A importância da Transformação Digital no Varejo

Transformação Digital

Muito se fala sobre a transformação digital que começamos a vivenciar e a importância da adaptação das empresas aos novos hábitos de consumo das pessoas.

Mas e quanto ao varejo, está mesmo passando por uma transformação?

E as mudanças que vivemos, são fruto de uma revolução digital permanente? Ou só estamos sendo levados pelo atual cenário de pandemia?

Essas são perguntas importantes e que precisam ser feitas, porque nos ajudam a entender o próprio mercado varejista. Por isso, ao longo deste artigo, vamos trazer à tona o atual cenário de vendas online no Brasil, os novos hábitos do consumidor e o conceito de transformação digital posto em prática no varejo.

 

A transformação digital no Brasil: Um novo cenário surge

O comércio como conhecemos não existirá mais. Isso é um fato e não uma utopia. Basta analisarmos os dados de vendas no ano de 2020/2021 e depois compará-los ao mesmo período do ano de 2019. Você verá que os números do e-commerce só registram crescimento a cada pesquisa feita.

A mudança nos hábitos já eram esperadas e vinham acontecendo gradativamente ao longo dos anos. Mas com a pandemia do Covid-19, esses números saltaram de forma estrondosa. Isso aconteceu por causa do fechamento do comércio físico para manter o isolamento social. Uma onda de decretos que abriram e fecharam as lojas de tempos em tempos. Além da escolha das próprias pessoas em não saírem de casa, mesmo nos curtos períodos de lojas abertas.

O E-commerce no Brasil teve um crescimento de 45,17% em janeiro de 2021, comparado ao mês anterior. E 61,82% de aumento do valor do faturamento em relação aos mesmos meses. Vale ainda citar o crescimento no número de internautas brasileiros que realizaram ao menos uma compra online: 18,4% . 

Todos estes dados são da Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Um novo cenário digital surge e no varejo não poderia ser diferente, porque é preciso acompanhar as mudanças.

Se isso é um hábito que vai durar ou se trata-se apenas de um cenário imposto pela própria pandemia, não há garantias. Mas especialistas já falam de uma mudança permanente no comportamento de consumo.

Mas de tudo, uma coisa é certa: Se o varejo vai se reinventar e passar por mudanças, elas virão através do e-commerce. Não há como negar que o processo de compra e venda não regredirá e os novos hábitos de consumo do cliente exigem novos comportamentos por parte das empresas.

 

Os novos hábitos do consumidor e a necessidade da transformação digital

Os consumidores estão mudando seus hábitos. Essa mudança é levada pelo crescimento da transformação digital que estamos vivendo.

Por isso, listamos alguns atitudes que percebemos e que podem ajudar a  entender os novos hábitos do consumidor, confira:

  • Este consumidor quer acesso infinito a informações sobre qualquer produto ou serviço, porque o digital permite isso;
  • Quer a comodidade de fazer diversas buscas e pesquisas de preços sem ao menos sair de casa, porque está se acostumando a fazer tudo no conforto da sua residência. Ou ainda, está acostumado a fazer tudo de qualquer lugar do mundo;
  • São exigentes quanto ao atendimento, produto ou serviço. Esse é um comportamento que se mantém do próprio relacionamento presencial, pois isso não se perdeu nessa transformação.
  • Ele quer poder comprar de qualquer lugar. Quer passar por toda a jornada de compra na loja virtual ou na loja física; escolher o produto na loja online e retirar na loja de atendimento presencial; escolher o produto na loja física e recebê-lo em casa através de uma transportadora. Isso, porque ele gosta das diversas possibilidades.
  • Este consumidor quer o processo de compra da forma mais rápida e fácil possível, porque ele é dinâmico e tem pressa.
  • Além disto, ele quer diversidade nas formas de atendimento, então deseja ser atendido e ter seus problemas resolvidos através de qualquer canal de comunicação da empresa. Seja através do e-mail, rede social, telefone, chat online ou mesmo em uma loja física.

Por isso, está em alta o uso das estratégias de Omnichannel, que é a integração dos espaços físicos e virtuais. 

Como levar o conceito de transformação do seu negócio varejista

O crescimento da sua empresa está na transformação digital, através de um plano sólido que utilize o poder do e-commerce a seu favor.

E para isso, é preciso que você:

Entenda o seu segmento de mercado e o público

Isso vai te ajudar a atrair mais clientes e vender mais. É um passo fundamental para montar estratégias assertivas;

Reduza a burocracia

É importante reduzir a burocracia para diminuir o tempo da jornada de compra, porque quanto mais difícil for para o consumidor fechar a compra, mais fácil que haja a desistência;

Quebre as barreiras geográficas 

Com isso, você irá otimizar os seus processos, pois isso vai te fazer alcançar clientes de diversas partes do Brasil e até do mundo. Este é um dos maiores benefícios da transformação digital: escalar;

Tenha confiança!

Entregue o produto como prometido e esperado pelo cliente, pois assim, você ganhará a confiança e credibilidade com o consumidor;

Melhore a experiência de compra do consumidor

Isso vem através de uma plataforma digital própria para o gerenciamento do e-commerce e ferramentas específicas para o seu negócio.

Os desafios de levar a transformação digital para a sua empresa

Você pode estar se questionando: “Isso vai durar?”

Mas essa é uma dúvida que é sanada pela simples observação do mercado. Empresas que aderiram às vendas no digital de maneira mais efetiva se mantiveram em pé. Já muitas que mantiveram-se apenas em estabelecimentos físicos, fecharam suas portas ou chegaram muito perto disto.

E quando citamos vendas no digital, não se trata de criar um perfil de rede social e fazer posts. Estamos falando de uma transformação digital mais forte, consolidada e duradoura. Falamos de um e-commerce com plataforma que traga processos seguros para quem vende e quem compra.

Sabemos que são muitos os desafios para gerar uma transformação digital no seu negócio. Mas a necessidade de se manter no mercado e não parar de vender deve superar todos os desafios. E isso precisa acontecer independente do cenário nacional ou mundial.

E temos a certeza que o comércio digital é a saída para toda e qualquer situação adversa que surgir. Essa é uma afirmação baseada nos cases dos nossos clientes e nos dados do próprio mercado.

Se você ainda não levou a transformação digital para o seu negócio, é preciso fazer isso agora. Porque o tempo está passando, as vendas no digital não param de crescer e a sua empresa não pode parar.

Converse com um especialista e leve soluções digitais para o seu negócio.