Copywriting para e-commerce: como a persuasão pode te ajudar a vender mais

copy para e-commerce

Sumário

Você precisa saber mais sobre técnicas de Copywriting para e-commerce e como a persuasão pode te ajudar a vender muito mais.

E por que estamos dizendo isso? Porque se você não se utiliza de textos persuasivos para atrair e gerar mais conversão na sua loja virtual, pode estar deixando de ganhar muito com isso.

Então se você quer saber mais sobre copywriting, onde, como e porque essa técnica de conversão pode te ajudar, siga lendo este conteúdo.

Boa leitura!

O que é Copywriting?

Copywriting, ou apenas copy, é um termo em inglês que quer dizer “redação publicitária”.

No Brasil, é usado tanto o termo copywriting quanto o redação publicitária, mas para se referir a coisas distintas. A redação é um texto para todo e qualquer braço do marketing e a copy sendo única e exclusivamente focado em conversão.

Ela é uma forma de escrita criativa e persuasiva que tem o intuito de fazer o leitor tomar uma determinada ação, seja de compra, de baixar um material, ou até se inscrever em uma newsletter.

Ela pode ser encontrada em diversos lugares, seja em um site, anúncio, e-mail, vídeo de vendas, entre outros.

Onde aplicar Copywriting no e-commerce?

Mas onde fica o e-commerce nisso? Você pode estar se perguntando.

Bom, a copywriting pode ser aplicada em diversos lugares na sua loja virtual, na sua estratégia de marketing e afins. Porque se a copy é uma escrita que converte, você pode aplicá-la em todo e qualquer lugar que necessite de uma ação por parte do leitor.

Veja onde aplicar:

Quem somos/Site institucional

Você pode contar a história da sua empresa utilizando-se de um texto que encante e envolva. Pode ainda adicionar chamadas para ação, para que o usuário entre em contato. Isso é copy!

Loja virtual

Na sua loja virtual a copy pode ser adicionada em banners na página inicial. Utilizando texto criativo e chamadas para produtos em promoção, promessa de satisfação, frases de impacto, entre outros.

Veja um exemplo de um dos nossos clientes clicando aqui.

Descrição dos produtos

Na descrição pode ser fortemente usada, porque é um espaço para persuadir aquele cliente que já está cara a cara com o produto.

Você pode adicionar uma descrição criativa, com storytelling, envolvente, apresentando benefícios, situações que pode ser usado, entre outras coisas. E isso se aplica tanto à loja virtual quanto às redes sociais.

Call To Action

Call To Action é o mesmo que “chamada para ação”.

Então, nunca, jamais, esqueça de determinar ações para que o possível comprador tome. E dê um lugar de destaque a essas chamadas. Seja no site institucional, seja na loja virtual ou em redes sociais.

As pessoas têm a necessidade de serem orientadas a algo, então a CTA serve para isso.

Perfil da rede social

Sua empresa tem redes sociais e isso, não dá para negar, faz parte do seu e-commerce. Então use copy por toda a parte. E várias coisas que já falamos por aqui se aplicam a elas também.

Anúncios

O anúncio é o lugar mais comum da aplicação da copywriting. Isso porque eles são os maiores responsáveis pela atração de clientes para um e-commerce, então toda a técnica de persuasão costuma ser muito utilizada.

Vale citar que se aplica também a landing pages de ações promocionais que você possa vir a realizar.

Emails promocionais

Sim! Nos e-mails também! Afinal eles precisam ser atrativos desde o título. E tem o intuito de gerar uma conversão, seja em vendas ou em cadastramentos.

Qual a importância do uso da Copywriting para e-commerce?

A principal arma de um processo de vendas é a persuasão, então usar a copy no e-commerce é uma excelente estratégia para vender mais. Isso porque, como bem dissemos, ela é uma escrita persuasiva.

Uma escrita que, através de técnicas, geram maiores resultados, deve ser muito bem vinda em um e-commerce que tem como maior objetivo vender.

Dicas essenciais para escrita da Copywriting para o seu e-commerce

Separamos algumas dicas para que você não erre na hora de escrever toda a copy do seu e-commerce. Siga lendo!

1. Seja simples, mas dê todas as informações

Uma dica de outro é: Não dificulte o entendimento do texto lido pelo seu cliente. Ele precisa ser simples, sem ambiguidade ou palavras difíceis. Um e-commerce não é o lugar certo para que o cliente perca tempo interpretando textos. 

O que você quer é vender, então se certifique que o seu cliente entenderá cada palavra do que você está dizendo, e que ele vai encontrar todas as informações. Ser persuasivo não é o mesmo que escrever textos com palavras difíceis.

2. Destaque benefícios

A persuasão passa pelo uso de diversos artifícios. Um deles é deixar bem claro na sua copy os benefícios do produto, o porque ele é para o cliente.

Isso não é besteira! Gaste um tempinho para elencar no seu e-commerce os benefícios do produto que deseja vender. Isso pode ser justamente o que vai convencer o cliente a comprar.

3. Use storytelling na sua copy

Pessoas se conectam com histórias, então use isso ao seu favor!

Quando for fazer a descrição dos seus produtos, por que não acrescentar um pouco de vida a elas? Por que não adicionar um tom de voz mais humano e contar um pouco de narrativa ?

É totalmente possível fazer isso, tanto através das imagens quanto das palavras. Nas imagens pode ser incluído cenários, o produto aplicado em uma cena. Já nas palavras, pode acontecer o mesmo, mas de maneira diferente. Você pode contar a forma como aquele produto pode ser usado, em quais momentos, e assim ir criar uma magia em torno disso.

Veja um exemplo do uso de storytelling na copywriting de um e-commerce:

4. Insira gatilhos mentais na copywriting do seu e-commerce

Se você nunca ouviu falar de gatilhos mentais, precisa saber agora. Gatilhos são estímulos que damos ao cérebro para que a pessoa tome determinada decisão e faça uma ação esperada.

Parece complicado, mas é bem simples. Parece estranho, mas é bem comum o seu uso. Existem vários gatilhos como da escassez, urgência, prova social, antecipação, entre outros.

A escassez, por exemplo, pode ser usada no seu e-commerce através do número de peças restantes. Como assim? Você pode deixar junto ao produto as poucas unidades restantes e isso vai fazer a pessoa se apressar na compra.

A prova social, por exemplo, pode ser usada na sua loja virtual através de postagens de compradores anteriores. Eles comprovaram que o seu produto é bom, que chega e que os compradores não se arrependem.

5. Utilize imagens

A Copy não precisa nem deve andar sozinha. Pois as imagens têm um papel importantíssimo na criação de sentido para um texto.

Não adianta escrever uma descrição belíssima, utilizando técnicas de copywriting no seu e-commerce e não usar imagens para reforçar o que está sendo dito.

Lembre-se: imagens são tão importantes quanto textos e vice-versa.

Por onde começar?

Agora que você já sabe bem o que é copywriting, já sabe onde e como aplicar no seu e-commerce, agora é partir para a ação.

Se for preciso, leia mais sobre o assunto ou busque ajuda de um profissional. Mas você pode começar por rever a sua comunicação para com o seu cliente e ver onde pode melhorar e aplicar o que aprendeu por aqui.

E se precisar aprender mais sobre marketing para e-commerce, é só seguir navegando pelo nosso blog. Por aqui vai encontrar diversos conteúdos.

Compartilhe
E-Commerce

Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.