Google Analytics para e-commerce: como configurar da maneira certa

google analytics para ecommerce

Sumário

Você já pensou em aprender como configurar da maneira certa o Google Analytics para e-commerce? Isso pode te ajudar a monitorar a performance do seu negócio de forma mais efetiva.

Algumas empresas se limitam a usar como métricas o número de vendas. Embora este seja um dado importante, é preciso também levar em consideração outros números. Pois conhecer toda a jornada de compra do cliente é muito importante. 

Neste conteúdo você encontrará os passos necessários para a configuração correta da ferramenta, além de entender o porquê do uso no e-commerce ser super recomendado.

Se você souber como configurar da maneira certa o Google Analytics para e-commerce, poderá alcançar métricas que nunca imaginou para ancorar as suas estratégias de marketing.

O que é o Google Analytics?

Se você entrou aqui querendo aprender como configurar o Google Analytics, mas não sabe bem o que é esta ferramenta, vamos começar pelo início.

O Analytics é uma ferramenta do Google para monitoramento de informações de tráfego dentro de um site. Após configurada, ela coleta dados diversos e gera relatórios aprofundados sobre eles.

Esta ferramenta vai “observar” o fluxo de clientes que entram e saem do seu site, por onde passam, quanto tempo gastam, quais páginas acessam, de onde elas vêm e para onde vão. 

É uma ferramenta muito completa, que melhora a performance do e-commerce, porque ela traça o perfil do seu potencial cliente através do seu comportamento dentro do espaço virtual.

Por que usar o Google Analytics no e-commerce?

Antes de te mostrar como configurar, nos permita dizer a importância do uso do Google Analytics para e-commerces. O seu uso não é obrigatório, mas se torna necessário se você quer criar estratégias de marketing assertivas.

Imagine que você criou uma campanha de marketing e não teve muitas vendas. O tráfego dentro da sua loja virtual aumentou, pessoas entraram e saíram, mas não tomaram nenhuma ação. Sem uma ferramenta de análise de dados, se torna impossível se aproximar de um motivo para a falta de sucesso da campanha. 

Mas com uma ferramenta lhe fornecendo dados detalhados, você tem muito mais chances de encontrar um motivo claro para a falta de vendas.  E assim pode corrigir.

O Analytics permite que você aperfeiçoe a sua persona através de informações sobre o comportamento, gostos, motivações, entre outros. 

Permite ainda que você otimize o SEO do seu site. Isso através dos dados da fonte de tráfego das pessoas, definindo as palavras chave mais relevantes para o seu público. 

Além de trazer ao seu conhecimento qual o canal de tráfego mais efetivos para o seu público, assim você pode investir maiores orçamentos nos canais mais populares entre eles. Ao invés de gastar com canais que não estão trazendo resultados.

Ele te leva a métricas como: taxa de abandono de carrinho, de conversão, de rejeição, dados demográficos, tempo no site, retorno de visitantes, localização, entre outros.

Percebe como o Analytics acaba trazendo diversas formas de melhorar o seu plano de marketing?

 Como configurar o Google Analytics para e-commerce da maneira certa?

Chegamos na parte mais técnica do uso da ferramenta: a sua configuração. Então seguindo os passos abaixo você saberá como configurar da maneira certa.

  1. Crie uma conta do Google Analytics.

Esse é o primeiro passo. Entre em google.com/analytics e faça o seu cadastro. Mas se você já tiver conta no Google, poderá usar ela para configurar a ferramenta.

Lembrando que não deve ser usado contas pessoais, mas a da empresa. E se terceiros precisarem usar, funcionário, por exemplo, é só conceder acesso.

Se você já tem instalado o Analytics, mas nunca tinha configurado, basta clicar em “editar” na página principal. Aí entrará na tela de configurações da ferramenta.

  1. Adicione o seu site

 Seguindo as etapas da criação de conta, adicione o site da sua loja virtual. Na opção “website de comércio eletrônico” você deverá marcar “sim” e adicionar o URL. 

E aproveite para verificar se está marcado a opção de moeda correta, já que aparece logo abaixo. 

Salve as alterações e pronto! Esta parte está feita.

  1. Instale o Tracking ID

Agora você deve implementar o tracking no código fonte do seu site. Ele deve ser instalado em todas as páginas para um melhor desempenho.

Cada site tem suas peculiaridades, então é importante que o programador da sua loja virtual faça isso para que não ocorra erros. Algumas plataformas como WordPress e Shopify, tem integração com o Analytics, isso facilita essa instalação.

Feito isso, a ferramenta está pronta para ser usada. Porém, é preciso agora configurar o uso específico do Google Analytics para e-commerce.

  1. Defina o acompanhamento de pesquisa

Certamente a sua loja virtual tem a opção do usuário fazer pesquisas dentro dela. Então é possível monitorar isso ativando a configuração. Isso é importante demais para saber o que o usuário buscou dentro do seu site.

Para isso,vá em “Administrador” e depois clique em “Configurações da vista”. 

Depois disso vá para “Configurações da Pesquisa no site” definindo como “Ativo”. 

Depois preencha o campo “Parâmetro de consulta”. E então, neste campo digite as palavras de parâmetros de consulta internos, como term,search,query,keywords. Também pode acontecer desses parâmetros serem identificados somente por uma letra, como s ou q. Insira eles, separando por vírgulas.

Pronto! Está configurado.

  1. Ative o acompanhamento do seu e-commerce

O Google oferece um rastreador próprio para e-commerce, por isso é importante ativar essa configuração. Ela serve para otimizar as taxas de conversão. E sua ativação é super simples.

Vá em “administrador”, selecione “configurações de comércio eletrônico”, depois disso clique na opção “ativar comércio eletrônico”, salve e pronto.

  1. Estabeleça metas

Na aba de configurações você pode adicionar metas e personalizar os objetivos de acordo com a sua estratégia.

Depois disso, você receberá relatórios detalhados periodicamente sobre os seus resultados. Mas saiba que os dados só vão começar a aparecer a partir de 24h da sua configuração.

Quais os relatórios disponíveis no Analytics?

Bom, depois de aprender a configurar direitinho a ferramenta para o seu e-commerce, é importante saber quais os relatórios possíveis de serem gerados nela.

Criamos uma lista breve com alguns dos relatórios do Google Analytics para e-commerce:

  • Visão geral (Este é o número de compras realizadas, quantidade de compras únicas, valor médio da compra, taxa de conversão, receita);
  • Performance de vendas (Apresenta os dias que houve venda e qual o valor delas);
  • Performance dos produtos (Analisa quais produtos venderam mais no período determinado);
  • Tempo até a compra (Neste é possível identificar quantas visitas foram feitas pelo usuário no site até que ele se decidisse pela compra. E também de quanto foi esse tempo entre a primeira visita até o ato de compra);
  • Diagnóstico Website (Mostra quais páginas apresentam problemas, demoram mais para abrir, ou são rejeitadas pelos usuários);
  • Performance para dispositivos móveis (Analisa como está sendo a performance da sua loja virtual para dispositivos móveis);
  • Comportamento do consumidor (Relacionando informações, ela faz um comparativo do padrão de compra entre os consumidores);

Esses relatórios vão te ajudar a chegar em métricas e dados importantes para otimizar o resultado da sua loja virtual. 

O que fazer agora?

Por fim, depois de entender a importância do uso do Google Analytics para e-commerce, e compreender como se dá o seu uso, chegou a hora de dar um passo prático em direção a melhor performance do seu negócio.

Agora, chegou a hora de implantar no seu e-commerce!

E se você precisar saber mais sobre e-commerce e estratégias de marketing, siga navegando no nosso blog ou fale com um de nossos especialistas.

 

Compartilhe
E-Commerce

Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.