Como Criar um e-Commerce de Sucesso do Zero

Estamos vivenciando um momento único na história. Um tempo em que, pequenas e médias empresas concorrem, de igual para igual, com grandes redes.

Se você é comerciante ou varejista, que possui loja física, já deve ter percebido esta mudança. O desejo do consumidor agora é no centro de tudo. A forma que ele consome produtos mudou e por isso, a forma de vender precisa se adaptar a esta nova realidade. Não é o mercado quem dita as regras. O consumidor é que ESCOLHE de quem vai comprar e onde quer receber essa mercadoria.

Contextualizando

Em um dos artigos passados – se você me acompanha aqui sabe, mas se ainda não teve a oportunidade de ler, aconselho que faça isso agora, clique aqui –  eu escrevi sobre a pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen que comentava o crescimento das vendas pela internet no ano passado.

Essa pesquisa afirmou que 58 MILHÕES de brasileiros efetuaram pelo menos 1 compra online em 2018. Além disso, crescimento das vendas pelo e-commerce alcançou 2,9 trilhões de dólares, um aumento de 24% em todo mundo.

Não há como negar, o e-commerce é o bilhete premiado que todo empresário deseja para aumentar suas vendas em 2019. Ainda não está convencido e quer mais número? Certo, lá vai:

As vendas online chegaram a ter um crescimento 5 vezes maior que o varejo tradicional em 2018 e mais, o resultado de receita do e-commerce em todo o mundo representa apenas 12% do share de vendas. Ainda tem muito para crescer.

E para você, que acha que isso vai acabar em breve, saiba que a tendência é continuar crescendo. Quer ver? Confira o levantamento do primeiro trimestre publicado agora, na segunda quinzena de julho, pela Nilsen: e-Commerce mantém crescimento e fatura R$ 26,4 bilhões no primeiro semestre de 2019

Pronto, agora que você já entende que INVESTIR em uma loja virtual é o caminho mais curto e econômico para você vender mais, vou te apresentar algumas técnicas para criar um e-commerce de sucesso do zero. Continue lendo.

Leia também: Agência Método Prepara Lojas Físicas para Vender pela Internet

Categorize seus produtos de forma ordenada

Em uma loja virtual, você deve estruturar suas categoria de produtos não só pensando nos seus clientes. Você deve pensar também nos algoritmos do Google. Isso porque, com um SEO organizado seu site será bem qualificado para os mecanismo de busca, será relevante para os usuários, e com isso se destacará entre seus concorrentes.

O segredo desta técnica está nas URLs. Elas devem seguir um padrão inteligente de organização de categoria > subcategoria > produto e/ou refletir palavras-chave comumente usadas nos termos de pesquisa do Google.

e-Commerce de Sucesso Sacolão com URL Estruturada
e-Commerce de Sucesso com URL Estruturada

Conheça o Case de sucesso: Sacolao.com

Escolha bem sua plataforma

Você precisa entender bem as necessidades do seu negócio, na hora de escolher uma plataforma. No primeiro momento, sua loja online precisa ser integrada com o seu ERP, e não só isso.

Também é, de suma importância, a integração com marketplaces de sucesso (ver imagem abaixo), o quanto a plataforma pode ser personalizada para a sua marca e seu processo de gestão, se é hospedada na nuvem, e se a integração é automatizada e fácil.

Essa simples reflexão, vai economizar trabalho no futuro. Além disso, precisa avaliar o sistema de segurança, a fim de evitar fraudes, e a otimização para os sites de busca. Como disse no tópico anterior, o Google precisa qualificar seu site como relevante, para que ele seja um sucesso, desde o início.

Melhores Plataformas de e-Commerces e Marketplaces no Brasil
Ecossistema de Plataformas de e-Commerces e Marketplaces

Diversos métodos de pagamento

Como disse no início desse artigo, o consumidor é o centro do negócio. Na hora de pagar pelo produto, não poderia ser diferente. Por isso, você precisa oferecer todas as formas de pagamento. Seu objetivo principal é não deixar o usuário sair do e-commerce sem concluir a compra.

Para isso, aconselho você a contratar um gateway de pagamento. Ele será integrado na sua loja virtual, automatizando as transações de pagamento. Assim, você tem a garantia dos processos funcionando corretamente, já que ele possui as principais formas de pagamento, comumente usadas pelos brasileiros, ferramentas de segurança antifraude e roubo de dados.

Tenha um ERP inteligente, simples e automatizado

Escolha bem seu ERP. Com um sistema de gestão eficiente você tem acesso a todos os processo numa única ferramenta. É possível, automatizar tarefas para aumentar a produtividade dos funcionários; você tem maior controle sobre pedidos e entregas; tem emissão automática de notas fiscais; cálculo automático de obrigações legais; monitoramento de trocas e devoluções com rastreio e comunicação direta com o cliente.

Pensa comigo! É muitooo bom receber um produto antes do prazo de entrega, concorda? Fique atento também ao estoque, aos pontos de distribuição dos produtos e aos serviços da transportadora. Tudo isso conta para uma boa experiência do usuário com o seu e-commerce.

Agora imagine essa experiência aliada a um site de fácil navegação, um atendimento omnichannel em todas as etapas do processo, e um pós-venda bem preparado. Sua loja virtual tem tudo para ser um sucesso.

Ficou interessado em abrir seu e-commerce? Fale comigo. A agência Método é a única no estado especializada em Shopper Experience e comportamento de compra Omnichannel. Também é a única homologada pela gigante de software comercial TOTVS para implantação da sua plataforma CIASHOP no Norte e Nordeste do Brasil.

Consultoria para Preparar a Sua Empresa para Comércio Eletrônico.

Matheus Mascena

LinkedIn Administrador. Business Success na Método. Diretor de Negócios da CDL Jovem Natal que é a maior do Brasil com mais de 230 associados. Presta consultorias relacionadas a implantação, otimização da performance e transformação digital em operações de varejo e franquias. E também atua como mentor na área de marketing e mercado em Hackathons.

Deixe Seu Comentário

Your email address will not be published.

Atendimento por Whatsapp