Descubra como atrair clientes no seu e-commerce e aumentar suas vendas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Atrair clientes

Já não é mais novidade que o e-commerce é um dos mercados que mais crescem no mundo, mas, na prática, diversas empresas que apostam nesse modelo de negócio ainda não sabem como atrair clientes. 

E isso pode ser perigoso, pois, se você não sabe como atrair clientes, com certeza você está perdendo vendas. O fato de apenas ter uma loja virtual não te garante vendas, é necessário criar estratégias para que ela seja vista e, consequentemente, atrair clientes. 

Para isso, existem algumas ações como, criação de conteúdo e otimização do SEO, que são capazes de trazer visibilidade para seu e-commerce e assim, atrair clientes mais com potencial de compra.

Por isso e para te ajudar, fizemos este conteúdo com as estratégias mais eficientes do mercado para atrair clientes e alavancar suas vendas.

Então, se você quer saber quais são essas estratégias e atrair mais clientes, continue lendo. 

Boa leitura! 

Presença nas redes sociais

Parece clichê e até ultrapassado, mas esse é um ponto fundamental para qualquer negócio. Uma empresa que não está presente nas redes sociais é como se não existisse. Pois, grande parte das pessoas buscam nas redes sociais referências sobre uma marca. 

Mas não basta apenas ter um perfil e não postar nada ou então fazer postagens somente de produtos. É preciso criar audiência, e uma audiência interessada no que você vende. 

E, para isso, as postagens devem ter conteúdos relevantes para os usuários, de forma que eles se sintam nutridos com informações interessantes. Redes sociais com bons conteúdos criam autoridade no mercado, destacam a marca da concorrência, além de aproximar a empresa do seu público.

Assim, quando sua audiência pensar em comprar um produto que você vende, irá logo pensar em você, pois percebe o quanto a sua marca entende daquele assunto.

Produção de conteúdo

Criar conteúdo de qualidade é um diferencial no mercado e um blog é um ótimo recurso para atrair clientes no médio e longo prazo. Isso porque, com esses conteúdos, você consegue buscar ranqueamento para diversas palavras-chaves distintas e associadas ao seu segmento.

Esse ranqueamento faz com que seu site seja cada vez melhor reconhecido pelo público, de modo que até seus anúncios podem ficar mais baratos.

Mas, para o blog funcionar, você não pode esquecer de alimentá-lo regularmente com assuntos relacionados aos produtos que seu e-commerce vende.

No blog da Método, por exemplo, nós focamos em criar conteúdos que ajudem pessoas que querem abrir um negócio online. Assim, nós nos aproximamos de quem se interessa por esse tipo de conteúdo e que são clientes em potencial dos nossos produtos.

Estratégias de SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam o seu site para que ele apareça nas primeiras posições de sites de busca. Isso porque a maioria das pessoas não passam para a próxima página de pesquisa, elas querem encontrar o que buscam na primeira página.

Dominar esse tipo de técnica leva bastante tempo, porque considera itens on e off page. Mas é possível fazer. Se preferir, também pode contratar uma agência especializada no assunto.

Essa é uma estratégia de médio e longo prazo. Mas, quando bem feita, o resultado valerá o tempo de espera, porque é um tráfego gratuito que você consegue para seu site.

Links patrocinados

Links patrocinados são aqueles resultados de busca que aparecem com a palavra “anúncio” em sites como o Google. Eles aparecem antes mesmo dos resultados orgânicos (gratuitos) que mencionamos anteriormente, quando falamos de SEO.

Os links patrocinados são uma ótima estratégia para atrair clientes no seu e-commerce, mas o investimento pode ser alto, dependendo da palavra-chave que quer anunciar. Quanto mais disputada for uma palavra, mais cara ela fica.

Portanto, é preciso estudar bem as vantagens, desvantagens e o quanto você pode mexer no orçamento sem que isso prejudique o seu negócio.

Trabalhe o remarketing 

Sabia que a cada 100 pessoas que entram na página do seu produto, apenas três compram? Esta é uma média das lojas no Brasil que deixa clara a importância do remarketing.

O remarketing é uma das boas e velhas estratégias que funcionam de verdade. A ideia é impactar novamente alguém que, por alguma razão, chegou ao seu site ou interagiu com um conteúdo, mas não comprou nada. Com esta ação, você tem a oportunidade de tentar atrair esse cliente novamente para a sua loja virtual.

Existem várias formas de aplicar essas estratégias. É possível realizar pelo Pixel do Facebook ou pelo Google Ads, que são ferramentas que monitoram ações de usuários dentro de plataformas e sites.

Crie “urgências”

As promoções no estilo Black Friday, ou seja, com prazo bastante curto para acabar, podem atrair clientes e aumentar incrivelmente as vendas no e-commerce. A sensação de urgência faz com que os clientes busquem as vantagens, com uma percepção quase desesperadora, para não perder de jeito nenhuma aquela oportunidade.

Para que isso aconteça, dê ênfase aos prazos das promoções, reforce que os produtos podem estar acabando. O aviso “apenas x peças restantes” também é eficiente. Se possível, utilize um contador de tempo ou um relógio ao lado dos produtos.

Envie e-mail marketing

Uma das estratégias mais usadas no e-commerce e uma das mais eficientes. Esse tipo de ferramenta atrai mais visitas para a sua loja, pois incentiva aquelas pessoas que já compraram de você ou que tiveram contato anterior com a sua empresa a voltarem a visitar sua loja.

Uma das melhores formas de conseguir o e-mail do cliente é pedindo que ele preencha um formulário para receber algum tipo de produto, desconto ou informação mais aprofundada.

Por exemplo, você pode oferecer um ebook com informações mais detalhadas sobre algum assunto que ele está procurando.

Porém, tome cuidado para não pressionar o cliente. Você precisa criar vínculos aos poucos, enviando informações úteis, assunto que ele está interessado em saber. Se, nos primeiros e-mails, começar a enviar ofertas e produtos, provavelmente ele vai ter vontade de sair correndo.

Embora o e-mail marketing seja uma ferramenta importante, é preciso bom senso.

Cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto é uma estratégia que pode atrair clientes no seu e-commerce e alavancar suas vendas.

Esses cupons podem ser ofertados na primeira compra, por exemplo, assim você consegue quebrar a barreira inicial de compra e mostra para ele que sua loja vale a pena. Depois, pode incentivar novas compras por e-mail marketing, por exemplo.

Tenha um e-commerce de sucesso para atrair clientes

As dicas que te demos, se colocadas em prática, aumentam muito as chances de você atrair clientes e alavancar suas vendas. Além disso, podem ajudar na construção da reputação da empresa e fazer a sua marca se tornar referência no nicho.

Mas lembre-se: essas estratégias devem estar alinhadas com os objetivos do seu negócio. Uma boa análise e planejamento são fundamentais para que você não gaste dinheiro e energia à toa.

Quer ter um e-commerce de sucesso e atrair clientes?

Nós, da Metódo, te ajudamos. Entre em contato com nossos especialistas e tenha um e-commerce de sucesso. 

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?