Aprenda a Usar o Inbound Marketing para Aumentar a Sua Base de Clientes

Inbound Marketing é uma estratégia nova no marketing onde as empresas buscam resultados com planejamentos estratégicos indiretos que, em vez de forçar compras, apresenta seus produtos e serviços com profissionalismo e segurança.

Nesse artigo apresentarei esta estratégia e aos poucos você compreenderá sobre o caminho por onde os clientes vagam e também a solução para atraí-los ao seu negócio para então, aumentar as vendas.

Entenda como funciona o Funil de Vendas

O funil de vendas é a solução para identificar e guiar novos clientes em um caminho até efetuarem compras, é somente a partir do conhecimento de cada etapa que estratégias realmente assertivas poderão ser tomadas.

Normalmente eles são organizados em três fases, no qual:

  • A boca do funil, mais largo, é onde passam grandes quantidades de pessoas que ainda não conhecem o problema que possuem e que sua empresa é apta a sanar;
  • O meio do funil reflete o que está acontecendo enquanto você lê este artigo, são pessoas que já reconheceram uma capacidade de aprimorarem seus métodos de venda e buscam conhecimentos mais profundos sobre os procedimentos para tal, o que, no caso, nós oferecemos aqui com muito gosto!
  • O fundo do funil, mais estreito, representa o estágio em que estas mesmas pessoas reconheceram a capacidade de auxílio que os especialistas proporcionam e encontram-se aptos a fecharem negócio.

Identifique as etapas da Jornada do Cliente

Já que empresas não se aposentam e necessitam de clientes para sobreviver, várias ferramentas foram projetadas para identificar o estágio dos clientes durante a sua jornada no funil de vendas, como os aplicativos de CRM (Customer Relationship Management) que controlam e automatizam as funções de contato com os clientes.

Com o objetivo de facilitar a comunicação entre os departamentos de marketing e vendas, estes aplicativos são insubstituíveis e, cada empresa deve preenchê-los com o máximo de dados de seus próprios clientes.

Além de otimizar todos os processos de contato, os CRM são ferramentas que possibilitam práticas como:

  • Quantificar as interações do cliente com a empresa.
  • Identificar e antecipar quaisquer necessidades.
  • Possibilitar a resiliência em relação às campanhas de publicidade.
  • Aumentar as vendas oferecendo o produto no momento certo.

Hora da dica que não falha: ao investir em CRM você consegue qualificar, gerir e nutrir os possíveis clientes para desenvolver plenamente a autoridade de sua marca e lucrar maisPor isso, é de extrema importância saber identificar a etapa que os indivíduos ou empresas que buscam soluções estão.

Qualifique-os e ofereça seu produto no momento mais propício a realização da compra:

  • Lead, uma pessoa ou empresa interessada em saber mais seu serviço.
  • Suspect, um suspeito comprador que se encaixa no público-alvo da empresa.
  • Prospect, é o contato que já compartilhou dados pessoais e está decidindo sobre fechar ou não a compra.

 

Aumente a conversão com uma Landing Page

Invista nessa estratégia! Landing pages são eficientes. São páginas otimizadas com o objetivo de fazer o visitante do site deixar seu contato em um formulário em troca de conteúdos ou informações.

Estes conteúdos podem ser e-books, newsletter ou cursos onlines gratuitos, porém, antes de serem oferecidos, eles sempre devem ser estruturados de acordo com os interesses de seu público-alvo.

O mesmo acontece com informações de produtos ou serviços, também devem estar relacionados à pesquisa do usuário. Caso contrário, o visitante deixará o site sem realizar qualquer ação.

Landing pages são ótimas para promover o negócio de sua empresa, pois, você pode obter dados de contato dos leads e traçar estratégias que os transformam em suspects.

Como você pode perceber, o segredo para vender mais são estratégias focadas nos interesses do seu público-alvo. Seu plano de marketing deve ter isso como objetivo principal.

Deixe claro as ações no site

De modo semelhante a landing pages, o CTA (call-to-action) é uma estratégia que se apresenta em uma chamada textual, visual e um botão de ação, com propósito de direcionar leads a suspects ou estes a prospects.

Há tantas estratégias para tornar um CTA efetivo que daria um artigo inteiro, mas por hoje ficaremos por aqui.

Se gostou destas dicas e gostaria de aumentar suas vendas no ambiente online mas não tem tempo para colocar tudo em prática, uma agência especialista em planos estratégicos de marketing, como a Agência Método pode te ajudar.

Entre em contato, preenchendo o formulário de contato no site.

Matheus Mascena

LinkedIn Administrador. Business Success na Método. Diretor de Negócios da CDL Jovem Natal que é a maior do Brasil com mais de 230 associados. Presta consultorias relacionadas a implantação, otimização da performance e transformação digital em operações de varejo e franquias. E também atua como mentor na área de marketing e mercado em Hackathons.

Deixe Seu Comentário

Your email address will not be published.

Atendimento por Whatsapp