Plataforma e-commerce: veja como ela funciona e como pode ajudar o seu negócio
Sumário
Vender no meio digital é uma realidade que só tende a crescer. A cada dia que passa tem se tornado mais comum lojas dos mais variados portes e tipos venderem seus produtos e serviços pela internet.
Esse meio, que no início gerou muitos receios, hoje pode ser visto como uma opção mais fácil e ágil para a realização de compras. Literalmente, todo o processo de compra e venda pode ser feito em poucos cliques, em questão de minutos.
Logo, vender pela internet, a partir de uma plataforma e-commerce, é uma boa opção para aqueles que querem ter seus produtos mais conhecidos, pretendem vender mais ou até mesmo consolidar o nome da sua marca no mercado digital.
Por isso, reunimos neste post informações bastante úteis para aqueles que querem saber mais sobre a plataforma e-commerce, como ela funciona e como ela pode auxiliar no seu negócio. Esperamos que gostem do post. Boa leitura!
O que é uma plataforma e-commerce?
A plataforma e-commerce diz respeito ao sistema em que as lojas virtuais são criadas, disponibilizadas e gerenciadas na internet. Em outras palavras, a plataforma e-commerce pode ser vista como um espaço em que a loja está situada no ambiente digital.
Esse tipo de plataforma cria e gerencia todas as funções de uma loja online. A plataforma e-commerce pode corresponder a ambientes compartilhados, como é o caso dos marketplaces, ou ambientes próprios, criados a partir de projetos exclusivos.
Logo, a plataforma e-commerce é a escolha ideal para aqueles que querem entrar no mercado digital mas não têm conhecimento técnico para administrar um site, já que esse tipo de serviço fornece toda a estrutura necessária para que você crie e gerencie sua loja virtual.
Antigamente, as pessoas que tinham interesse em disponibilizar seus produtos para venda na internet precisavam contratar um profissional para desenvolver um site, o que gerava muitos custos e demandava muito tempo.
Mas, com o passar dos anos, diversas soluções foram desenvolvidas para facilitar esse processo. Atualmente, existem inúmeras opções para hospedar sua loja no ambiente digital. Por isso, é interessante trazer informações a respeito das soluções existentes no mercado, de forma que o empreendedor consiga escolher aquela que mais se adequa a sua marca.
Como a plataforma e-commerce funciona?
Agora que você já sabe o que é uma plataforma e-commerce, também deve estar querendo entender como ocorre o seu funcionamento. De forma geral, esse processo de compra online é realizado em algumas etapas pelo cliente.
Primeiramente, ao chegar na sua loja virtual, o consumidor escolhe um ou mais produtos. Em seguida, ele coloca os itens selecionados no carrinho e segue para a página de finalização do pedido. Ao terminar a compra, o cliente preenche seus dados e verifica o valor do frete para o lugar em que mora.
Na sequência, o cliente seleciona a forma de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou débito, boleto e até mesmo transferência bancária. Após a aprovação do pagamento, o lojista recebe as informações do pedido e envia, por meio dos Correios ou de uma transportadora, a encomenda até o cliente.
De que forma a plataforma e-commerce pode ajudar no seu negócio?
Como sabemos, existem inúmeras maneiras de incluir sua empresa no mundo digital. Mas, a plataforma e-commerce se destaca das demais, uma vez que ela pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
Dentre os principais benefícios de vender pela internet a partir da plataforma e-commerce, estão o aumento de vendas, a redução dos custos operacionais e uma melhor experiência de compra ao cliente.
- Aumentar as vendas da loja
Um dos principais benefícios de contar com uma plataforma e-commerce diz respeito ao aumento de vendas na sua loja. Isso porque, no e-commerce você pode vender para pessoas que moram na sua cidade, mas também para quem está do outro lado do mundo.
Sendo assim, com esse maior alcance, a tendência é que esses produtos cheguem para mais pessoas e, consequentemente, as vendas do seu negócio tendem a crescer na internet.
- Reduzir custos operacionais
Outro ponto muito significativo é a redução dos custos operacionais. Já que nas lojas físicas, existem diversos cursos para manter a empresa, como aluguel de espaço físico, pagamento de energia, manutenção do espaço, dentre outros.
Dessa forma, a plataforma e-commerce possibilita a redução de custos operacionais, que são necessários para manter as operações de uma empresa física. Assim, é possível ter uma empresa que opere de forma simplificada, com gastos mínimos.
- Melhor experiência para o cliente
Com a plataforma e-commerce o cliente pode comprar onde e quando quiser, ou seja, ele só precisa ter acesso a internet por algum dispositivo, seja computador, notebook, tablet, celular ou qualquer outro que possibilite a compra online.
Se você não oferece um serviço de compra online, o cliente poderá ficar frustrado. Mas, se seu negócio também estiver presente no mundo virtual, o consumidor vai poder escolher os produtos e realizar a compra facilmente, o que pode proporcionar uma experiência valiosa para o cliente.
4 coisas para observar antes de escolher uma plataforma e-commerce
Existem diversas opções de plataformas e-commerce disponíveis no mercado. Mas, antes de escolher a que você vai utilizar na sua loja, é preciso observar alguns pontos importantes.
Sendo assim, para ter certeza de que você está fazendo um bom negócio e se certificar que a plataforma é realmente eficaz, é necessário avaliar alguns itens essenciais. Por isso, destacamos abaixo 4 coisas para observar antes de escolher uma plataforma e-commerce.
- Rastreamento e encontrabilidade na web
O primeiro ponto a se observar é o alcance que essa plataforma e-commerce alcança. Pois, de nada adianta construir uma loja organizada, bonita e fácil de utilizar se ninguém for capaz de encontrá-la. Logo, você deve se certificar que a plataforma reúne fatores como:
- SEO (Search Engine Optimization): Para que as páginas do seu negócio apareçam com facilidade e fiquem bem ranqueadas nos mecanismos de pesquisa disponíveis na internet;
- Mobile Friendly: Para que as pessoas possam acessar sua loja por meio de smartphones. Além disso, a Google prioriza às páginas nesse formato na indexação do seu buscador;
- UX (Experiência do Usuário): Que diz respeito ao layout e os elementos visuais da loja, de forma a proporcionar uma navegação confortável e que estimule os usuários;
- Integração com outros serviços
Como já falamos, o e-commerce funciona a partir da execução de diversos serviços simultaneamente. Por isso, é necessário que esses serviços estejam sempre sincronizados.
Logo, é preciso escolher uma plataforma e-commerce que seja compatível com outros sistemas essenciais, como os sistemas de dados, os sistemas de meios de pagamento, de módulos de vendas, de relacionamento com os clientes e mídias sociais.
- Atendimento e suporte
Outro ponto que precisa de bastante atenção, corresponde ao atendimento e suporte. A maioria das opções de plataforma e-commerce ofertadas no mercado dependem de funcionalidades gerenciadas por terceiros.
Sendo assim, a qualidade de suporte e atendimento das empresas fornecedoras deve ser levada em consideração. Dessa forma, é preciso verificar se o serviço oferece canais de contato eficientes, suporte técnico especializado e atendimento em língua portuguesa para facilitar a vida dos clientes.
- Valores envolvidos
Também é bom comparar os valores de algumas plataformas antes de escolher a plataforma e-commerce para o seu comércio, pois, existe diferença de preços entre as empresas e softwares que merecem ser observadas.
Um exemplo diz respeito aos sistemas abertos, como é o caso do WordPress, que é gratuito, mas que necessita de um plano de hospedagem e domínio. Já nas plataformas SaaS (Software como um Serviço), o apoio oferecido em divulgação, segurança e suporte é cobrado junto com os serviços citados anteriormente.
Dessa forma, os recursos necessários para o funcionamento da plataforma variam de um empreendimento para outro. Muitas funções pagas que são imprescindíveis em determinados negócios, são dispensáveis em outros. Sendo assim, é preciso avaliar aquilo que mais se adequa à proposta da sua empresa para ter uma melhor noção de custo-benefício.
Conclusão
A plataforma e-commerce possui inúmeros benefícios, não é mesmo? É fácil de usar, proporciona um maior alcance do seu negócio e possui um bom custo-benefício se comparar com uma loja física.
Esperamos que tenham gostado deste post e que as dúvidas de vocês tenham sido respondidas a partir das informações trazidas aqui. Como devem ter observado, existem diversas opções para as mais diferentes lojas. Então, entenda qual a melhor opção para as suas necessidades antes de fazer a escolha da plataforma e-commerce.
Compartilhe
Entre em contato conosco pelo botão abaixo. Iremos te entregar um plano claro e objetivo sobre o que você precisa para tirar o projeto do papel.