Checklist: O que fazer para triplicar as vendas no seu e-commerce

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
vendas no e-commerce

Você já tem o seu comércio eletrônico estruturado, mas o que precisa mesmo é saber o que fazer para triplicar as vendas no seu e-commerce?

Ter um negócio digital não é diferente do negócio físico, no que diz respeito à busca constante por novos clientes e por vender sempre mais. Afinal o que todo mundo quer é crescer o seu faturamento.

Mas só alguns conseguem esse crescimento. E o que separa os que alcançam dos que não, é saber a coisa certa a se fazer. 

Neste post você vai ter acesso a um checklist para pôr em prática, e conseguir triplicar as vendas do seu e-commerce. Siga lendo!

Construa uma presença digital forte

Sua empresa precisa estar em todos os lugares!

Ter uma loja virtual não é o suficiente.  Você tem que saber onde está o seu público e ir para lá também. Seja no linkedin, facebook, Instagram, Youtube, TikTok, entre outros.

“Nossa, mas é muito difícil estar em todos os lugares assim!”, você pode estar pensando. Realmente é. Não precisa estar em todas as redes sociais, mas se você não estiver em vários lugares, pode não ter o alcance, a visibilidade e conseguir gerar uma atração como deseja.

Estar em muitos lugares traz uma imagem positiva diante do cliente, ele se sente confiante e seguro.

Então a saída é crescer o seu setor de comunicação de marketing ou terceirizar o serviço para dar conta. É um investimento que vale a pena, pois vai te ajudar a triplicar as vendas do e-commerce. Mas se isso ainda está fora da sua realidade, temos uma dica.

Não sofra colocando toda a sua energia em todas as redes sociais existentes. Mas esteja nas principais delas. Certifique-se que está com um perfil em ao menos três redes sociais. Este é um valor considerável para que os seus clientes te encontrem mais facilmente.

Depois escolha a principal de todas, aquela que se encaixa melhor para o seu nicho de mercado e que tem o maior engajamento do público. Nesta você vai depositar toda a sua energia. Nela você vai manter uma constância implacável.

Enquanto nas demais redes, você pode apenas ir alimentando em dias espaçados, para que se mantenham vivas. Pois elas nunca podem parecer abandonadas.

No mais, mantenha-se ativo na rede. O seu negócio é digital, e as pessoas também são cada vez mais digitais

Vá além das redes sociais

Estar nas redes sociais não é tudo, vá além delas!

Construir a autoridade do seu negócio toda no terreno dos outros é uma furada. A Rede social tem dono e ele não é você. Então sempre estará à mercê das vontades daquela rede específica.

Então, esteja lá, mas sem deixar de ter um terreno todinho seu. 

O que queremos dizer com isso? Mantenha o seu site institucional sempre atualizado e um blog para se relacionar com seu cliente. 

Isso constrói uma relação mais sólida, se alinhado a uma estratégia. O que é um fator importante para conseguir triplicar o número de vendas dentro do seu e-commerce.

Esteja em marketplaces para triplicar vendas do e-commerce

Para um e-commerce conseguir crescer em números, precisa buscar alternativas lucrativas para isso. E o uso do marketplace é uma delas.

Ter a sua própria loja virtual não impede você de buscar mais.

E por que o marketplace é tão fundamental para que eu triplique as vendas do meu e-commerce? Porque você estará pegando para si a fama que ele já tem. Além de se beneficiar de anúncios que a própria plataforma faz.

Entenda que as pessoas vão fazer buscas nele por já terem uma relação estabelecida ou por terem sido atraídas por anúncios, então por lá ela te encontra e realiza uma compra.

Essa pessoa certamente é alguém que nunca se relacionou com sua empresa antes, senão ela estaria realizando essa compra na sua loja virtual própria, e não no marketplace.

A partir daí, ela passa a ter uma relação com você que pode chegar até a se estender por mais tempo. E isso não acontece apenas uma vez, mas por várias vezes, com vários clientes diferentes, de regiões diferentes do país.

Muito bom não é?

Invista em uma agência especializada para as suas campanhas de tráfego

Investir tempo e dinheiro em tráfego é fundamental para alcançar mais clientes e gerar conversão em vendas. Pois não basta ter uma linda loja virtual e bons produtos, se você não atrai público para ela.

Mas olha, para criar campanhas de tráfego requer um conhecimento específico, então contrate uma agência especializada para isso ou veja o seu dinheiro indo embora.

Profissionais especializados nessa atração de clientes, seja paga ou orgânica, são fundamentais para o aumento das vendas dentro do seu e-commerce.

Foco na conversão para triplicar as vendas no e-commerce

Tenha a certeza que a sua loja está focada em conversão!

Como assim?

Vamos te explicar melhor. É super indicado que uma loja virtual esteja se utilizando de técnicas de CRO, que é uma sigla para “otimização da conversão”. Esta é uma técnica usada para aumentar o número da taxa de conversão de um site.

A implementação de técnicas de CRO é bem simples, mas traz grandes resultados. Isso porque muitas delas são leves inclusões e pequenas alterações do que já está na sua loja virtual.

Veja algumas otimizações que podem ser feitas para te ajudar a triplicar as vendas do seu e-commerce:

  • Usar imagens de qualidade;
  • Descrição detalhada dos produtos;
  • Usar um campo de busca dentro da loja;
  • Adequação ao mobile;
  • Preço com fácil visualização;
  • Botões de compra bem visíveis e destacados por cores ou tamanhos;
  • Banners atrativos;
  • Tempo curto de carregamento de páginas.

É bem importante também verificar se existe alguma página dentro do seu site dando problema. Isso pode te fazer perder vendas. Então, navegue pela loja como se fosse um cliente, assim você poderá identificar diversos erros que podem estar sendo cometidos.

Dê foco aos seus principais produtos para triplicar as vendas no e-commerce

Se você tem um catálogo extenso, sabe que não dá para dar foco em todos ao mesmo tempo. O que precisa fazer é dar um espaço de maior visibilidade aos seus principais produtos.

Assim você se concentra naqueles que fazem o seu e-commerce crescer.

E como fazer isso?

Primeiro, descubra quais são estes produtos. Veja quais tem maior busca e saída, ou maior ticket. E então, dê literalmente um lugar de destaque para eles, colocando-os na primeira página da loja. Apresente-os em banners. Coloque-os como sugestão de compra. Entre outras coisas.

Se você faz isso, está trilhando o caminho para triplicar as vendas, pois estará potencializando o seu “carro-chefe”.

Esteja nos comparadores de preços

Comparadores de preços, são aqueles sites que literalmente comparam os preços de diversos e-commerces para que o cliente escolha o que mais lhe agrada.

Exemplos deles são:

Isso te dá visibilidade todas as vezes que alguém procura pelos produtos que você vende. E pode até parecer uma coisa bem simples, mas é uma forma de ser encontrado pelo seu cliente mais facilmente.

Proporcione uma experiência omnichannel ao seu cliente 

Não cansamos de falar que usar como estratégia de vendas a experiência omnichannel é fundamental para um e-commerce crescer. É algo relativamente difícil de ser colocado em prática, mas realmente necessário, pois proporciona uma experiência incrível para o cliente.

O Omnichannel trata-se de uma abordagem de vendas que integra todos os canais do negócio, ou seja, todos os pontos de contato entre o seu negócio e o consumidor.

Leia mais em: Omnichannel no e-commerce: entenda a importância dessa estratégia.

Tenha bons produtos

Muita gente esquece que a chave para vender cada vez mais, também é ter bons produtos. 

Investir em tráfego, aplicar técnicas de otimização da conversão, utilizar estratégia omnichannel, estar em sites de comparação de preços ou marketplaces, e no fim levar a um produto ruim, não faz o negócio crescer.

Isso porque quem pesquisa pode nem sequer iniciar a comprar. E quem comprar não vai querer voltar e ainda pode culminar em inúmeras reclamações públicas.

Então o segredo para triplicar vendas do seu e-commerce, além de tudo que já citamos acima, é oferecer qualidade.

 

Agora você já sabe o caminho para triplicar o seu faturamento. Não é um passe de mágica! É trabalho árduo aliado a investimentos e bons profissionais. Então se você precisa de ajuda nessa jornada de crescimento, não hesite em nos contatar.

Fale com um de nossos especialistas.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?