6 itens que não podem faltar na loja virtual

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
não podem faltar na sua loja virtual

O E-commerce já apresentava expansão antes mesmo da pandemia da COVID-19. Mas devido ao isolamento social, as empresas correram para dar início às suas atividades digitais porque as vendas online tomaram uma proporção altíssima. Por isso a necessidade de aplicar de forma estratégica itens que não podem faltar na sua loja virtual.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com 1000 pessoas, revelou que durante a quarentena, 92% dos entrevistados fizeram compras online, e destes, 8% compraram pela primeira vez. Ainda no mesmo estudo, 61% das pessoas afirmaram que aumentaram a frequência de compras durante o período. Ou seja, o perfil do consumidor mudou, preferindo compras de forma rápida pelo meio digital. Então o e-commerce se tornou a alternativa mais segura e acessível ao público e uma alternativa para continuar a venda de muitas empresas.  

Então, atualmente a internet está repleta de lojas virtuais, marketplace e perfis comerciais em redes sociais, aumentando muito a  concorrência em diversas categorias. Por isso a necessidade de ter novas estratégias para atrair e firmar o público ao seu negócio. 

Com isso, listamos alguns itens e orientações do que não pode faltar na sua loja virtual para que se destaque dentre muitas outras. 

Se você quer saber quais são, continue lendo esse conteúdo.

Boa leitura! 

6 Itens que não podem faltar na loja virtual

1- Rapidez e organização no site da loja

Sites lentos e instáveis de navegação estressam o consumidor e fazem muitos desistirem de ver a loja e comprar. Então, é importante contratar um serviço qualificado para cuidar da otimização e suporte do site. 

Priorizar um design organizado também facilita que as pessoas explorem o site. Por isso é importante a divisão de categorias dos produtos, cores no site que transmitam harmonia, eliminar informações distrativas, usar tópicos e palavras em negrito nas postagens, fotos de alta qualidade, elementos gráficos que trazem autenticidade à loja, etc. No entanto, o mais importante é que as informações do seu site ou rede social sejam claras e que possam ser achadas com facilidade pelos usuários. 

2- Identidade criativa em redes sociais 

Primeiro, é indiscutível que sua loja precisa estar nas redes sociais, porque nelas há um número enorme de pessoas que navegam todos os dias, principalmente em facebook e Instagram, e com essa visibilidade, o reconhecimento da empresa pode aumentar muito.

Mas o ponto mais importante é que sua loja seja visualmente atrativa, trazendo uma identidade única, é nesse ponto que está a criatividade. Fica muito mais cativante ao público ver que a empresa tem um design diferente, uma história marcante, um nome simbólico, e principalmente, conteúdo de qualidade. 

Os internautas querem consumir além de produtos, mas também se sentirem próximos à loja. Então quanto mais conteúdo de qualidade e engajamento, mais o público-alvo vai se sentir parte, nutrindo relacionamentos, interesse e confiança na marca.

A plataforma VTEX conta com muitas possibilidades de personalização, dando muita disponibilidade de construir sua loja virtual da forma mais criativa possível.

3- Vantagens para conquistar o cliente 

Dificilmente uma pessoa se torna fiel em lojas virtuais, por isso, algumas estratégias podem ser feitas para cativar e valorizar os clientes. Uma sugestão é oferecer algumas vantagens:

    • frete gratuito: Deixa o cliente despreocupado de ter taxas a mais na compra.
    •  Sorteio: Oferece possibilidades de ganhar produtos e ainda aumenta a divulgação.
    • Descontos especiais em datas comemorativas: Em feriados já aumentam a procura por produtos, e ainda com desconto, as pessoas ficam mais influenciadas a comprar.
    • Brindes: Com brindes você consegue tanto ajudar na marca da loja (trazendo algo que tem a ver com a marca, como um bilhete, boton com a logo da loja etc), como também faz o cliente se sentir em uma experiência única com a loja.  

4- Um eficiente sistema de gestão 

No e-commerce existem diversas áreas que precisam de atenção e organização para o negócio prosperar, por exemplo, finanças, logística de processos, controle de estoque, gestão de marketing etc.

Assim, as empresas devem buscar as melhores ferramentas de gestão para conseguirem ter o domínio total da loja para formar estratégias futuras de marketing e ter conhecimento de tudo que está acontecendo. E a partir disso, aderir a um serviço especializado e eficiente em gestão de e-commerce. 

5- Atendimento seguro e rápido

Muitas pessoas ainda são inseguras sobre o comércio eletrônico, duvidando da segurança e estabilidade da empresa e do serviço. Por isso é importante disponibilizar informações para contato no site de e-commerce, como um endereço de e-mail, número de telefone, endereço do escritório ou da loja física etc. 

Além disso, outro mecanismo de contato muito utilizado hoje por muitas lojas é o chat online personalizado, abordando o público em tempo real, podendo responder perguntas frequentes, colher informações do público de interesse pela loja e resolver problemas mais simples. 

Por exemplo, a plataforma VTEX pode auxiliar muito nesse atendimento, porque tem uma ferramenta chamada “Omnichannel” que gerencia diversos pontos de contato com o cliente, tendo acesso a todas as vias de comunicação das vendas. 

6- Planejamento de Marketing

É primordial que o tráfego gerado e a exposição da marca se converta em resultados financeiros. Afinal, muitas das buscas que usuários fazem na Internet têm a intenção de comprar. Dessa forma, sua empresa precisa de boas estratégias de marketing para garantir esse retorno em vendas. 

Necessita formar uma marca forte (é falado mais sobre isso no ponto 2), aplicar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento da loja nos sites de busca, utilizar link building nos conteúdos da empresa, obter informações e características do seu público alvo, dentre outras estratégias. 

Algumas das técnicas citadas e muitas outras podem ser facilitadas com a ajuda da plataforma VTEX, que dispõe de muita qualidade, segurança, experiência em e-commerce e ferramentas completas para o crescimento do seu negócio. 

Quer saber porque a VTEX é a plataforma ideal para o seu comércio? clica aqui 

Gostou do conteúdo? Esperamos que você possa aplicar cada técnica e tenha muito sucesso na sua loja virtual.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?