Como montar uma campanha de vendas que converta muito!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
campanha de vendas

Como montar uma campanha de vendas que converta muito? Os passos fundamentais para isto, você encontra neste post.

As campanhas são verdadeiros incentivos, motivadores realizados por empresas para que em um determinado período o número de vendas cresça.

O desafio é trabalhar com dois públicos, o interno e o externo.

De um lado, você trabalha para o aumento do desempenho do público interno, sua equipe de funcionários. Isso acontece em diferentes níveis da organização, cada um com uma função clara para uma alta performance.

Por outro lado, você busca o engajamento do público externo, os consumidores. Para que eles se envolvam com a campanha e realizem as tão desejadas compras.

Para que isso aconteça, você precisa seguir alguns passos fundamentais. E assim, tornar a campanha de vendas um sucesso.

Baseado na nossa experiência em campanhas, listamos de forma prática o que você precisa fazer para elevar os ganhos financeiros da sua empresa:

Defina um tema para a campanha

Por essa você não esperava! Definir um tema? Pois é, isso é importante demais para que a sua comunicação gire em torno dele. Assim, o seu consumidor vai saber o motivo pelo qual você está realizando a ação.

Este ponto é totalmente voltado ao público externo, ao engajamento do cliente. E é bem simples, você só precisa deixar um motivo claro e aparente que não seja apenas aumentar as suas vendas. 

Pode ser uma queima de estoque para lançamento de uma nova coleção, aniversário da loja, semana do cliente, data comemorativa no calendário nacional ou local (neste caso, você pode lançar campanhas geolocalizadas para apenas uma determinada região ou estado). Enfim, as possibilidades são infinitas.

Existem aquelas datas que são fixadas no calendário nacional e todas as lojas fazem promoções e lançam suas campanhas de vendas ao mesmo tempo. Mas você pode ter as suas próprias datas de campanhas. Se diferenciando, assim, da concorrência.

Seja criativo na escolha e alinhe toda a comunicação em torno do tema.

Tenha um objetivo claro para a campanha de vendas

Não se põe no ar uma campanha sem antes traçar objetivos para ela. Como você iria fazer a mensuração dos resultados, se foi positivo ou negativo? Como você iria dar tarefas a sua equipe? 

Então defina um objetivo macro e micro objetivos. E não esqueça de tornar eles quantificáveis. Não pode ser algo genérico como “aumentar as vendas”, precisa ser bem direto como “vender 100 mil no mês”, por exemplo.

E esse tópico é totalmente voltado para o público interno. Por isso, trace metas para a equipe baseados nos objetivos a serem atingidos e faça um alinhamento. Eles são parte fundamental para que os objetivos sejam alcançados.

E traçar objetivos é parte fundamental para que a campanha de vendas seja um sucesso.

Estabeleça um tempo de duração para a campanha

Uma campanha não pode durar eternamente!

Ela precisa de um tempo de duração pré estabelecido. O ideal é que seja de 30 a 45 dias.

E por que não pode durar mais?

Porque a ideia de se fazer uma campanha é movimentar, criar uma energia durante um determinado tempo. Se demora demais para acabar, vai perdendo a força. O time de vendas esfria e o seu pconsumidor também.

É que o público interno vai entender que aquele é novo normal e vai entrando na exaustão. 

Já o público externo entende que não é um pequeno período de tempo em que ele precisa correr se quiser as super ofertas. Ele pode pensar: “tem todo dia. Eu posso deixar para comprar depois”. Aí você perde aquela urgência que uma campanha gera.

Defina uma premiação atrativa para a equipe

Definir uma boa premiação para a equipe é fundamental para o sucesso de uma campanha de vendas, pois é responsável pela motivação de todo o pessoal.

Olha, uma equipe desmotivada é certeza de fracasso. E se isso acontecer, não os culpe, a culpa vai ser toda sua.

A equipe precisa sentir que há algo de especial, que não vai ser como dias normais de vendas, que eles tem motivos para dar o seu melhor e ainda ir além.

Mas olha, defina prêmios que sejam do interesse da equipe, não da administração. Senão, vai ser um tiro no pé. 

E o mais importante: Dê premiação apenas para quem atingiu ou superou a meta, mas reconheça o esforço de quem deu o seu melhor e não conseguiu. Reconhecer o trabalho da equipe, mesmo dos que não conseguiram a meta, faz parte do trabalho. Só não premie eles por isso.

Faça uma grande campanha para o público interno

E como fazer isso?

Eleve o nível de envolvimento da equipe e o clima de alto astral. Gere ânimo! Isso pode ser feito através de reuniões de alinhamento.

Também através de e-mails diários com motivação e lembretes das metas do dia. Faça cartazes para pôr nos ambientes de trabalho das equipes presenciais.

Faça brindes, baratinhos mesmo, mas que vai trazer um super clima para a equipe, seja a que trabalha presencialmente, seja a que trabalha remotamente.

Enfim, seja criativo e faça barulho no período da campanha. Assim, você não deixa a equipe esfriar.

Faça uma grande campanha de vendas para o público externo

O que isso quer dizer?

Quer dizer que você tem que chamar a atenção do seu consumidor! Tem que fazer ela ser grande e atrativa. Isso inclui a sua base de leads e a atração de novos.

Você pode nutrir a sua base de leads através de e-mails personalizados para cada nível do funil. Inclui o uso de banners na loja virtual. Pode criar ainda uma landing page exclusiva para a campanha.

Vai ser fundamental o investimento em tráfego pago para ganhar visibilidade, atingir quem já é seu cliente e atrair novos. Isso pode ser através do Google ou Facebook ADS, por exemplo. Pode investir também em mídia off.

Se o seu e-commerce tem também loja física, invista em merchandising para chamar a atenção dos consumidores.

Invista pesado em marketing digital para levar a campanha para as suas redes sociais, escolhendo, é claro, aquelas que costumam dar mais resultados.

Mas tudo isso, se estiver dentro das suas condições, dentro do seu orçamento. Seja sempre realista para não prejudicar a saúde financeira do seu e-commerce.

Por que fazer uma campanha de vendas?

Criar uma campanha é muito importante para o seu e-commerce, pois toda empresa necessita de ações que gerem um aumento rápido nas vendas. E ela é uma excelente ferramenta para isso.

E neste conteúdo, você encontrou os passos fundamentais para criar uma campanha de vendas muito bem sucedida. É só seguir cada uma das dicas, trabalhando em cada uma com muita atenção e cuidado.

No mais, você vai precisar investir tempo e também dinheiro para pôr tudo em ordem. Mas vai colher os frutos do investimento.

Se você quiser saber mais sobre o mundo do e-commerce, siga navegando no nosso blog. Vai encontrar muitas dicas de ouro por aqui para implantar no seu comércio eletrônico.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?