Produção de Conteúdo: como usá-la para aumentar suas vendas

produção de conteúdo

Não é de hoje que falamos sobre a importância de trabalhar com o marketing de conteúdo, seja com bons textos, imagem, vídeo e os famosos podcasts. A produção de conteúdo é uma aliada fortíssima para e-commerces, uma vez que auxilia no bom posicionamento em mecanismos de busca e na captação de clientes.

A produção de conteúdo para e-commerce pode se dar de diversas formas e com diferentes propósitos. Aumentar as taxas de vendas e a qualificação do seu tráfego são apenas duas das inúmeras razões pelas quais você deve criar conteúdo no seu site.

Geralmente, a maior parte dos visitantes ainda não está pronta para comprar, e muitas vezes os consumidores não são influenciados a apenas um bom anúncio ou ao preço de um produto.

Por isso, quando você oferece outras opções que não sejam somente a compra, você cativa e educa com informações que podem satisfazer as necessidades do seu público. Isso, acaba ajudando a fortalecer o nome da marca em seu nicho de mercado.

Separamos algumas dicas de produção de conteúdo que irão aumentar as suas chances de captação, vendas e fidelização de clientes. Se você quer saber mais, então continue lendo!

Boa leitura!

Entenda seu público

Antes de começar a escrever, é importante que você saiba o que os seus clientes ou quem procura por seus produtos desejam ler. Por isso, é importante criar uma persona para o seu negócio. 

Procure entender os assuntos que geram mais dúvidas no seu nicho e escreva bons artigos sobre esses assuntos a fim de chamar a atenção do seu público. Reveja os seus conteúdos!

Construindo uma persona fica muito mais fácil de analisar se os clientes  foram atingidos da forma como você planejava, e se os usuários conheceram os seus serviços indiretamente, por exemplo.

Lembre-se de fazer um levantamento constante de informações para saber o que seu público busca. Você também pode fazer artigos orientados para sua jornada de vendas. Você deve criar uma persona para cada etapa e a partir dela, trabalhar em um conteúdo diferente para chamar a atenção desses clientes em potencial.

Defina um objetivo

Seu conteúdo precisa ser intencional, por isso é importante traçar uma estratégia e ter um objetivo definido sobre o que se pretende com todos os materiais que serão desenvolvidos.

Tente entender o que sua empresa precisa a curto e longo prazo para ter mais facilidade ao calcular seus resultados.

Mantenha contato e deixe tudo muito bem esclarecido para todos aqueles que irão fazer parte da produção de conteúdos. Assim, é possível alinhar ideias, informações e experiências para se construir uma estratégia eficaz.

Cuide da consistência dos conteúdos e do posicionamento adotado, compartilhando assuntos que se relacionem de alguma maneira aos seus produtos. Dessa forma, ss clientes ficam felizes quando leem materiais que resolvem um problema ou que abordem um estilo de vida ao redor de um produto. Portanto:

  • Tente ajudá-los a encontrar uma solução ou a realizar algo tenha valor para ele;
  • Demonstre autoridade sobre o assunto;
  • Não crie apenas textos de venda.

Planeje os conteúdos

Após definir como funcionará o processo de produção, é crucial que os conteúdos produzidos sejam de boa qualidade e que contenham todas as informações necessárias. Tente pensar sempre à frente do cliente e imaginar dúvidas que ele possa ter ao pesquisar sobre o assunto.

Contudo, vale ressaltar a importância da criação de links entre os conteúdos gerados com os produtos que você comercializa. Postar um texto bacana no blog pode ser sua primeira ferramenta de pré-venda. Se você tem um e-commerce de nicho, procure abusar da utilização de palavras-chave de cauda longa.

Além de produzir conteúdos de qualidade, a sua marca estará ganhando autoridade no mercado aos olhos do leitor. Dessa forma, oferecer soluções é uma maneira de fazer com que o usuário se sinta confiante e seguro em fechar negócio com a sua empresa.

Refine seus materiais

Antes de tudo, a produção de conteúdo deve fornecer informações relevantes sobre um assunto (preferencialmente, relacionado ao seu produto). Mescle conteúdos para educar seu cliente, com caráter mais informativo e outros um pouco mais comercial, para estimular a compra, por exemplo. 

Alguns pontos que devem ser trabalhados neste sentido são:

  • Descrição de produtos: Realize uma descrição que contenha todas as suas especificações e categorias. Você também pode utilizar isso como uma estratégia para rankear palavras-chave.
  • Soluções: Aborde dúvidas comuns associadas ao seu produto e como ele pode suprir as necessidades dos clientes
  • Resenhas e avaliações: Se você tem vontade de mostrar que o seu produto é bom e que possui qualidade, usar a ferramenta do review pode ser uma grande solução. Por exemplo: Ao anunciar o produto, além de conteúdos bem elaborados e informativos, deixe anexado vídeos e fotos que instiguem o usuário a fidelizar a compra.

Não tenha medo de ofertar os benefícios da sua marca, mas tome cuidado para não tornar o conteúdo extremamente apelativo.

Utilize técnicas de SEO

Para destacar o seu produto na internet, você precisa entender um pouco de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

As estratégias de SEO consistem em melhorar a usabilidade do seu site para que o seu visitante (e os sites de busca) encontrem todas as informações primordiais (avaliações, links, produtos) com mais facilidade.

Algumas técnicas úteis que podem ser aplicadas em seu site são:

  • O uso de palavras-chave
  • Links de parceiros ou páginas externas
  • Links para outros conteúdos similares disponíveis no mesmo site
  • Interação com o internauta (comentários, enquetes e formulários)
  • Tags
  • Tópicos e intertítulos para uma leitura mais confortável ao leitor

Quando estruturadas de forma assertiva, as estratégias de Marketing de Conteúdo proporcionam ótimos resultados a médio e longo prazo . Por isso, leve sempre em consideração as necessidades dos seus clientes em potencial a fim de atendê-las da melhor maneira possível.

Garantir uma boa experiência em seu site e com o seu conteúdo tornam as chances de captação e fidelização muito maiores!

Gostou das dicas? Então, continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!