Marketing de conteúdo para e-commerce: como implantar essa estratégia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
marketing de conteúdo para e-commerce

Quem tem um e-commerce sabe o quanto o planejamento estratégico é importante para o crescimento do negócio. Além disso, utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce é uma das grandes aliadas para trazer clientes ainda mais direcionados.

Apesar de ser uma ótima opção para diversos segmentos de negócio, quando falamos de e-commerce, o conteúdo mostra-se ainda mais importante no momento de conquistar o consumidor.

Afinal, em um cenário onde o digital faz cada dia mais parte da vida das pessoas e as lojas virtuais aparecem em peso, um conteúdo relevante pode ser decisivo para atrair o consumidor e adquirir sua confiança.

Com as estratégias certas de conteúdo, seu e-commerce poderá ficar no topo dos mecanismos de busca de forma totalmente orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar nada por isso, mas ainda assim com muito esforço e dedicação.

Quer saber como aplicar marketing de conteúdo para e-commerce? Então, continue lendo este material e veja todas as dicas que separamos para você.

O que é marketing de conteúdo para e-commerce?

Marketing de conteúdo é a forma de causar engajamento com o seu público-alvo e expandir a sua cartela de clientes por meio da produção de conteúdos que sejam relevantes e úteis para as pessoas de maneira a fortalecer mais a marca e gerar mais negócios.

Afinal, atualmente o público tem poder para escolher que tipo de conteúdo quer consumir, sobretudo na internet. Portanto, é muito mais conveniente atraí-lo por meio de um conteúdo que seja do seu interesse do que por uma propaganda que ele simplesmente pode ignorar.

Por que usar marketing de conteúdo para e-commerce?

Mais do que conseguir novos clientes, o marketing de conteúdo também ajuda a fidelizá-los. Afinal, as pessoas compram e voltam a comprar de quem é referência no seu segmento. 

Quanto mais conteúdos a sua empresa produzir, maior visibilidade online ela terá e isso aumenta a sua autoridade diante do público.

Aliás, marketing de conteúdo para e-commerce também ajuda o seu site a ter um melhor ranqueamento orgânico nos sistemas de busca. Hoje, para um site estar na primeira página do Google, não basta ter um layout bonito e um bom SEO.

Ele também precisa ser dinâmico, proporcionar uma boa experiência ao usuário e trazer conteúdos novos constantemente, o que pode ser feito por meio da produção de conteúdos.

Palavras-chave

Uma das principais técnicas de SEO para favorecer as buscas orgânicas do e-commerce é trabalhar sempre as principais palavras-chave.

Existem várias ferramentas de marketing digital que podem te auxiliar na definição das principais palavras que levam seu público até você pelos mecanismos de busca. Ou seja, o que as pessoas com o perfil de clientes da sua empresa mais buscam na internet.

Para simplificar, pense como um lead e tente entender os assuntos que podem despertar interesse em sua página. Mais do que isso, pense em como a pergunta seria feita no Google e além de procurar respondê-la ao longo de seus conteúdos, utilize-a como palavra-chave.

Blog

O blog é uma das principais ferramentas de marketing de conteúdo para e-commerce e várias pesquisas comprovam esta estatística. Segundo a pesquisa Content Trends, por exemplo, 43,2% dos e-commerces já utilizavam blogs como estratégia de venda.

Os conteúdos do blog devem ser postados periodicamente para ajudar a crescer os acessos orgânicos para o site através de assuntos de interesse. Por isso, os temas devem ser personalizados, relacionados ao negócio e relevantes para o perfil do público (persona).

Materiais ricos

Além de artigos que sejam interessantes para o seu público – que pode ser tanto o consumidor como aquela pessoa que, inicialmente, busca apenas conhecimento sobre a marca ou produto –, você também pode explorar os materiais ricos, como são conhecidos.

E-books completos são exemplos de bastante audiência, assim como webinars e infográficos. Todo e qualquer material que possa enriquecer os conteúdos para seu e-commerce devem ser explorados, até mesmo para atender demandas diferentes de seu público.

FAQ

O FAQ (Frequently Asked Questions) nada mais é do que um espaço no e-commerce para esclarecer as dúvidas mais frequentes. Isso ajuda no atendimento ao cliente de forma mais ágil, também.

Este é mais um tipo de conteúdo que você pode explorar para melhorar seus resultados para o e-commerce, oferecendo toda a segurança que o cliente precisa para fazer a compra com sua empresa.

Permaneça conectado com seus clientes e, ao descobrir possíveis dúvidas, atualize o FAQ para tornar o arquivo completo.

Isso também otimizará o tempo do seu SAC, agilizando questões relacionadas a prazo de entrega, trocas ou acompanhamento do pedido, por exemplo.

As respostas devem ser simples e informativas, mas se possível inove com vídeos e imagens que detalham ao máximo as informações.

Vídeo

Os vídeos também servem como estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce. Eles dão um ar mais jovem à empresa e mostram ao cliente que ele tem com quem contar.

Você pode gravar sobre as características dos produtos ou dicas de uso para se aproximar do público conectado à marca.

Gravações rápidas com clientes e parceiros também podem ser interessantes, assim como vídeos de bastidores que indiquem novidades. 

Este material é o que mais tem engajado o consumidor da internet atualmente e, além de ser usado na loja virtual, ainda pode ser compartilhado nas redes sociais.

Imagens

Quando o consumidor está realizando suas pesquisas no Google, além de informações, ele também busca boas imagens.

Junto com a descrição, as fotos são como os vendedores da sua loja virtual, pois é por meio desse conteúdo que o consumidor terá contato com o produto.

Por isso, é muito importante que as fotos também apareçam em destaque nas buscas. Para chegar a esse resultado, você também pode utilizar algumas técnicas de SEO. Confira as principais:

Além disso, claro, é necessário produzir imagens de boa qualidade, em que o consumidor possa verificar todos os ângulos do produto como se o visse pessoalmente.

Planeje cada conteúdo

O planejamento é essencial para cada um desses conteúdos que for produzir. Isso significa ter periodicidade no blog, atualização nas descrições de produtos e FAQ, vídeos recentes e estratégia em todos os conteúdos.

O ideal é elencar assuntos para explorar e realizar uma programação, como um calendário editorial, para te ajudar.

O conteúdo é o principal fator para levar ao e-commerce um público qualificado e interessado nos seus produtos e serviços. A ideia é, primeiramente, melhorar o tráfego e o engajamento de leads, para depois convertê-los em clientes e fidelizá-los.

E então, gostou dessas dicas de marketing de conteúdo para e-commerce? Com produtos e informações de qualidade, a sua loja irá vender ainda mais!

Fale agora com um de nossos especialistas e dê início ao marketing de conteúdo para e-commerce!

 

FALAR COM ESPECIALISTA!

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?