Loja virtual para supermercados: 6 fatores para avaliar antes de implantar

loja virtual para supermercados

Com o crescimento constante de vendas pela internet, o Brasil começa a investir em um novo nicho de vendas online: loja virtual para supermercados. Assim, surgem diversas dúvidas e muitos planos de negócio movidos pelo objetivo de ser o pioneiro na venda online de produtos de supermercado em sua cidade/região. 

Desde março de 2020, as ações da Ocado, empresa britânica que se diz o maior supermercado online do mundo, subiram 40%. Portanto, vê-se aí uma brecha enorme para que os supermercados saiam ganhando.

Por isso, a maioria dos empreendedores espalhados pelas mais diversas regiões do Brasil, querem proporcionar mais conforto e qualidade no serviço prestado aos seus clientes.

No entanto, muitos gestores nesse ramo do varejo se encontram em dúvidas: afinal, como implementar uma loja virtual para supermercados?

Assim, mapeamos algumas das necessidades que sempre são levadas em consideração antes de implantar uma loja virtual para supermercados e ainda, um case de sucesso para se inspirar e saber que é possível. 

Então, se você quer saber 6 fatores para considerar antes de implantar sua loja virtual, continue lendo este material.

Boa leitura!

Conheça a região de atuação para a sua loja virtual para supermercados

É muito importante conhecer a sua cidade, o ambiente do seu cliente e como pessoas daquela determinada região se comportam.. Por isso, estude formas de dar aos seus clientes o máximo possível de conforto. 

Pois, quando os consumidores buscam comprar pela internet é isso que eles prezam: comprar sem dor de cabeça e receber no conforto de sua casa.

O conhecimento logístico é extremamente importante, mas não mais que o conhecimento do perfil do seu cliente. Conhecer o local de atuação pode ser uma ação muito eficaz para as estratégias definidas ao longo da execução do negócio.

Avalie os produtos oferecidos e seus estoques

A grande demanda por vários departamentos pode tornar essa decisão um tanto difícil. Uma grande diversidade de produtos pode demandar várias formas de armazenamento e manuseio, como câmaras frias e refrigeradores, açougues e hortifruti. Investimentos de ponta podem surgir. 

Assim, alguns planos de negócio online avaliam a oferta de produtos mais elaborados e com maior valor agregado, visando reduzir o público-alvo a fim de personalizar mais o atendimento.

Por isso, analise o que faz mais sentido para seu supermercado virtual e trabalhe em cima disso. 

Tenha uma ferramenta de e-commerce para o supermercado virtual

Um sistema de supermercado virtual que se modele às suas necessidades e suas regras de negócio é tão importante quanto o próprio negócio. 

Assim, procure por um software que integre com outros sistemas para o gerenciamento rápido de produtos, que permita formas de interação com seus clientes, que lhe permita diluir custos com módulos suplementares (como por exemplo, publicidade) e que tenha suporte técnico especializado.

Escolha gateways de pagamentos de sua loja virtual para supermercados

Os gateways de pagamento são os serviços que e-commerces utilizam para possibilitar transações financeiras. São as “maquininhas de cartão” da sua loja virtual. Conectando clientes, comerciantes e bancos. Criando assim a ponte para que os negócios online sejam processados e os pagamentos realizados.

Você deve escolhê-los de maneira inteligente, observando suas taxas sobre cada transação financeira e entender como os serviços e seus custos compensam!

Tenha um sistema de emissão fiscal

Assim como num supermercado físico, você irá precisar declarar todas as movimentações fiscais. Dessa forma, estude fornecedores de sistemas de emissão fiscal e controle contábil, pois a movimentação de revenda de produtos é grande. 

Se possível, procure uma consultoria do setor mercadista para detalhamento e resolução de dúvidas. Isso irá ajudar a manter controle de tudo que entra e sai da sua loja virtual para supermercados, garantindo a transparência e segurança que esse processo exige. 

Agência de performance para sua loja virtual para supermercados

A forma com que você se destaca na Internet, nos espaços publicitários digitais e nos resultados de busca, depende muito da performance dos seus anúncios. Por isso, é essencial contar com uma agência especializada para potencializar seu alcance.

Para isso, você pode contar com a Método! Nosso time de especialistas estão prontos para ajudar o seu supermercado a possuir uma loja virtual e ser mais um case de sucesso, assim como o Supermercado Verde Vale, na Paraíba.

Case de sucesso – Supermercado Verde Vale

Com mais de 20 anos de existência, o Supermercado Verde Vale em João Pessoa (PB) é aquele famoso empreendimento que é passado de pai para filho para manter o legado da família vivo. 

Pensando em dar continuidade a toda história que seu pai Assis construiu, Vinícius decidiu que era hora de também estar presente no digital e impactar outras famílias com os  produtos do supermercado.

Para isso, buscamos entender quais os desejos e expectativas dele e juntos, estruturamos uma loja virtual com funcionalidades, como: 

  • Lista de compra;
  • Todos os produtos da loja física;
  • Blog com receitas;
  • Pagamento seguro e fácil.

Com nossas estratégias, o Verde Vale atingiu diversos resultados tão esperados, como:

  • Fidelizar clientes;
  • Possuir um novo canal de vendas,
  • Aumentar o faturamento;
  • Melhorar o posicionamento digital.

Agora, o Supermercado Verde Vale do Assis e do Vinícius está pronto para vender mais! Mostrando assim, que mesmo dentro de um segmento tradicional, ainda é possível inovar e trazer praticidade para quem consome seus produtos. 

Se assim como o Supermercado Verde Vale você também quer inovar e construir uma jornada de sucesso, invista no digital. E o melhor, nós podemos te ajudar. 

Já ajudamos diversos outros empreendedores de diferentes segmentos, está na hora do seu negócio ser a próxima história de sucesso. Nós podemos fazer isso com você!

Entre agora em contato com nosso time de especialistas e entre no mercado digital da melhor forma, com a Método!