e entenda a importância de se comunicar corretamente no Instagram.

Comunique-se de forma clara

Sabe qual resposta os especialistas em marketing oferecem para perguntas do tipo “como devo vender nas redes sociais”? Da forma mais clara possível, sem dizer “compre”. Calma, é simples. Nas publicações você deve focar em divulgar conteúdo que resolva um problema do seu cliente. Ao oferecê-lo, seu cliente terá interesse em adquirir seu produto de forma espontânea.

O Instagram é uma rede digital muito visual, por isso, capriche nas produções de imagens e vídeos, sempre utilizando uma comunicação objetiva e clara. Seja transparente sobre a ajuda que sua empresa oferece, com resultados positivos e informativos para seus clientes.

Use um plano estratégico eficiente

Hashtags são a solução essencial para ampliar o alcance das empresas com possíveis clientes, além daqueles que já seguem o perfil. Para isto, um plano estratégico é indispensável. Escolha hashtags de valor, que identifique seu produto ou o assunto da publicação, que seja pertinente com o interesse de quem segue àquela hashtag. Use também hashtags que identifiquem de onde sua empresa é. Nunca, nunca mesmo, exceto em nomes de campanhas ou promoções, invente hashtags ou utilize frases com hash (#) na frente.

Time is money! Monitore as métricas e resultados do perfil. Além de identificar o perfil de seu público, você pode conhecer, por exemplo, quais são as regiões onde eles moram e averiguar os horários com maior probabilidade de engajamento.

Por falar em horário, está na hora de ir ao próximo artigo conferir dicas ainda mais aprofundadas sobre as vantagens da estratégia multicanal e suas soluções para garantir lucros ainda mais altos!

Leia agora: Utilize estratégia multicanal na sua comunicação. 

Mas, não se preocupe, se não conseguir colocar todas as dicas em prática ou se não obter resultado com as melhorias, estamos aqui para te ajudar a construir sua autoridade no ambiente digital. Entre em contato preenchendo o formulário no site.

Matheus Mascena

LinkedIn Administrador. Business Success na Método. Diretor de Negócios da CDL Jovem Natal que é a maior do Brasil com mais de 230 associados. Presta consultorias relacionadas a implantação, otimização da performance e transformação digital em operações de varejo e franquias. E também atua como mentor na área de marketing e mercado em Hackathons.

Deixe Seu Comentário

Your email address will not be published.

Atendimento por Whatsapp