Algoritmo do Instagram: descubra como aumentar o seu engajamento

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
algoritmo do instagram

Todo mundo vive tentando se adaptar ao algoritmo do Instagram para descobrir como aumentar o seu engajamento. Isso acontece, porque esta é uma rede social que tem um papel essencial em uma estratégia de marketing.

Esta plataforma tem uma relevância muito grande entre diversos nichos de mercado, isso é um fato. Então buscar usá-la da melhor forma, com o maior desempenho possível, é fundamental.

O Instagram, no Brasil, tem mais de 90 milhões de pessoas ativas por dia, entre pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, é um lugar de grande encontro no digital.

É uma vitrine para a sua empresa e para os seus produtos. Mas nem todo mundo sabe bem como utilizá-la ao seu favor.

Por isso, neste conteúdo, vamos te apresentar tudo sobre o algoritmo do Instagram, para que você use ele de forma assertiva. Porque mesmo que você tenha a sua loja virtual em perfeito funcionamento, o Instagram pode fazer grande diferença nas suas vendas.

O que é o algoritmo do Instagram?

Certamente você já ouviu este termo antes, mas talvez fique se perguntando: O que é mesmo?

O algoritmo é como se fosse os critérios que a rede estabelece para que uma publicação tenha um bom desempenho. Ou seja, se uma publicação está no padrão, ela alcança mais contas de pessoas na rede.

É uma inteligência artificial que seleciona aquilo que, segundo os padrões programados, é mais relevante para cada usuário. Ele seleciona o que aparece na linha do tempo das pessoas, conforme julgue atrativo para ela. 

Simples assim! Na verdade, não é tão simples quanto parece. Mas vamos te ajudar a entender melhor e assim fazer o seu Instagram performar bem mais.

Como funciona a linha do tempo do Instagram?

A linha do tempo é todo o conteúdo que vai aparecendo no visor do seu dispositivo, à medida que você vai deslizando para cima.

Ao longo dos anos, o Instagram fez alterações na forma como é selecionado este conteúdo que aparece para os usuários. Essas alterações mudaram a forma como o conteúdo é entregue.

Linha do tempo cronológica

No início do funcionamento da rede, ela utilizava a linha do tempo cronológica, ou seja, as pessoas, ao abrir o Instagram, viam as fotos pela data e hora de postagem. 

Não havia nenhum critério específico, além do horário da publicação do post. O usuário ao navegar pela sua linha do tempo tinha acesso ao conteúdo mais novos e a medida que seguia deslizando, teria acesso aos conteúdos mais antigos.

Mas depois, com o crescimento de usuários do Instagram, as fotos se perdiam, as pessoas não conseguiam mais acompanhar as postagens. E isso se tornou muito ruim, tanto para as pessoas quanto para as marcas.

Foi então que a rede social lançou o seu algoritmo.

A criação do Algoritmo do Instagram

Essa mudança excluiu a forma de entrega por dia/hora e passou a entregar de um jeito totalmente novo. Os conteúdos passaram a ser entregues para as pessoas que os veem como relevantes. 

Explicando melhor para você: Os conteúdos que aparecem na linha do tempo do perfil de um usuário estão relacionados a dados de navegações e pesquisas que as pessoas fazem na rede.

Se um usuário procura por “maquiagem” na barra de pesquisa da rede, o algoritmo do Instagram entende que aquele assunto é relevante, então vai mostrar coisas semelhantes.

O usuário segue uma “#” específica? Então o algoritmo vai mostrar diversos conteúdos que tenham a mesma “#”, porque entende que é do seu interesse. Se ele nos últimos dias entrou em um perfil, seja pessoal ou comercial, o Instagram vai priorizar a entrega dos posts daquele perfil.

Entende como funciona a priorização de entrega?

Bom, mas o gosto das pessoas não é o único critério de entrega. A rede cria os seus próprios padrões. Escolhendo priorizar a entrega de posts que se utilizam de novas funcionalidades da rede.

Um forte exemplo disso é que quando o Instagram lançou o Stories, eles entregavam para mais usuários este tipo de conteúdo. Com a criação do IGTV foi a mesma coisa. E agora, o Reels.

Como usar o algoritmo a seu favor no Instagram?

Algumas pessoas veem como positivas, dizem que ficou mais fácil para as marcas gerarem engajamento. Outras veem esta mudança como negativa, tornando-se mais difícil de engajar.

Mas a questão não é a avaliação sobre ser negativa ou positiva. É preciso enxergar as mudanças como desafios para os negócios continuarem se envolvendo com seus clientes.

Por isso fizemos uma lista para que, feitas da maneira certa, as suas publicações encontrem o público de interesse.

Conheça o algoritmo

Antes de qualquer coisa, fique atento às mudanças constantes no algoritmo da rede. Saiba as regras para se adaptar e alinhar a sua estratégia de marketing.

Isso faz toda a diferença!

Engajamento

Chame as pessoas a não apenas curtir, mas comentar nas publicações para que o seu conteúdo seja reconhecido pelo algoritmo como relevante. Isso vai fazer com que o seu perfil continue aparecendo para ela com frequência. 

Sabe o que é interessante? Publicações bem comentadas são marcadas como relevantes para públicos semelhantes. Ou seja, o algoritmo do Instagram vai entregar a mais pessoas ainda, uma vez que é tida como uma boa publicação.

Então seja criativo e leve o seu público a comentar.

Relacionamento

Como bem dissemos antes, o Instagram considera o relacionamento entre perfis. Se perfis interagem com você e você interage com eles, isso vai marcar uma relação “forte” na rede. O que quer dizer que os seus posts vão aparecer para eles.

Então a dica é a seguinte: Interaja com frequência. Não crie o seu perfil para ser “adorado” na rede, faça dele um meio de se relacionar com os possíveis clientes. Então responda comentários, comente nas publicações dos outros. 

Navegue na rede com o perfil comercial se engajando em assuntos relevantes.

Siga as novidades

Tenha em mente que as novidades são para serem exploradas e postas em prática. No mundo digital não adianta ficar fugindo do novo.

Então, se uma rede social lança uma nova funcionalidade, corra para acompanhar e se adaptar aos novos formatos. No Instagram, isso é o segredo para ter seus conteúdos entregues aos possíveis clientes.

 

Conseguiu entender a importância de entender e estar alinhado aos padrões do algoritmo?

Pois é, faz toda a diferença!

Se você gostou desse conteúdo, vai gostar de muitos outros no nosso blog. Siga navegando por conteúdos como Inbound marketing para e-commerce: monte sua estratégia e venda mais.

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?