ERP para e-commerce: como escolher um para o seu negócio

ERP para e-commerce

Sumário

Sente dificuldade de controlar e organizar as informações do seu e-commerce? Ou até mesmo sofre com a falta de integração dos dados entre os canais? Se isso é algo que está te gerando dor de cabeça agora, saiba que um ERP para e-commerce é a melhor solução.

Para auxiliar os lojistas, diversas empresas de tecnologia investiram no desenvolvimento de sistemas de gestão, os famosos ERPs. Assim, todas as informações essenciais estão em um só local e a tomada de decisões é mais rápida e segura.

Além disso, o ERP faz com que a empresa funcione de uma maneira mais sincronizada, já que o sistema integra diferentes departamentos e tem a capacidade de automatizar atividades imprescindíveis que, se feitas manualmente, levariam muito tempo.

Dessa forma, a oferta de ERPs totalmente focados para o e-commerce aumentou e muitos lojistas ficam em dúvida na hora da escolha. Entender qual software irá atender melhor às necessidades do seu negócio não é uma tarefa simples. 

A escolha deste sistema deve ser feita com muito cuidado e atenção.

Para te ajudar na escolha do melhor ERP para e-commerce, separamos algumas dicas que com certeza te darão apoio em sua tomada de decisão.

O que é um ERP para e-commerce?

Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Essa tecnologia auxilia a empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

Você pode estar se perguntando se uma planilha de Excel não resolveria essas necessidades. Até que sim, mas a partir do crescimento do seu negócio se torna mais complexo manter todos os dados atualizados e empregar diferentes fórmulas no documento vai se tornando cada vez mais inviável. 

E, às vezes, até mesmo pequenas empresas podem fazer confusão com as informações organizadas dessa forma.

Assim, o ERP se apresenta como uma alternativa para tornar a gestão do negócio muito mais eficiente ao facilitar o registro, consulta e uso de dados fundamentais para a empresa. Essas informações podem estar relacionadas ao estoque, às contas a pagar e à emissão de notas fiscais, por exemplo.

Como funciona um ERP?

Em um primeiro momento, o sistema ajuda o lojista a administrar as contas a pagar e a receber, monitorar as vendas e acompanhar os pedidos de compras.

A ferramenta também contribui para a gestão de pessoas, por meio da oferta de informações sobre a produtividade da equipe, por exemplo. Dessa maneira, o sistema ERP facilita o gerenciamento das informações de diversos setores da organização.

Essa característica aumenta o controle e o acompanhamento dos processos. Afinal, se cada departamento utilizar um software diferente, podem ser gerados erros nas informações que comprometerão a capacidade produtiva.

Dessa forma, a integração dos dados aumenta a eficiência da gestão e dá rapidez aos processos. A comunicação entre as equipes também passa a ser mais efetiva e os problemas podem ser resolvidos com agilidade. 

A consequência são menos impasses com clientes ou fornecedores.

Além disso, o sistema pode auxiliar os departamentos de RH e finanças. Por exemplo: o gestor de recursos humanos lança os dados dos colaboradores, enquanto o financeiro insere as informações de pagamentos. Nesse processo, a solução faz o controle de todo o ciclo para evitar erros nos valores repassados.

Dessa forma, o setor de marketing também pode utilizar o software de gestão. Ao perceber que um produto apresenta queda nas vendas, é possível uma campanha específica para mudar a situação e evitar um prejuízo. Ainda existem outras funcionalidades oferecidas pelo ERP, entre elas:

  • simplificação de processos operacionais;
  • união de inteligência e qualidade para as informações;
  • controle de estoque e de custos;
  • gestão integrada dos dados;
  • controle e cumprimento dos prazos;
  • aumento da produtividade.

Qual a importância de um ERP para e-commerce?

Com a evolução do comércio no digital, as demandas e dificuldades das empresas vêm se modificando. A quantidade de dados que precisa ser armazenada e analisada, o planejamento de pedidos de compras e a política de gestão de vendas são alguns exemplos de adversidades que se tornaram mais complexas.

Agora, imagine as horas de trabalho necessárias para gerir esses processos individualmente e manualmente. O software ERP veio para solucionar essa dificuldade. Com um bom sistema, em questão de segundos, você consegue processar todas as informações da loja virtual. 

A gestão de estoque pode ser feita de forma muito mais precisa e organizada, sendo possível planejar melhor a logística de frete.

A importância de um ERP engloba também suas interfaces com o setor contábil e financeiro. Com base nas normas fiscais vigentes em cada estado, o sistema pode calcular impostos e gerar boletos automaticamente.

Com um bom sistema de gestão, é possível, até mesmo, realizar o balanço de vendas e, com essas informações, elaborar estratégias mais direcionadas para seus consumidores.

Ainda, é preciso destacar que para empreendimentos que atuam ao mesmo tempo no ambiente físico e online, é preciso um ERP que seja capaz de gerir e integrar as informações dessas duas operações. Assim, é possível evitar situações como a venda de um produto na loja virtual que já foi comercializado na loja física, por exemplo.

Qual ERP para e-commerce escolher?

A TOTVS é um dos grandes sistemas de ERP presentes no mercado, que trabalham de forma personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente. 

Como uma empresa brasileira, a TOTVS entende como ninguém a legislação fiscal do país e, portanto, oferece ao mercado um ERP completo que atende a todas essas obrigações.

Além disso, o nosso sistema de gestão é flexível e especializado em 12 segmentos de mercado, sendo capaz de atender à realidade de empresas de todos os portes.

O propósito do sistema ERP  da TOTVS integrado ao e-commerce é atender indústria e varejo de forma diferenciada, a fim de oferecer uma experiência positiva, que aumenta as chances de fidelização. Ao mesmo tempo, o preço de venda é controlado devido às informações centralizadas.

Você também consegue implantar a estratégia de omnichannel e trabalhar com marketing, logística, vendas, pagamentos, app store e personalização. Assim, os processos são mais eficientes.

Principais funções do ERP da TOTVS

O software é adaptável, fazendo com que ele atenda exatamente à necessidade de seu empreendimento. Existem diversos módulos dentro da estrutura do ERP e você vai conhecê-los agora.  

O módulo financeiro do software ERP oferece, dentre suas funções:

  • Registro de plano de contas;
  • Automação bancária;
  • Gestão orçamentária,
  • Apuração de Impostos.

Já o módulo de faturamento possui algumas funcionalidades de destaque:

  • Pedido de vendas;
  • Análises gerenciais;
  • Políticas comerciais;
  • Nota fiscal de saída;
  • Interface NFS-e,
  • Interface NF-e.

O módulo de compras auxilia em atividades como:

  • Cotação;
  • Análise das cotações;
  • Solicitação de compras;
  • Alçadas de aprovação de compras;
  • Pedido de compra;
  • Nota fiscal de entrada,
  • Conferência física.

Enquanto o módulo de estoque automatiza determinados processos:

  • Gestão de inventário;
  • Custo médio;
  • Movimentação;
  • Consulta de estoque,
  • Rastreabilidade.

O sistema ERP também oferece para todas as empresas que fazem parte da cadeia logística, funções de controle de estoque, movimentação, solicitação de compras e cotação de valores. Ele também atende a todas as necessidades jurídicas que uma empresa exige, além de atendimento ao cliente.

Quais são as vantagens do sistema ERP para e-commerce da TOTVS?

Já entendemos o que é ERP e para que ele serve. Então, agora vamos nos aprofundar nas principais vantagens encontradas pelos e-commerces que adotam esse tipo de tecnologia:

Simplicidade na gestão financeira

Por meio do ERP é possível registrar todas as informações financeiras do negócio. Assim, você controla todas as contas a pagar, os valores a receber e, consequentemente, pode gerir seu fluxo de caixa de forma simplificada. Basta registrar todos os valores no software e ter suas finanças organizadas!

Facilidade para emissão de notas fiscais

Além da organização financeira, o ERP para e-commerce também têm a capacidade de emitir as notas fiscais da sua loja, por exemplo.

Portanto, além de organizar as finanças da sua loja virtual, você ainda dispõe de uma opção simples e integrada para gerar os documentos fiscais.

Controle de estoque

O ERP também se mostra uma ferramenta muito eficiente para controlar o estoque de um e-commerce, por exemplo. Ao integrá-lo à sua plataforma, você pode registrar a entrada e saída de mercadorias, além de identificar a necessidade das próximas compras e programá-las junto aos fornecedores.

Centralização de informações

Quando você usa um ERP, todas as informações importantes sobre seu negócio ficam centralizadas em um mesmo sistema. Isso simplifica o trabalho do gestor na hora de identificar e comparar dados.

Além disso, para e-commerces que contam com funcionários, a atualização das informações é feita em todo o sistema sempre que alguém altera um dado. 

Se, por exemplo, alguém registra um pedido feito junto ao fornecedor, toda a empresa já tem conhecimento da ação. Desse modo, o risco de erros diminui consideravelmente.

Suporte às tomadas de decisão

Ao utilizar um ERP para e-commerce, todas as informações fundamentais sobre sua empresa estarão expostas de forma clara no sistema. Assim, fica mais fácil interpretá-las e tomar decisões assertivas.

Quer um exemplo? Se você observar em seu ERP que há um ou mais itens parados no estoque há muito tempo, pode organizar uma promoção para dar vazão a eles. Você vai saber exatamente quais são os produtos que devem entrar na liquidação e pode agir sobre eles.

O interessante do sistema de ERP é que sua atuação não é ligada somente ao mundo virtual: o ERP é um sistema gerencial que pode ser usado em lojas virtuais e físicas.

Portanto, se você abre uma empresa virtual e com o tempo resolve abrir uma loja física, é possível utilizar o ERP para gerenciar ambas. Também é possível adicionar novas funções ao sistema de acordo com as necessidades exigidas pelo mercado, o que permite que a sua loja acompanhe as novidades.

Assim, fica claro que um ERP é um investimento de longo prazo, que acompanha as necessidades de sua empresa do início ao alcance do sucesso, já que a sua maior complexidade permite que o crescimento e as mudanças de seu negócio sejam acompanhados ao longo do tempo de maneira atual e inovadora sempre.  

Nós da Método, somos parceiros da TOTVS e podemos juntos, ainda hoje, iniciar o processo de implantação do ERP em seu e-commerce. Assim, você passa a ter controle e organização das informações, consequentemente, grandes resultados em seu negócio. 

Compartilhe
E-Commerce

Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.