Live commerce: a tendência do mercado

Uma nova prática de vendas vira tendência no E-commerce e aos poucos o mercado brasileiro vai se familiarizando com esta prática: Live commerce. 

Uma estratégia que, se usada da maneira correta, gera muito mais vendas para a sua marca e em um curto período de tempo.

Se o comércio digital era considerado frio por alguns, esta tendência veio para aproximar o consumidor e gerar um contato quente e humano com as marcas.

Se o seu negócio é vender? Então fica atento e segue lendo.

O que é o Live Commerce?

Também chamado de Live stream shopping, é, como o próprio nome já diz, um comércio ao vivo. As vendas são feitas durante uma transmissão ao vivo em uma plataforma, onde os produtos são apresentados por uma pessoa influente no mercado. Os clientes podem fazer as suas compras enquanto assistem a apresentação dos produtos, podem tirar dúvidas sobre a funcionalidade ou qualidade dos itens, sem ao menos mudar de tela. Tudo acontece no mesmo ambiente virtual.

Esta prática de vendas surgiu na China, mas logo se expandiu pelo mundo todo quando percebido o potencial de vendas que tem esta estratégia.

A Live commerce, não é como as lives musicais que os brasileiros tanto se familiarizaram neste tempo de pandemia, trata-se de um evento voltado exclusivamente para fazer conhecer os seus produtos. Mas, claro que é livre o uso da criatividade para atrair o público em potencial.

Este tipo de Live é para que o futuro cliente tenha uma experiência com o produto que vá além das fotos em uma prateleira da plataforma de e-commerce, mas dentro da Live, sendo testado e aprovado por uma pessoa de confiança daquele público.

Vale ressaltar que essa estratégia também pode e é utilizada por empresas que têm lojas físicas. Se este é o caso da sua empresa, precisamos te orientar: É preciso que esteja familiarizado a trabalhar nos dois ambientes, porque o ambiente online não pode ser dispensado, uma vez que as vendas vão ocorrer por ele.

Resumindo, para ficar ainda mais claro, a Live commerce é uma apresentação ao vivo do seu produto, feita por uma pessoa de influência do mercado, para que o seu cliente o conheça e você possa gerar muitas vendas em um único dia.

O que você precisa para realizar uma Live commerce de sucesso

O sucesso de vendas em uma Live, passa por alguns fatores essenciais na sua realização. 

Tráfego

Investir na atração do público é fundamental. Quanto mais pessoas forem atraídas, maior a chance de sucesso nas vendas. Então, invista em anúncios pagos, seja no Facebook ADS ou Google ADS. A estratégia escolhida e a presença do público-alvo dentro da plataforma é o que definirá em qual investir.

Um bom produto

Você precisa levar para a Live bons produtos, porque em uma apresentação ao vivo é fácil de transparecer defeitos e qualidades. Você não vai querer uma Live Commerce fracassada por produtos de má qualidade. Seria um tiro no próprio pé.

Uma plataforma própria

Algumas empresas estão usando as redes sociais para realizar as suas lives, talvez por acreditar que seria de mais fácil acesso ao consumidor ou por não querer investir em uma plataforma específica.

Mas o uso de uma plataforma própria para isso facilita as vendas, uma vez que o cliente não precisa sair de uma tela e entrar em outra para efetuar as compras. Tudo acontece no mesmo ambiente virtual. Isso diminui a jornada de compra e a possível desistência.

Escolha com cuidado o seu influencer

Escolher a pessoa que vai apresentar o seu produto na Live deve ser feito de maneira cuidadosa, pois é preciso que o público se identifique e confie naquela figura, pois ela será a representação do cliente no teste do produto. Então, procure alguém que tenha a imagem ligada ao seu mercado ou que, de alguma maneira, esteja em evidência e seja bem aceito pelo seu público. Lembre-se que é preciso alguém dinâmico para lhe dar com os desafios da transmissão ao vivo.

Produção

Esteja atento aos fatores que permitem uma melhor qualidade na transmissão, como iluminação, qualidade dos equipamentos, cenário, entre outros. E não esqueça de deixar bem acertado o tipo de discurso com o influencer, pois apesar dele usar a espontaneidade, precisa seguir um roteiro, além de trabalhar para que o seu diálogo com o público não prejudique a imagem da empresa. 

Porque a Live commerce é uma boa estratégia para o seu negócio?

Inovação

Quem trabalha com vendas sabe que inovação é a palavra chave para seguir atraindo novos clientes e mantendo por perto os antigos. Investir em práticas que estão em alta é a receita do sucesso em vendas. Pessoas gostam de novidades.

Relacionamento e Credibilidade

Outro fato a ser considerado é que pessoas querem se sentir parte de um grupo, de se relacionar com as marcas. Elas gostam do contato humano e a decisão de compra passa diretamente pelo emocional e pela confiança que o cliente sente naquela empresa.

Esses são fortes motivos para grandes e pequenas empresas estarem investindo nessa estratégia, porque gera relacionamento aproximado com o cliente e traz confiança dele para com os produtos que serão adquiridos e para com a marca.

Vendas

E claro, um dos principais motivos para sua empresa investir nesta estratégia é o aumento do número de vendas em um curto período de tempo.

Observe que uma pessoa antes de fazer uma compra, pesquisa indicações e dúvidas sobre o uso ou a qualidade do produto em sites de reclamações e redes sociais. Com a Live você entrega isso e muito mais. Você permite que ela esteja vendo ao vivo o uso daquele produto, e através de alguém que ele supostamente confia. Permite que o consumidor faça questionamentos e tire as suas dúvidas e ainda que ele aproveite condições especiais por estar ao vivo participando da Live (algumas empresas liberam cupons de descontos exclusivos).

O calor do momento costuma motivar inúmeras compras. Isso acontece porque as pessoas estão envolvidas em uma energia positiva que a induz a compra naquele ambiente.

Mas, afinal, a Live Commerce é uma estratégia de vendas duradoura?

Essa pode ser a pergunta que paira na sua cabeça enquanto lê este artigo: “Esta estratégia é duradoura e se mantém por muito tempo à frente no meu negócio?”

No digital tudo acontece muito rápido e o que funcionava ontem não funciona mais hoje. É um mundo dinâmico, em constante movimento. Mas uma coisa é certa: A sua empresa precisa acompanhar essa dinamicidade e aproveitar cada uma das práticas inovadoras que surgem ao longo do tempo. Porque uma, ou muitas delas, podem ser fortes oportunidades de crescer ou consolidar a sua empresa no mercado na qual atua.

Então, se depois de todas essas informações a respeito da Live commerce, você sabe que isso vai te ajudar a alcançar novos clientes, fidelizar antigos e aumentar o seu faturamento, fale com um de nossos especialistas e leve para a sua empresa esta tendência de mercado que gera cada vez mais vendas.

FALAR COM ESPECIALISTA