Gerente de e-commerce: tudo sobre a profissão

gerente de e-commerce: tudo sobre a profissão

Qual a relevância de um gerente de e-commerce no meu negócio?

Essa pode ser a pergunta que paira na sua cabeça. E a resposta vem ao olharmos para o perfil deste profissional e para os dados de crescimento do e-commerce.

As pesquisas com resultados positivos quanto ao comércio virtual só crescem. E este crescimento cria demandas específicas. Algumas empresas não conseguem se inserir no mercado digital. Já outras, se inserem, mas com dificuldades que somente o conhecimento na área é capaz de solucionar.

Isso exige alguém com conhecimentos específicos de mercado. Por este motivo, torna-se tão importante a presença deste profissional que há algum tempo atrás não era nem visto.

O gerente de e-commerce é uma profissão em crescente. Torna-se cada vez mais evidente a sua importância dentro de uma empresa. E não se engane, apesar da semelhança no nome, ele realiza funções que diferem de um gerente de uma loja física.

Neste post, você vai entender tudo sobre a profissão. Verá o que é um gerente de e-commerce, suas atribuições dentro de uma empresa, o conhecimento que este profissional deve dominar e a base salarial. Siga lendo!

Quem é o gerente de e-commerce?

Definir um gerente de e-commerce é uma tarefa árdua.

Esta é uma profissão nova.

Se a própria popularização das vendas online foi registrada no ano de 1990, imagine a existência do gerente como conhecemos hoje. 

Há alguns anos atrás não se falava sobre este profissional. Existiam os gerentes de loja, alguns deles se responsabilizavam pelas vendas online. Mas ainda não se enxergava esta especificação de profissional para o e-commerce.

Hoje, ele tem atribuições que variam de empresa para empresa. Entende porque é árdua a definição desta profissão?

Mas de maneira geral, este profissional é o responsável por fazer as coisas acontecerem dentro do e-commerce de uma empresa. Note que ele não é responsável pelo todo, mas apenas por tudo que diz respeito às vendas online.

É sua atribuição, entre outras coisas:

– Formar e gerir a equipe de e-commerce;

– Se responsabilizar pela experiência do cliente;

– Gestão de fornecedores;

– Gestão de finanças; 

– Performance de Marketplaces e site;

 – Gerenciar vendas e funil de conversão;

– Gerenciar redes sociais e Campanhas publicitárias.

Quais as habilidades necessárias para um gerente de e-commerce?

Este profissional precisa ser capaz de realizar diversas coisas. Tem que ter multi potencialidades e entender de tudo do universo online.

Ele precisará ter o conhecimento e ser bom em coisas como:

1 – Administração de empresas

Em primeiro lugar, o gerente de e-commerce precisa ter conhecimento administrativo, como qualquer outro gerente. Deve conhecer os processos internos da empresa e os executar com maestria, levando estes processos à sua equipe.

2 – Liderança de equipe de trabalho

Ter habilidades de um líder é característica fundamental, pois este profissional não se concentrará apenas nos aspectos técnicos do e-commerce. Ele cuidará também da gestão de pessoas. Delegará tarefas e acompanhará o grupo na realização de atividades. Deverá também ser inspirador para a equipe.

3 – Logística do comércio varejista

Este profissional precisará entender o segmento no qual está inserido. O varejo exige uma noção de logística e distribuição que difere de outros segmentos. Isso faz diferença no desempenho do profissional e da própria empresa.

4 – Marketing e estratégias de comunicação

Conhecimento de Marketing e comunicação é característica forte neste profissional. Ele deve saber de estratégias orgânicas e pagas que trarão resultados. Porque entender do funil de vendas, atração e conversão de leads, Marketing de conteúdo, marketing direto, anúncios e outros, é parte do seu trabalho.

5 – Tecnologia da informação

Ter conhecimento básico de internet não é bem o que se espera de um gerente de e-commerce. Ele precisa ir além, com conhecimentos aprofundados. Deve ter domínio de tráfego, banco de dados e outros.

6 – Inovação, criatividade e dinamismo

Mas, dentre todas essas características, o caráter inovador ganha destaque. Afinal, no mundo digital é preciso inovar para manter-se de pé. Para isso, é necessário estar atento aos dados do e-commerce e tendências do segmento no qual está inserido.

Quanto ganha um gerente de e-commerce?

Depois de todas estas habilidades listadas para um gerente de e-commerce, você deve estar se perguntando: Quanto ganha este profissional?

Bom, o valor sofre variação de acordo com a experiência do profissional e do porte da empresa na qual trabalhará.

A faixa salarial deste gerente é bem alta. Na Europa, varia entre 35 e 90 mil euros ao ano de acordo com o tempo de experiência na área. Aqui no Brasil, este profissional ganha entre R$13 mil e R$20 mil a depender da experiência.

O valor te assusta?

Ele carrega consigo a imensa responsabilidade de fazer o negócio andar. A sua função vai desde a gestão de equipe até a conversão em vendas.

Se você pode contratar um profissional como este, capacitado para executar todas as essas funções, vai fazer diferença no seu negócio. Mas se ainda não é a realidade da sua empresa, busque capacitar seu time. Forme-os nas habilidades necessárias para fazer o seu e-commerce seguir em perfeito funcionamento.

O Gerente de e-commerce na sua empresa

 O gerente de e-commerce é um profissional completo. Isso é um fato. Mas saber se é uma aquisição certa para a sua empresa, pode parecer uma questão difícil de responder.

Mas se o seu negócio é capaz de arcar com o custo, essa será uma decisão assertiva. Trata-se de um investimento para colher bons frutos de vendas dentro do seu e-commerce.

Lembre-se que capacitar toda a sua equipe para realizar as funções de um gerente também é uma opção. Você só precisará descobrir qual o melhor custo benefício.

Se você quer que a sua loja seja um sucesso em vendas, precisa investir tempo e dinheiro em estratégias e meios para que isso aconteça. 

Comece investindo tempo na leitura de conteúdos como este.

Se você precisa de ideias e estratégias para te ajudar nessa jornada de crescimento dentro do e-commerce, continue navegando no nosso blog, pois por aqui você encontrará diversos conteúdos.