Plataforma VTEX: tudo o que você precisa saber antes de investir!

plataforma VTEX

Se você está pensando em expandir seu negócio para o mundo online é preciso estar atento a qual plataforma de e-commerce você vai usar. Existem diversas empresas especializadas em ajudar seus usuários a montarem lojas virtuais, como por exemplo, a plataforma VTEX. 

Se o seu e-commerce ainda não está muito bem planejado ou consolidado, pode ser melhor optar por uma plataforma mais básica, com custos um pouco menores e mais acessíveis. 

Porém, se sua loja já estiver consolidada e você tem um bom plano de negócios, pode ser a hora de apostar em uma mais robusta e completa que ajudará a alavancar as suas vendas.

Assim, busque por uma plataforma de e-commerce que atenda as demandas atuais e que se mantenha consistente a longo prazo.

Por isso, trouxemos mais este artigo para você. Vamos te apresentar a VTEX e o porque você deveria usar, ou não, esta plataforma para o seu e-commerce.

Se você quer saber mais, então continue lendo. Boa leitura!

Sobre a VTEX

Focada em resolver os desafios constantes do varejo, a VTEX é uma plataforma de código aberto, o que significa que você pode implementar novas experiências para seu cliente, integrando soluções externas e tornando sua loja mais completa.

Com a VTEX você consegue integrar praticamente tudo, como por exemplo: CRM, ERP, logística, transportadora, entre outros.

O que em outras plataformas de e-commerce não é possível, na VTEX é. Como por exemplo, reservar um horário para o vendedor atender o cliente na loja, permitir que seu cliente compre no site e realize troca em qualquer loja. 

Além disso, a ferramenta possui atualizações constantes, dessa forma, você não necessita ter um TI interno. 

A VTEX te permite: 

  • usar táticas avançadas de precificação e aplicações de promoção de acordo com as suas próprias segmentações; 
  • gerenciar múltiplos estoques e catálogos; 
  • internacionalizar suas lojas e gerenciar diversas moedas e condições de pagamento e muito mais. 

Mesmo com essas definições você ainda pode estar se perguntando: será que a VTEX é a plataforma para o meu e-commerce? Fica tranquilo que agora você vai ver algumas vantagens e desvantagens ao usar a VTEX.

Como funciona a plataforma?

A VTEX, é uma plataforma de e-commerce Software as a Service (SaaS), isto é, ela é responsável por toda a estrutura que permite o cadastro de produtos, integração de meios de pagamentos, ERP, frete e outros, disponibilizando as funções primordiais para a operação da sua loja virtual. 

A VTEX utiliza o sistema de nuvem, assim a implantação e gerenciamento das lojas on-line é otimizado, o que colabora com o aumento de conversão de vendas.

Aliás, o modelo SaaS traz diversos ganhos para o seu negócio, sendo o maior deles a velocidade de implantação de novas funcionalidades, já que a plataforma é mantida pela própria VTEX, que tem uma visão global do mercado de e-commerce.

Além disso, ela unifica canais de vendas, dashboards, experiências de consumo, enfim, o sistema possibilita que você tenha um fácil acesso ao gerenciamento do seu negócio e a todas as informações necessárias para as principais tomadas de decisões.

A união dessas soluções faz com que as medidas sejam embasadas em dados concretos, gerando resultados assertivos e satisfatórios.

O modelo SaaS implantado pela VTEX, faz com que o lojista não se preocupe com o desenvolvimento de funcionalidades da plataforma e sim com o seu negócio. 

Quais as funcionalidades únicas da VTEX?

Para ser considerada uma das melhores plataformas, a VTEX investe em diversas ações e serviços singulares que vem conquistando muitos lojistas. Assim, confira abaixo alguns deles. 

  • Permite criar lojas online com design responsivo, que se adaptam a todas as telas;
  • É 100% customizável, ou seja, permite a criação de lojas virtuais com design exclusivo;
  • Ideal para a criação de lojas online B2B e B2C;
  • Integra-se com CRM, ERP, WMS e TMS, facilitando a gestão de sua empresa;
  • Permite a configuração de um sistema de conversão de pontos de fidelidade em descontos;
  • Vem com SmartCheckout, processo de compra patenteado, totalmente seguro, que visa a primeira compra mais intuitiva e rápida, sem necessidade de o cliente criar usuário e senha;
  • Possibilita expor conteúdo dinâmico de acordo com o comportamento do consumidor;
  • Permite a criação de espaço para avaliações de clientes, os quais geram mais vendas;
  • Vem com certificações de segurança que proporcionam tranquilidade ao público consumidor;
  • Conta com sistema de gerenciamento centralizado;
  • Permite que o gerente da loja crie experiência personalizada para cada comprador.

E não para aí. Existem ainda muitas outras ações, como por exemplo: 

  • Tem módulo de catalogação de mercadorias que viabiliza a navegação de alta usabilidade;
  • Permite uma entrega omnichannel, como adquirir o produto on-line e retirá-lo na loja física;
  • Tem sistema analítico que identifica tendências e comportamentos;
  • Conta com sistema para a criação de promoções de vendas;
  • Possui recursos SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) que possibilitam indexar páginas de vendas com sucesso no Google;
  • Conta com catálogo global de parceiros e de fornecedores;
  • Integra-se com múltiplas tecnologias de pagamento, logística, precificação, etc.
  • Relaciona-se com mais de 20 marketplaces;
  • Plataforma com um dos melhores checkouts do mercado;
  • Opera em 16 países, incluindo Chile, Argentina, México e Estados Unidos;
  • Está em constante evolução para atualizar a infraestrutura completa da plataforma;
  • Tem uma aceitação muito grande do mercado e integração com vários serviços que auxiliam o lojista a alavancar as vendas;
  • Conta com estrutura robusta e garantia de estabilidade durante picos altos de acesso, como a Black Friday.

Quanto custa a plataforma VTEX?

Os valores cobrados se dividem em quatro categorias e cada uma delas tem um valor mensal referente ao monitoramento, manutenção e hospedagem da plataforma.

Além disso, a VTEX cobra um percentual por pedido realizado, que é baseado em alguns planos, como por exemplo, o mais comum que é o On Demand – R$2.750 por mês + 2,5% de todos os pedidos realizados na loja.

Ainda existem mais outros planos que podem ser mais assertivos para o seu negócio. Se você quer saber mais, fale com um de nossos especialistas e veja o que mais combina com você. 

Saiba também que, tanto o valor mensal fixo, quanto o percentual, podem mudar de acordo com o faturamento anual da loja.

Vantagens da plataforma VTEX

A VTEX é pioneira no mercado de plataformas para e-commerce. Confira algumas vantagens ao usá-la.

Personalização

Se você procura uma plataforma que permite personalizar sua loja com a identidade da sua marca, a  VTEX não possui limites de personalização e é possível construir quase tudo dentro dela. 

Assim, quanto mais personalizado for seu e-commerce, maiores são as chances de criar uma aproximação direta com o cliente, nutrir o relacionamento com o lead e gerar autoridade de marca. 

No fim, a loja é muito mais vendável e possui grandes chances de ser a primeira a ser lembrada dentro daquele segmento, aumentando a lucratividade no negócio.

SmartCheckout

O SmartCheckout é uma funcionalidade que garante um checkout intuitivo e sem necessidade de login e senha. Permite que o cliente finalize a compra sem precisar passar por um longo cadastro. Além de realizar todo o processo dentro de uma única página.

O grande diferencial é que, no cadastro, é solicitado, apenas, os dados essenciais dos clientes para faturar o pedido e se comunicar. E na segunda compra, o consumidor poderá preencher apenas o e-mail, o que levará em média 15 segundos.

Essa funcionalidade diminui absurdamente compras abandonadas devido a dificuldades no checkout.

Suporte

A plataforma possui um suporte ágil. Os atendentes identificam os problemas urgentes que estão dificultando as vendas da loja e oferecem a orientação adequada.

Porém, as informações oferecidas são técnicas e objetivas. É importante que o lojista tenha uma agência especializada em VTEX para receber a informação e conseguir resolver o problema.

Além disso, o suporte é 100% online e a VTEX disponibiliza em seu site uma página de ajuda, o Help Center, com tutoriais para iniciantes, guias de completos de referência e artigos para solução de problemas.

Integração com Marketplaces 

Com a VTEX é possível realizar a integração com os maiores marketplaces do Brasil, como por exemplo Mercado Livre, Walmart, Buscapé e outros.

E as facilidades para isso incluem o gerenciamento completo da sua loja virtual com o marketplace em uma única interface. O que faz com que você tenha total controle na administração de estoque, por exemplo, de pedidos, preços, promoções e demais encargos.

Além disso, é possível escolher os produtos que serão vendidos no marketplace, replicar os descontos disponíveis, gerenciar campanhas e configurar a logística específica para cada marketplace.

Assim, muitos lojistas investem neste meio para aumentar sua visibilidade, expandir canais de vendas e potencializar negócios.

Pagamento seguro na plataforma VTEX

A VTEX possui o Payment Card Industry Security Standards, uma certificação de segurança de pagamento. Assim, os consumidores que comprarem em sua loja terão uma segurança maior, se comparada aos outros locais, por exemplo.

A plataforma é a única da América Latina que oferece esse certificado, o que influencia positivamente na decisão do usuário, pois ele sente uma segurança muito maior na hora de realizar a compra.

Testes A/B

Realizar testes A/B é uma das práticas mais utilizadas para ter conhecimento em relação aos gostos do seu público, oportunizando possíveis melhorias e mudanças.

Isso pode ser feito com facilidade, pois você pode projetar cenários de navegação e monitorar cada um deles, assim, terá em suas mãos os resultados para comparação.

OMS Unificado

O Operation Management System (OMS) é uma moderna tecnologia que rastreia vendas, estoque e pedidos em diferentes canais.

Com ela você poderá otimizar tempo e economizar mão de obra, pois não serão necessárias várias pessoas para gerenciar esse montante.

O OMS permite ainda aplicar uma estratégia omnichannel completa, por exemplo:

  • Checkout mobile integrado ao ponto de venda;
  • Opção de retirada em loja;
  • Ferramenta omnipreço para controle centralizado;
  • Totem de autoatendimento do cliente;
  • Compartilhamento do estoque da loja física.

Desvantagens da VTEX

Após toda essa apresentação, você pode estar se perguntando quais são as desvantagens desta plataforma? Na verdade, o que vamos falar aqui não são bem desvantagens, porque depende da maturidade do seu negócio. Vamos lá.

Preço e leitura técnica da plataforma VTEX

Os valores cobrados se dividem em quatro categorias, que iniciam a partir de R$2.750 e cada uma delas tem um valor mensal referente ao monitoramento, manutenção e hospedagem da plataforma.

Como falamos em outro tópico, muitas informações oferecidas são técnicas e objetivas. Por isso, é provável que você precise de uma agência especializada em VTEX para receber a informação e conseguir resolver o problema.

Por que ter a VTEX?

Além da plataforma on-line, a VTEX também oferece, há 7 anos, o Vtex Day. Não estamos falando de qualquer evento, mas sim do maior evento de vendas multicanal de toda a América Latina, com palestrantes internacionais e nacionais.

É um evento que acontece em dois dias, sendo voltado tanto para as pessoas que já têm experiência em vender on-line, quanto para aqueles que estão iniciando nesta área. São mais de 100 estandes, mais de 100 palestrantes de peso e 10 áreas de conteúdo.

Portanto, a plataforma VTEX sai na frente da concorrência ao contar com certificação PCI nativamente, permitindo que todas as lojas que utilizam a plataforma armazenem dados de cartão de crédito para facilitar a nova compra. Além de oferecer uma segurança maior para o comprador, tal funcionalidade aumenta as vendas do negócio.

O modelo de cobrança da plataforma também se diferencia das outras. A VTEX trabalha com o CPA (Custo por Aquisição), o que significa que o lojista só paga para a plataforma de acordo com seu crescimento.

Como contratar uma agência para implantar a plataforma VTEX?

Escolher a plataforma ideal para o seu negócio exige atenção, pesquisa e muito cuidado, afinal, ela será uma das responsáveis pelo bom desempenho do seu negócio.Por isso, é de extrema importância conhecer o momento em que você se encontra e quais são os seus planos de crescimento, já que isto te ajudará a definir por qual optar.

Assim, se você tem interesse em conhecer mais ou migrar sua loja para a VTEX, fala com a gente! Somos parceiros da VTEX e contamos com um time de especialistas que ajudarão seu negócio em todas as etapas do projeto.

Nossa equipe realiza todo o processo de criação, por meio de um planejamento estruturado, para uma entrega de qualidade e eficiente, dessa forma, sua loja virtual estará pronta para vender e obter maiores resultados.

Com X anos de mercado, priorizamos a satisfação e necessidades dos lojistas, para que assim, ele alcance o sucesso esperado.

Entre em contato conosco, conheça nosso trabalho e veja o que podemos fazer pelo seu negócio. 

FALAR COM UM ESPECIALISTA!