Descrição de produtos e-commerce: 6 dicas para deixar excelente
Sumário
Embora pareça algo simples e sem muita importância, é parte fundamental para levar o consumidor a decisão de compra. Por isso, trouxemos 6 dicas para deixar excelente a sua descrição de produtos do e-commerce.
Se você busca, constantemente, se destacar e escalar o número de vendas, é preciso aperfeiçoar tudo que estiver ao alcance. Tudo mesmo, até o que parece ser um mínimo detalhe.
Depois de ler este post, você nunca mais vai olhar para a descrição de produtos da mesma forma.
Aqui, você vai encontrar o porquê de se investir em uma boa descrição de produtos no e-commerce, 6 dicas fundamentais para que saiba o que deve conter em cada uma e até o tamanho ideal de uma descrição.
Siga lendo!
O que é a descrição de produtos no e-commerce?
A descrição de produtos é, simplesmente, toda a informação que você coloca na loja virtual sobre um item do seu catálogo.
É aquele “textinho” que vem junto com as imagens do produto, a fim de convencer o cliente a comprar, informar como usar, qual o tamanho e especificações técnicas, benefícios do uso e etc.
A importância de uma boa descrição de produtos no e-commerce?
Investir tempo na produção de uma boa descrição de produtos evita muitos problemas no seu e-commerce, como:
Desistência e busca por outro site
As vendas online são dinâmicas. Alguém que está pesquisando um produto para compra na internet, tem um mundo de opções ao seu dispor. Então, se ele não encontra as informações que deseja na sua loja virtual, o próximo passo pode ser sair e procurar outra.
A falta de uma boa descrição pode ser um fator decisivo no abandono e busca pelos concorrentes.
Sobrecarga do atendimento e atraso na jornada de compra
Se em um primeiro instante esse usuário decide ficar, mesmo sem encontrar as informações que deseja, ele irá lançar questionamentos e aguardar respostas. Caso a sua resposta venha antes que ele desista de esperar e vá em busca de outras opções, bem. Se não, você perdeu um cliente.
Mas pense bem, mesmo que você não perca o cliente, quanto menor for o tempo gasto em uma compra, melhor. E quanto mais perguntas de dúvidas para responder, mais sobrecarregado fica o seu setor de atendimento.
Reclamações por não ser o que esperava
Sem ter as informações devidas, o cliente pode vir a se decepcionar na hora do recebimento. Não por seu produto ser ruim, mas por não ser o que ele esperava.
Se todas as informações estão esclarecidas na sua descrição de produtos, há menos chances de problemas após o recebimento.
Trocas
Temos certeza que esse é o pesadelo de qualquer loja. Tudo o que uma empresa quer é vender e entregar o produto vendido sem nenhum problema.
Aí imagina ter todo o retrabalho de uma troca? Não é algo que você queira, não é mesmo?
6 dicas para fazer uma excelente descrição de produtos
Chegar a uma descrição que traga resultados pode parecer um trabalho árduo, mas não é. Basta seguir alguns passos e pronto, aí está a sua descrição perfeita. Veja as 6 dicas que listamos para deixar a sua descrição excelente.
Use linguagem humanizada
Não precisa ser seco e formal demais só porque se trata de uma descrição de produto.
Você pode usar uma linguagem que se aproxime do comprador, que seja humanizada. Fale como se estivesse ali conversando com aquele possível cliente, como se fosse o vendedor que atenderia ele em uma loja física.
Conseguiu compreender?
Destaque os benefícios do uso
Deixa a gente usar novamente a metáfora do vendedor da loja física. Ele em uma tentativa de conversão em vendas, se utiliza dos benefícios do produto apresentado. Ele ressalta cada um deles e apresenta como aquilo supriria a sua necessidade.
Então por que não fazer isso também na descrição de produtos do seu e-commerce?
Em uma compra online é ainda mais necessário fazer isso, uma vez que o usuário que navega na sua loja virtual vai fazer todo o processo sozinho. Ele vai precisar encontrar ali argumentos que o convença a comprar, mesmo que ele nem perceba isso.
Então, liste cada um dos benefícios e inclua na sua descrição.
Informações técnicas
É preciso também colocar todas as informações técnicas do produto. Você as consegue com o próprio fabricante.
O comprador precisa ter acesso a todos os detalhes para saber se o produto se encaixa no que ele procura. Isso evita perguntas e diminui o trabalho da sua equipe em responder coisas básicas que já poderiam estar lá no site.
Isso otimiza a jornada de compra, uma vez que o usuário não precisará esperar respostas sobre as suas dúvidas. E olha, muitas pessoas nem esperam as respostas, elas já partem para buscas em outras lojas.
As informações técnicas previnem até futuras insatisfações no recebimento da mercadoria.
Medidas exatas e materiais dos produtos
Apresentar detalhadamente o produto é mais que necessário, como já te falamos por aqui. Então, não deixe de trazer as medidas exatas dos produtos e a especificação do material do qual é feito.
Isso permite que o possível comprador avalie se este é mesmo o produto que se encaixa nos seus critérios de busca.
Ele saberá se vai caber na sua sala por exemplo, no caso de móveis. Ou se vai caber no seu corpo, no caso de roupas e acessórios. E se o material é o que ele procura para a sua necessidade.
Se possível ilustre a medição e texturas.
Mostre prova social
Deixar provas sociais na sua loja virtual é muito importante. Ela serve para mostrar que há outras pessoas consumindo o seu produto. Isso passa segurança.
Use os comentários das pessoas ao seu favor, seja para deixar a vista para outros possíveis compradores veem, seja para aperfeiçoar a sua descrição através das observações que as pessoas fazem.
Porque observe que se alguém comenta que o produto lhe satisfaz por uma determinada característica, ela pode ser a chave para atrair outras pessoas com a mesma necessidade. Então você pega essa informação e a utiliza na sua descrição de produtos.
Use palavras-chaves
Você já sabe que otimizar o texto da sua descrição de produtos é fundamental. Mas, talvez você ainda não saiba que o uso de palavras-chave na descrição ajuda o público-alvo a te achar em buscas orgânicas.
Pois é! Usar na descrição as palavras mais buscadas pelos usuários quando estão procurando o seu nicho de mercado é uma excelente estratégia.
Para saber quais são as palavras usadas na busca do seu nicho, você pode acessar plataformas que te fornecem essa informação. Plataformas como SemRush ou no Google te possibilita isso.
Mas faça a inclusão das palavras-chave de forma natural no texto da descrição.
Qual o tamanho ideal de uma descrição de produtos?
Essa é a dúvida de muita gente. É a sua também?
Acredita-se que uma descrição muito pequena dos produtos não traz resultados efetivos. Diminui o tempo de permanência dentro do site, porque o usuário não encontra as informações que ele procura.
Isso acontece porque uma descrição curta demais, não apresenta as informações necessárias para levar a decisão de compra.
Pesquisas do mercado concluíram que 300 é o número mínimo de palavras de uma descrição. Não há um número máximo. Mas lembre-se de escrever de forma que uma pessoa com pressa consiga encontrar as informações facilmente. Ou seja, subdivida a sua descrição, tornando a leitura dinâmica. Quem quiser ler inteira, lerá. Mas quem quiser apenas uma informação, pode ir diretamente a ela sem dificuldade.
Sabemos que é árduo o trabalho de fazer descrições longas para cada um dos produtos, mas vale a pena para o crescimento no número de vendas. Quanto mais bem descrito, mais claro fica para o cliente e mais fácil de reter ele na sua loja para finalizar a compra.
Então, o tamanho ideal de uma descrição de produtos é aquele que lhe permita dizer tudo que precisa ser dito. Que lhe permita especificar os dados técnicos e medidas, ressaltar os benefícios e ser persuasivo.
Se você gostou desse conteúdo, siga navegando no nosso blog e veja muito mais sobre estratégias e ações para o seu e-commerce.
Compartilhe
Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.