E-mail promocional para e-commerce: como conquistar o seu cliente

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
e-mail promocional

Não é de hoje que falamos sobre a importância dos e-mails e que sim, eles ainda funcionam nos dias de hoje. Existem diferentes tipos de e-mails para públicos e momentos diferentes, entender isso é super importante para sua estratégia de relacionamento com o cliente. Hoje, vamos falar do e-mail promocional. 

Uma das maneiras mais eficazes de conversar com um cliente ou potencial cliente é utilizar a estratégia de e-mail promocional, ou e-mail marketing, para uma base consolidada de leads, que devem ser nutridos com estratégias especiais. 

Entretanto, entender qual a melhor forma de aproveitar os benefícios desse canal de comunicação pode ser uma tarefa complexa.

Se você tem dúvidas do que são e-mails promocionais, de como fazer, qual a sua importância e como ser mais assertivo nessa estratégia, continue lendo este material, pois está imperdível!

O que é e-mail promocional?

E-mail promocional nada mais é que um e-mail de marketing escrito para seu público – sejam eles clientes, leads ou assinantes – com informações sobre uma promoção que você está realizando. Você pode criar e-mails de promoção para praticamente qualquer oferta que estiver executando, como:

  • Ofertas por tempo limitado;
  • Lançamentos de produtos;
  • Ofertas exclusivas para assinantes ou clientes;
  • Promoções sazonais ou de férias;
  • Novas ofertas de boas-vindas para assinantes / clientes;
  • Concursos e brindes;
  • Conteúdo gratuito como e-books, whitepapers, guias, infográficos e muito mais;
  • Quaisquer outras ofertas especiais, como compre um e ganhe outro, indique um amigo, cupons e códigos promocionais.

E-mails promocionais são eficazes porque, em primeiro lugar, o marketing por e-mail é altamente eficaz, porque:

  • 91% dos consumidores abrem seu e-mail diariamente;
  • 58% dos consumidores verificam seus e-mails antes de fazer qualquer outra coisa;
  • As marcas obtêm um retorno do investimento 42 vezes o valor que investem em marketing por email.

Em segundo lugar, todo mundo adora uma promoção. Então, quando você junta os dois, vê que e-mails promocionais são uma estratégia de marketing de sucesso, porque:

  • 68% dos millennials dizem que os e-mails promocionais influenciaram suas decisões de compra;
  • 76% dos assinantes de email fizeram compras a partir de uma mensagem de marketing por email.

O que você precisa saber antes de escrever seu e-mail promocional

Por mais eficazes que sejam as promoções por e-mail, você não pode simplesmente criar uma e esperar obter resultados. Existem algumas práticas recomendadas que você deve seguir, bem como alguns pontos específicos para e-mail promocional que devem ser considerados. 

Vamos começar com algumas etapas iniciais básicas a serem executadas antes mesmo de começar a escrever seu e-mail promocional.

Defina a oferta

Antes mesmo de começar a desenvolver seu e-mail você deve decidir qual é o assunto. O que você está oferecendo ao cliente? Quer se trate de um desconto por tempo limitado, e-book gratuito ou um programa de recompensas, tudo o que você estiver promovendo determinará como você criará o e-mail inteiro.

Objetivo da oferta

Agora que você sabe o que está ofertando, é hora de se perguntar por quê. 

Por exemplo, você pode estar oferecendo algum conteúdo gratuito para levar leads mais adiante em seu funil de vendas / marketing ou pode estar fazendo um webinar para lançar seu novo produto e gerar algumas vendas. Identificar seu objetivo ajudará a determinar a redação, a posição e o público do seu e-mail.

Segmente seu público

Enviar o mesmo e-mail promocional para todo o seu público não é recomendado, porque sua mensagem vai se diluir conforme você tenta atrair todos os leitores.

Em vez disso, envie o e-mail promocional para alguns selecionados ou segmente sua lista para que você possa entregar mensagens direcionadas para cada segmento. 

A maneira como você descreve a oferta para novos clientes que você está tentando mover em seu funil de vendas será diferente da maneira como você a descreve para os clientes existentes dos quais você está tentando repetir negócios. 

Conhecer o seu público de antemão permitirá que você escreva um e-mail mais eficaz.

Como escrever seu e-mail promocional

Depois de estruturar seu e-mail promocional, você pode começar a elaborar sua cópia e configurar o envio. As dicas abaixo irão ajudar a maximizar a taxa de abertura e a taxa de engajamento.

Foco no benefício da oferta 

O próprio corpo do e-mail promocional deve identificar claramente por que essa promoção é valiosa para o leitor e deixar claros os benefícios finais.

 O ideal é que o link de sua oferta leve os leitores a uma página de destino que descreve os recursos e os termos da promoção com mais detalhes.

Envio “humanizado”

Além da linha de assunto, o campo “de” pode ter um impacto significativo sobre se seus e-mails promocionais serão abertos, desconsiderados ou enviados para a lixeira. 

Em vez de usar o nome da sua empresa, use o seu (ou o nome de um colega de equipe) para adicionar um toque mais pessoal. As pessoas gostam de ler e-mails de outras pessoas, mas certifique-se de testar isso, pois as preferências variam de público para público.

Se você enviar o e-mail promocional de uma pessoa, inclua uma assinatura de e-mail atraente e profissional, com o nome e a função na empresa e, se aplicável, as informações de contato da empresa, identificadores de mídia social e uma foto. 

Isso adiciona um toque pessoal agradável aos seus e-mails promocionais e ajuda seus leitores a se sentirem mais conectados à sua marca.

Use links

Se você tem mais a dizer do que espaço em seu e-mail, evite incluir anexos. Em vez disso, inclua um link para seu site.

Revise

Isso pode parecer óbvio, mas é importante mencionar: verifique seus e-mails com erros de ortografia e gramática antes de enviá-los. Não importa o seu negócio, apresentar-se como profissional competente é importante.

Agora que você já sabe dessas estratégias, está na hora de criar e-mails promocionais mais assertivos e que vão garantir maiores taxas de conversão. 

Lembre sempre de tentar se conectar com o cliente em seus e-mails, use uma linguagem agradável e um layout caprichado, assim você consegue prender a atenção dele. 

Se você quer melhorar suas estratégias de marketing digital, continue olhando o nosso blog que temos diversos conteúdos para te ajudar!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?