Conheça os tipos de lançamentos e como eles podem favorecer o seu negócio

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Pessoas conversando sobre os tipos de lançamentos

Na era da tecnologia, contar com estratégias que possam auxiliar nas vendas de infoprodutos se torna cada vez mais essencial. Logo, para ter melhores resultados, um dos caminhos que podem ser seguidos diz respeito a inovar nas estratégias de marketing para lançar novos produtos. 

Uma das estratégias para lançar novos produtos, serviços ou os chamados infoprodutos é a fórmula de lançamento, que pode ser realizada de diversas formas. Ela corresponde a um método em que você pode lançar ofertas da sua empresa para que o público espere ansiosamente pelo dia do lançamento. Isso pode fazer com que sua receita aumente.

Sendo assim, se você pretende divulgar o seu infoproduto na internet, é necessário conhecer os tipos de lançamento existentes. Dessa forma, você vai descobrir qual é formato mais apropriado para o seu público.

Os lançamentos auxiliam no aumento da visibilidade e facilitam a decisão de compra do potencial cliente. Existem diversas formas de lançamento, e é preciso conhecê-los para poder lançar o seu produto ou serviço da melhor maneira.

Quer saber mais a respeito? Então continue lendo e entenda o que é a fórmula de lançamento, quais os tipos de lançamentos de produtos online e como eles podem favorecer seu negócio.

O que é a fórmula de lançamento?

A fórmula de lançamento é um metodologia que utiliza técnicas do marketing digital para a produção e lançamento de um produto digital ou infoproduto. Por meio dessa estratégia, é possível lançar infoprodutos de forma a captar leads qualificados para comprarem a oferta.

Essa metodologia foi desenvolvida originalmente por Jeff Walker nos Estados Unidos. Jeff é  referência do ramo do marketing digital em todo o mundo e trouxe a oportunidade dos marketeiros entenderem como aumentar suas receitas por meio do lançamento de produtos digitais.

O método foi adaptado para o mercado brasileiro por Erico Rocha, que com apenas um lançamento do curso, faturou R$ 10 milhões.

Com essa metodologia, é possível trabalhar alguns gatilhos mentais e estratégias de marketing que ajudam a despertar o interesse do consumidor em adquirir determinado produto digital ou serviço.

Assim, de acordo com esse método, você pode lançar ofertas para o público de uma forma eficaz, tornando-se autoridade em seu nicho e, consequentemente, gerando mais vendas. Para que isso ocorra, é preciso conhecer melhor as estratégias e tipos de lançamento de produtos.

Como funciona a fórmula de lançamento?

A fórmula de lançamento passou por diversas modificações ao longo do tempo, mas ela sempre teve como base o relacionamento para gerar vendas e trazer resultados. Assim, atualmente ela atua em duas frentes: por meio de treinamento online e eventos ao vivo. 

No treinamento online, existe uma área para os membros em que todas as aulas do curso e recursos são disponibilizados. Além disso, existe um espaço de interação e resolução de dúvidas, por meio de uma comunidade privada no Facebook.

A outra frente são os eventos da fórmula, que contam com a presença de diversos profissionais e donos de negócio que desejam ter êxito ao fazer um lançamento. Dessa forma, os inscritos podem contar com palestras de pessoas influentes no mundo do empreendedorismo

Quais são os 6 tipos de lançamento?

Antes de lançar seu produto para o público, é interessante fazer com que as pessoas tenham curiosidade sobre o que você está oferecendo. Pois, gerar essa expectativa é um dos principais fatores que movem o público.

Com isso, você consegue instigar a necessidade, para que o consumidor fique ansioso para adquirir o seu produto antes mesmo dele ser lançado. Para isso, existem técnicas adequadas a serem utilizadas.

Para saber quais os melhores tipos de lançamento para o seu produto, reunimos abaixo os seis tipos de lançamento mais usados para te auxiliar na hora de escolher aquele que mais se adéqua ao seu negócio.

  • Lançamento semente

O lançamento semente acontece quando o produto ainda não foi finalizado, ou seja, a empresa busca “plantar” a ideia na mente do público antes que eles possam adquirir o produto pronto.

Nesse tipo de lançamento, a empresa realiza uma pesquisa prévia para entender o comportamento do público, observar a receptividade dos consumidores e ajustar a persona para quem será destinado.

Sendo assim, ao entender melhor o mercado e as expectativas do público,o infoprodutor tenta estabelecer uma conexão com o público-alvo, construindo uma lista de leads, antes mesmo do investimento no produto.

Mas, apesar de ser um lançamento vantajoso por não ser necessário investir antes e conseguir conhecer o público com antecedência, é preciso ter cuidado. Pois, manter um público fiel até o dia do lançamento não é tarefa fácil, é preciso ter muito engajamento durante o processo.

 

  • Lançamento interno

O lançamento interno é considerado um dos tipos de lançamento que trazem o melhor retorno, pois é focado na base de contatos do produtor. Por isso, as chances de faturamento são maiores, uma vez que o público-alvo já conhece a sua marca.

Sendo assim, essa modalidade gera uma validação sobre a reputação da marca e aproxima a relação entre a audiência e o dono do infoproduto, aumentando as chances de adquirirem o produto.

Mas, esse tipo de lançamento também exige um maior esforço na criação de estratégias de conteúdo, como é o caso de vídeos, e-mails marketing e outros, para todas as etapas do lançamento.

 

  • Lançamento externo

Já o lançamento externo é um dos tipos de lançamento indicado para quem deseja expandir seu público por meio de parcerias com afiliados, produtores de conteúdo ou outros infoprodutores.

Ao utilizar técnicas do marketing de influência, nessa estratégia você entra contato com pessoas influentes para que elas se tornem parceiras na divulgação do seu produto em troca de uma comissão.

Logo, a escolha dessas pessoas deve ser feita com cuidado, pois deve existir uma coerência e compatibilidade do público. Por isso, é necessário fazer um estudo dos seguidores dos candidatos para verificar se é compatível com o do seu produto.

 

  • Lançamento relâmpago

Como o próprio nome indica, o lançamento relâmpago é um tipo de lançamento rápido: ele tem duração de 4 a 7 dias, e busca trazer essa ideia de uma oportunidade única, imperdível e que deve ser adquirida o quanto antes.

Essa modalidade de lançamento usa gatilhos mentais de urgência e escassez, para diminuir o tempo para a decisão de compra.

Vale destacar que, na maioria das vezes, esse tipo de lançamento é realizado por e-mail marketing para uma lista selecionada de pessoas, a partir de benefícios como descontos ou bônus exclusivos.

 

  • Lançamento perpétuo

Já o lançamento perpétuo é um dos tipos de lançamento que diz respeito a repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos.

Este lançamento contém inúmeras vantagens, como é o caso da economia de tempo e a possibilidade de automatizar o lançamento para todas as pessoas novas que entraram na sua lista de contatos.

Logo, por passar essa ideia de ser “atemporal”, esse produto pode ser disponibilizado outras vezes, sem ser necessário criar  materiais. Além disso, é uma ótima forma de manter um fluxo de renda constante, deixando o público consciente sobre a existência do que você oferece. 

 

  • Lançamento passariano

Já o lançamento passariano foi criado por Luiz Passari, após conhecer a Fórmula de Lançamento, de Érico Rocha. Entre os tipos de lançamento, esse é focado em atingir pessoas que já estão na sua lista de leads, mas que ainda não adquiriram o infoproduto. 

Sendo assim, esse tipo de lançamento funciona como um “empurrãozinho”, em que o infoprodutor vai entrar em contato com as pessoas e oferecer promoções exclusivas, por exemplo, para impulsionar a compra.

Qual é o tipo de lançamento ideal para cada empresa?

Agora que você já conhece os diversos tipos de lançamento deve estar se perguntando como escolher o lançamento ideal para o seu infoproduto e para a sua empresa, não é mesmo?

Como vimos, cada tipo de lançamento possui vantagens e desvantagens de acordo com o projeto, o público escolhido e o objetivo do infoproduto. Mas, se você ainda não começou a concepção do projeto, o indicado é começar pelo lançamento semente. Assim, você consegue informações de perfil do público alvo, preferências e uma base de e-mails.

No entanto, se você já tem um projeto pronto, o mais indicado é utilizar o lançamento interno, pois ele é a base para as demais modalidades e, se for bem-sucedido, poderá ser relançado continuamente.

Ainda assim, é importante analisar bem o que sua empresa deseja, qual é o seu público-alvo e o que você busca com o lançamento da campanha. Ao entender melhor os diferentes tipos de lançamento e como eles podem ser aplicados, fica mais fácil de entender qual modalidade deve ser utilizada em cada situação.

Conclusão

Viram como é importante conhecer melhor os tipos de lançamento? Pois, além de influenciar diretamente nas vendas, cada tipo de lançamento possui público e estratégias específicas.

É importante destacar que mesmo após o lançamento, é fundamental contar com uma estratégia de monitoramento para acompanhar o andamento do projeto e verificar se o retorno está sendo positivo.

Esperamos que tenham gostado do post e entendido como os diferentes tipos e modalidades de lançamentos podem favorecer seu negócio das mais diversas formas.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?