Banners para e-commerce: como criar um que converta?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Banners para e-commerce

Há muito tempo falamos sobre a importância de investir em um layout intuitivo e atraente para o seu e-commerce, pois isso faz parte das estratégias para atrair mais clientes. Além disso, uma outra estratégia que deve ser bem explorada são os banners para e-commerce e, é sobre isso que vamos falar hoje. 

Bons banners para e-commerce podem fazer toda a diferença entre uma venda ou uma fuga do cliente. Muito se discute sobre a real efetividade dessa peça, mas não dá para negar que, sempre que bem elaborado, funciona muito bem, pois é a página com mais destaque, portanto, carrega o impacto direto nos visitantes.

Sabemos que criar uma peça dessa não é tão simples como parece para alguns negócios, principalmente sem a ajuda de um designer profissional. Isso sem mencionar que nem sempre há orçamento disponível para pagar por esse serviço.

Outro ponto é que os banners para e-commerce precisam ser assertivos para atrair a atenção dos clientes e assim, convertê-los em vendas

Assim, neste post vamos dar algumas dicas valiosas de como você mesmo pode produzir os banners para e-commerce e deixar sua loja ainda mais bonita e chamativa para conquistar muitas vendas

Então, se você quer saber, continue lendo este conteúdo! 

Boa leitura! 

Banners para e-commerce

Você sabe qual é a função do banner na loja virtual? Ele serve para comunicar uma mensagem para os consumidores que estão navegando no site. Pode ser um aviso sobre queima de estoque, lançamentos, novas parcerias e assim por diante. 

Para que esse banner cumpra sua função, precisa estar alinhado com todo o design do e-commerce. Além disso, é fundamental que a linguagem seja a mesma adotada em outros canais de comunicação, como redes sociais e newsletter. 

Tipos de banners para e-commerce

Os banners para e-commerce podem ser posicionados em diferentes lugares do site e, da mesma forma, podem ter diferentes formatos. Tudo isso contribui para a personalização da sua loja. Mas como o formato do banner influencia na comunicação do e-commerce

Em cada modelo, o texto e as imagens devem ser equilibrados de maneira diferente, evitando sempre que a composição fique sobrecarregada e poluída. Afinal, o objetivo é que o consumidor leia a mensagem e acate à chamada de ação.

Conheça agora os diferentes tipos de banners para e-commerce: 

  • Quadrado: ideais para serem posicionados nas barras laterais esquerda ou direita do site, ocupando espaços vazios para comunicar mensagens rápidas ou compartilhar frases sobre o propósito do negócio;

  • Retangular: mais usados para o topo do site, divulgando mensagens importantes sobre promoções, lançamentos, parcerias, etc. Nesse tipo de banner é possível incluir mais texto do que nos banners quadrados, cuja mensagem deve ser rápida;

  • Vertical: podem ficar na barra esquerda ou direita da loja virtual. Esse tipo de formato exige uma disposição estratégica do texto, que precisa ser curto, pontual e assertivo. As imagens para esse formato também devem ser bem pensadas;

  • Horizontal: o formato facilita o uso de imagens e permite que o texto seja um pouco mais extenso que o banner vertical. Mesmo assim, deve ser usado com estratégia. 

Criando banners para e-commerce

Foque na mensagem 

Muitas informações em banners para e-commerce podem deixar a mensagem confusa e pouco legível, fazendo com que seu público não entenda o anúncio. Com isso, diminui o interesse dos usuários e também a taxa de cliques e conversão.

Por isso, coloque apenas o que for realmente relevante para aquele momento. Deixe bem explícita a comunicação que pretende passar ao usuário, pois isso torna tudo mais amigável e legível.

Se você está trabalhando o banner para uma campanha específica, foque na mensagem desta campanha, nada de misturar tudo em um único banner. Direcione o  público para o lugar certo. 

Invista em imagens

Usar imagens de alta qualidade é fundamental, seja ela de um produto seu ou apenas para ilustrar o banner para e-commerce. Afinal, ela será a primeira coisa que o consumidor verá antes de ler as descrições.

Muitas vezes, as imagens substituem várias frases de texto e são mais efetivas.Além disso, fotos com boa resolução passam mais credibilidade e mostram ao seu cliente que você se preocupou com os detalhes. 

Como a maioria das imagens da internet têm direitos autorais, escolher a certa fica mais fácil se for utilizado algum banco gratuito, como:

  • Pixabay: permite o encontro de fotos, ilustrações, vetores e, inclusive, vídeos;
  • Unsplash: tem belas imagens para vários segmentos;
  • Pexels: há uma vasta gama de fotos para qualquer objetivo legal;
  • Life Of Pix: ideal para quem quer imagens em alta resolução;
  • SplitShire: todas as fotos são em HD e o melhor, facilmente encontradas através de filtros.

Faça testes

Dificilmente você vai acertar de primeira, por isso, faça testes. Crie dois designs diferentes e deixe uma semana cada um para ver qual converteu mais. Assim, gradualmente você vai identificar qual a seleção mais adequada que melhor conversa com seus clientes.

Também, faça algumas variações no texto, usando chamadas e subtítulos diferentes. Assim, você pode avaliar em conjunto o tom de voz e a linguagem que mais convertem em ações.

Adicione uma chamada para ação

Os CTAs (Call to Action, ou chamada para ação) são muito importantes para levar o consumidor até a página de conversão. É essencial colocar um link para conhecer o produto apresentado.

Por isso, não se esqueça de inserir um botão na imagem para direcionar a uma página específica conforme o objetivo da peça. Lembre-se de manter a expectativa de quem visualizou e dê as informações corretas após o clique.

Use as ferramentas certas

Existem diversas ferramentas gratuitas para criar suas composições facilmente. Com elas, você mesmo pode produzir os banners para e-commerce conforme suas necessidades, mas é preciso escolher as melhores, como:

  • Canva: um dos editores mais famosos, conta com uma versão para dispositivos móveis e desktop. Ele, apresenta uma versão gratuita mediante um cadastro. Todos os modelos são editáveis, portanto, é a ferramenta preferida dos designers amadores;
  • Adobe Spark: assim como a primeira opção, o Adobe Spark tem muitos templates personalizáveis e funciona na mesma lógica. O seu diferencial está na possibilidade de alterar a posição dos elementos sem que ele se desconfigure e precise refazer o trabalho;
  • BannerSnack: similar aos demais, o BannerSnack tem as mesmas funcionalidades e se difere na possibilidade de mudar os tamanhos e layouts a partir de um único banner criado. Isso sem contar que ele trabalha com edição em camadas, o que confere mais personalização.

Assim, com essas dicas você já pode criar bons banners para e-commerce. Como dissemos, faça testes e encontre a linguagem que melhor conversa com seu público. Com o tempo você vai sendo cada vez mais assertivo, e fará muito sucesso com seus visitantes.

Portanto, se lembre, há poucos segundos para conquistar a atenção do consumidor, por isso pense bem na hora de criar. Fazer um estudo de como a concorrência vem trabalhando também é muito válido para acelerar esse processo de acerto.

Sobretudo, a ajuda de um profissional da área faz toda a diferença, por isso, se você precisa de ajuda. Fale com nosso time de especialistas, eles estão prontos para te auxiliar e alavancar o sucesso do seu e-commerce.

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?