Como preparar o seu e-commerce para a Black Friday: confira 7 dicas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
e-commerce para black friday

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano, tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas. Ela, aliás, também tende a antecipar as compras de Natal.  Para isso, é preciso reparar o seu e-commerce para a Black Friday.

Participar da Black Friday não significa sair dando descontos e esperar que os clientes apareçam em grande número. Na realidade, tudo precisa ser bem pensado, inclusive as ofertas, para que você tenha lucro real e não gere uma experiência de compra negativa em seu cliente. 

Pensando em te ajudar, produzimos este conteúdo com 7 dicas para preparar seu e-commerce para vender mais na Black Friday.

Este é um material que você não pode deixar de ler. Acompanhe!

Faça pré-campanhas

Em vez de esperar o dia da Black Friday para apresentar as ofertas aos clientes, é interessante antecipá-las, dessa forma é possível estudar e conhecer o mercado.

Além disso, a antecipação é um dos melhores gatilhos mentais. Apresentar algumas ofertas de maneira antecipada aos consumidores é uma boa maneira  de aumentar sua base de clientes. Afinal, quem não se sente atraído por uma promoção?

Esse tipo de ação pode render mais lucros e visibilidade para o seu e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para potencializar as compras no dia da Black Friday.

Existem diversas estratégias que você pode adotar nas pré-campanhas. Mas, é importante colocar as ações em prática no período mais próximo à Black Friday. Assim, seus clientes vão associar as ofertas à data.

Prepare seu site

Várias empresas investem muito em suas campanhas de marketing em preparação para a data, porém, deixam a desejar em um dos itens mais importantes para garantir vendas online: seu site.

Durante a Black Friday é comum que as lojas virtuais que participam do evento alcancem picos de tráfego muito grande. Assim, se o site não contar com um serviço de hospedagem que suporte uma boa quantidade de visitas, problemas como lentidão e páginas fora do ar podem acontecer.

Portanto, certifique-se quanto ao funcionamento do seu site semanas antes da Black Friday e considere melhorar seu plano de hospedagem. Garanta que suas páginas não tenham links quebrados, assegure que todas as imagens estão carregando rapidamente e confirme o funcionamento do sistema.

Além disso, prepare sua equipe de TI para oferecer o suporte necessário durante todo o período comercial.

Ofereça descontos que valem a pena

O termo “Black Fraude” se tornou popular porque algumas lojas usaram a data para ganhar vantagem e enganar seus clientes com descontos falsos ao aumentar o preço de produtos antes da Black Friday.

No entanto, hoje os consumidores estão mais exigentes. Segundo o levantamento feito pelo Think With Google em 2018, 94% pesquisam sobre produtos desejados antes de comprar.

Ou seja, se uma loja está tentando maquiar o desconto oferecido, existem grandes chances de que consumidores notem este comportamento através de suas pesquisas em comparadores de preços e evitem fechar negócios com estas lojas.

Por tanto, ofereça descontos atraentes e reais para que suas vendas sejam um sucesso.

Prepare o estoque 

Com vários descontos, promoções e outras ações das lojas durante a Black Friday, é normal que isso gere muita demanda. 

Por isso, é muito importante preparar o estoque para que o seu e-commerce seja capaz de suprir todos os pedidos que receber.

Uma boa estratégia é focar em quantidade ao invés de variedade. Isso porque, na Black Friday, o maior diferencial é oferecer grandes descontos. Porém, sabemos que não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.

Antes de sair comprando mais produtos, avalie quais terão mais demandas na hora de ofertar aos clientes.

Portanto, escolha um produto que saiba que é competitivo para oferecer os maiores descontos. Sabendo que essa mercadoria já vende bem em condições normais, a tendência é vender ainda melhor com o desconto.

Uma outra opção é selecionar os produtos que estão parados em estoque e dar descontos maiores, assim tem a oportunidade de vendê-los.

Invista em atendimento

Bom atendimento, agilidade no retorno ao cliente, boa reputação perante o consumidor, são alguns dos fatores de grande importância em uma campanha onde praticamente todo o comércio estará com descontos atrativos.

Ao preparar o seu e-commerce para a Black Friday, é preciso criar uma jornada completa. Ou seja, precisa pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente.

Crie um relacionamento próximo com  a sua persona: saiba o que a agrada e o que fazer para fidelizá-la a cada compra.

Além de cupons e brindes para fidelizar sua base de clientes, você deve estar pronto para resolver qualquer tipo de problema que possa aparecer para o consumidor.

Se, por um lado, uma ótima experiência de compra faz com que as pessoas queiram retornar ao seu e-commerce, uma ruim faz com que não queiram mais comprar seus produtos.

A comunicação entre os canais de venda deve ser aberta e disponível, a fim de tirar dúvidas e também dar mais detalhes sobre os produtos. Além das vendas, a Black Friday é também uma oportunidade de atrair o cliente e conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência.

Ofereça o recurso de listas de desejo para seus consumidores

Esta é uma estratégia simples, porém, muito efetiva. Convide as pessoas para criar listas de desejos com os produtos que elas desejam comprar. Desta maneira, elas podem monitorar os preços e fechar negócio caso uma boa oferta apareça.

A jogada interessante é monitorar as listas de sua base de clientes para conferir quais são os itens mais comuns nas listas de desejo. Desta maneira, você pode oferecer bons descontos especificamente nestes produtos para impulsionar suas vendas.

Aproveite a oportunidade para enviar e-mail marketing avisando sobre as ofertas e garanta um número expressivo de compras online.

Caso sua loja virtual não conte com este recurso básico, mas você deseja obter resultados expressivos de vendas, talvez seja a hora de começar a utilizar ferramentas de venda online para que seu negócio não fique para trás da concorrência.

Atue com marketing digital

Não adianta oferecer a melhor experiência, os melhores descontos e produtos se ninguém souber da existência da sua loja e das suas ofertas.

Por isso, um dos fatores mais importantes na preparação do seu e-commerce para a Black Friday é o planejamento das ações de marketing digital. Afinal, é na internet que as pessoas mais procuram por produtos e descontos.

Na Black Friday, uma ação que pode dar resultados é a de remarketing para quem já comprou de você. Afinal, vender para quem já é cliente é mais fácil do que conquistar novos consumidores.

Tenha sempre em mente a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou Whatsapp, por exemplo, algo que funciona muito bem é segmentar as mensagens.

Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.

Planejar a Black Friday no e-commerce é imprescindível. A data também é uma oportunidade para converter consumidores em clientes e fortalecer sua marca no mercado. 

Seguindo essas dicas e preparando o seu e-commerce, as chances de vendas são maiores. Planeje-se e faça uma boa campanha! 

Se você já entendeu o que se deve fazer e precisa de ajuda. Fique tranquilo, nós podemos te ajudar! Entre em contato agora com nosso time de especialistas em e-commerce e marketing digital.

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?