Conheça agora as formas de pagamentos VTEX e como usá-las

formas de pagamentos VTEX

Há um tempo falamos aqui sobre as vantagens de usar a plataforma de e-commerce VTEX e sobre como ela pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio, pois uma boa plataforma é a base de todo e-commerce. Hoje, vamos falar sobre as formas de pagamentos VTEX.

É muito importante que você ofereça diferentes formas e condições de pagamento.  Assim, é preciso estar atento a necessidade do seu cliente e trabalhar em cima dela. 

Por isso, conhecer as formas de pagamento que a VTEX oferece e como adaptá-las ao seu negócio, pode ser exatamente o que você está precisando para otimizar o financeiro do seu e-commerce.

Assim, para entender formas de pagamentos VTEX, as condições e configurações, preparamos esse passo a passo simples e prático.

Então, se você quer saber mais, continue lendo este material. 

Formas de pagamentos VTEX

Antes de falarmos mais sobre esse assunto, é preciso entender que existe uma diferença entre meios e condições de pagamento. Saber isso é fundamental para entender as ações que você precisa realizar para começar a vender pela sua loja VTEX.

Os meios de pagamento são as possibilidades que o cliente tem para pagar pelo produto ou serviço. A VTEX dá suporte a vários meios de pagamento, como cartões de crédito e de débito, boletos bancários, carteiras digitais, vales e muitos outros.

Já as condições de pagamentos são as regras que são criadas e que devem ser seguidas pelo comprador em sua loja. Na prática, as condições de pagamento são as opções que aparecem na tela do usuário no momento da finalização da compra.

Na VTEX, um meio de pagamento só fica disponível no site depois que você faz sua configuração no módulo de Pagamentos, definindo as condições em que o pagamento poderá ser feito.

Função de pagamentos

Na VTEX, existe o módulo de Pagamentos que é responsável por fazer a ponte e gerenciar todas as transações e pagamentos entre a sua loja, operadoras financeiras e os seus clientes. 

Nele, você faz consultas como status das transações, estornos, cancelamentos, capturas e também configurações como condições para as formas de pagamento.

Uma ferramenta completa para manter o equilíbrio, controle e organização do seu financeiro.

O módulo de pagamentos foi criado para oferecer a flexibilidade máxima em relação às configurações de pagamento. Ele processa as transações com base em alguns conceitos de negócio.  Vamos entender cada um deles? 

Transações

Todos os pedidos em que o pagamento passa pela VTEX, mesmo aqueles que não são autorizados, são registrados em Pagamentos. Além disso, na sua interface principal, estão listadas as transações em ordem da mais recente para a mais antiga.

Conciliações bancárias

Local pelo qual o lojista aprova em lote os pagamentos dos pedidos fechados com boleto. Isso é possível por meio do upload de um arquivo, que é fornecido diariamente pelo banco, contendo as informações referentes à identificação do boleto, número (que é o código do pedido), data e valor do pagamento, por exemplo.

Vale-compra

O vale cadastrado em Vale-compra é como uma opção extra de pagamento da loja; configurado com um valor pré determinado em dinheiro é utilizado para desconto no valor do pedido na loja, o vale pode ou não ser reutilizável, recarregável e restrito a um cliente da loja em específico, por exemplo.

Configurações das formas de pagamento VTEX

Configurações de pagamento

Aqui, são definidas quais serão as formas de pagamento VTEX que serão oferecidas ao cliente e as configurações de comportamento de cada uma delas como, por exemplo, qual cartão de crédito que oferecerá determinado número de parcelas com ou sem juros, por um período estabelecido, para ser aplicado de acordo com uma política comercial e/ou condições comerciais específicas.

Portanto, não necessariamente todas as formas de pagamentos estarão configuradas levando em consideração cada uma dessas condições, pois é customizável de acordo com a necessidade de cada loja.

Pagamentos customizados

Os meios de pagamento customizados permitem que você crie até 15 novas formas de pagamento para configurar uma condição de pagamento. Ou seja, imagine que sua loja quer oferecer a opção de pagamento com dinheiro como forma de pagamento. 

Para usá-la é preciso configurar um dos pagamentos customizados disponíveis. Esses meios de pagamento são separados em 3 categorias. Dessa forma, cada categoria permite 5 configurações.

Afiliações de Gateway

Afiliação de gateway é um conjunto de configurações que representa seu contrato com um gateway de pagamento de sua escolha. Assim,  é possível, com muita flexibilidade, decidir por qual gateway de pagamento serão processados os diferentes tipos de transações da sua loja VTEX.

Notificações

Portanto, a área de notificações no módulo de Pagamentos é responsável pelo cadastro do e-mail que receberá todas as notificações de pagamento, como um estorno que precisa ser feito manualmente, por exemplo.

Configurar pagamento customizado

Como já falamos, o meio de pagamento customizado é uma alternativa às opções oferecidas por padrão pelo Pagamentos. Permite a criação de até 15 novas formas de pagamento, como o pagamento na entrega e o pagamento por cartão próprio da loja, por exemplo.

Promissórias

Promissória é uma promessa de pagamento que precisa de aprovação manual do lojista para aprovar a transação.

Cartões da loja (bandeira própria)

Permite que se utilize um cartão de crédito com bandeira própria da Loja.

Cartões da Loja (Co-Branded)

Permite que você utilize um cartão de crédito da Loja com uma das seguintes bandeiras: Mastercard, Visa, Amex e Diners.

Entendeu porque as formas de pagamentos VTEX são completas e oferecem um equilíbrio para o seu financeiro?! Se você quer saber mais, então entre em contato com a gente e tire suas dúvidas.