Entenda a Importância das Campanhas Institucionais

Quando se pensa em publicidade e estratégias de marketing, para muitos empresários, o primeiro tipo de ação que surge à mente são as campanhas promocionais. Nelas, o foco é apresentar a qualidade e/ou o preço dos produtos e serviços.

Embora se tratem de conteúdos importantes no plano estratégico de uma empresa, a verdade é que existem momentos em que o melhor é investir nas campanhas institucionais. Nelas, o foco não é o que a empresa vende, mas a marca em si.

Ainda mais hoje em dia, esse tipo de ação é essencial. Afinal, uma grande parcela dos consumidores não busca só produtos de qualidade ou preço baixo, querem também comprar de empresas com boa reputação no mercado.

É nesse sentido que surgem as campanhas institucionais. Ainda não está convencido e quer saber mais a respeito do tema? Então, continue lendo este artigo e entenda a importância das campanhas institucionais, suas vantagens e como criá-las, conferindo os tópicos a seguir:

  • Para que servem as campanhas institucionais
  • Vantagens das campanhas institucionais
  • Como criar campanhas institucionais

Para que servem as campanhas institucionais

Mais do que nunca, há consumidores preocupados em adquirir produtos e serviços de empresas que tenham posicionamento consciente e responsável. Confiança, credibilidade, preocupação ambiental, sustentabilidade, valorização dos empregados e justiça social são algumas delas.

As campanhas institucionais servem para mostrar estas características. Elas podem fazer parte de uma estratégia de marketing online e aparecer na internet, por meio das redes sociais, sites e blogs, ou através do marketing offline.

Nesse último caso, as campanhas são realizadas para comerciais de televisão e rádio, anúncios em publicações impressas e outros. Mesmo que em formatos diferentes, o objetivo dessas campanhas é sempre sensibilizar o consumidor, humanizando a marca.

Bons exemplos são os comerciais de TV em que aparecem os bastidores da empresa, cenários naturais, crianças sorrindo, família reunida, entre outras e, junto a isso, uma música e/ou narração falando a respeito da missão e valores da marca.

Dessa forma, as campanhas institucionais proporcionam autoridade à marca, mostrando não só que ela sabe o que faz e entende o mercado, como também se preocupa com os seus consumidores e com o futuro do planeta, além de outras mensagens.

Vantagens das campanhas institucionais

A partir do momento que a sua empresa investe nas campanhas institucionais para criar autoridade, muitas outras são as vantagens agregadas. Entre elas, a confiança e credibilidade que se ganha junto ao seu público consumidor.

Reconhecimento da sua marca em meio a concorrência e influência no mercado são outros resultados obtidos. Todos estes benefícios convertem para o aumento nas vendas, tanto em relação a quem já é cliente quanto a novos clientes.

Portanto, essas ações de sensibilização servem para fidelizar a clientela e também para conquistar consumidores em potencial. Afinal, outra vantagem é a aproximação com o seu público, pois, como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado.

Como criar campanhas institucionais

Os comerciais para televisão são exemplos de campanhas institucionais, porém, não se resumem a eles, sendo possível criar muitas ações em canais diferentes com o mesmo objetivo. No caso da internet por exemplo, você pode investir nessa estratégia com um site institucional.

Mesmo que o seu negócio não venda produtos na web, pode e deve ter um site. Isso porque, hoje, antes de adquirir um produto ou serviço de uma marca desconhecida, sabe-se que uma das primeiras atitudes do consumidor é pesquisar a marca na internet.

Se a sua empresa já tiver um site, o consumidor pode encontrar as informações que busca. Da mesma forma, vale a pena apostar nas redes sociais, para estreitar ainda mais a relação com a sua clientela. Blogs, e-mails marketing e newsletter também são exemplos eficientes.

Além disso, uma agência de publicidade pode ajudar a sua empresa na criação de uma campanha institucional de sucesso para aumentar a sua autoridade junto ao público.

 

A tendência do marketing não é só vender produtos da melhor maneira possível, é tornar o mundo um lugar melhor.

Matheus Mascena

LinkedIn Administrador. Business Success na Método. Diretor de Negócios da CDL Jovem Natal que é a maior do Brasil com mais de 230 associados. Presta consultorias relacionadas a implantação, otimização da performance e transformação digital em operações de varejo e franquias. E também atua como mentor na área de marketing e mercado em Hackathons.

Deixe Seu Comentário

Your email address will not be published.

Atendimento por Whatsapp