Descubra 6 passos para vender mais em 2021

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
vender mais em 2021

2020 não foi um ano fácil. Muitos sentiram a crise apertando, outros, encontraram na dificuldade a oportunidade de inovar e investir. Não podemos negar que apesar de tudo, 2020 foi o ano em que mais o e-commerce cresceu, e seu faturamento também (já falamos disso em outros posts). Talvez sua pergunta agora seja: Como vender mais em 2021? 

Este novo ano chega com um cenário um pouco mais estabilizado, porém, ainda com todos os protocolos e cuidados de biossegurança que o Coronavírus exige.

Nesta realidade, será possível conquistar mais clientes e se destacar da concorrência? Como ampliar as vendas? Como aumentar o ticket médio dos clientes? Se estas perguntas estão constantemente em sua mente, este conteúdo é para você. 

Neste post, separamos algumas dicas que vão te ajudar a vender mais em 2021 e quem sabe, superar o ano anterior. 

A verdade é que muito do que vamos falar aqui não é nenhum segredo, mas, quando seguido e colocado em prática, traz muitos resultados. Se você quer vender mais em 2021, continue lendo este conteúdo. 

Analise e planeje 

Antes de iniciar qualquer campanha ou de colocar diversas ideias em prática, é preciso analisar o ano anterior. Justamente por ter sido um ano atípico é possível tirar diversas lições sobre o que fazer e o que não fazer.

Identifique o que deu certo e veja a melhor forma de adaptar para que a mesma ideia seja usada ainda este ano. Veja o que não deu certo, os porquês, o que poderia ser diferente e se é possível fazer ajustes para que a iniciativa possa ser usada em 2021.

Caso contrário, não perca seus esforços com questões que estão comprovadas que não se aplicam ao seu negócio e vá direto para outro caminho. Se precisar de ajuda, não hesite em procurar agências especializadas em marketing digital e e-commerce. 

Após fazer toda uma análise, é hora de planejar. Você pode fazer um planejamento anual com metas definidas por meses, semestres e até mesmo para o fim do ano. A partir disso, crie estratégias para atingir seus objetivos. 

Invista em SEO

Já falamos em outros posts sobre a importância de investir em SEO. Mas, é preciso ter em mente que mais do que nunca esse investimento se faz necessário em um mercado extremamente concorrido. 

Para você ter entender sobre a importância do que estamos falando, por exemplo, sabia que a primeira página de resultados de pesquisas no Google é a menina dos olhos do marketing?

Isso porque 90% das pessoas clicam nos links apenas dela e menos de 10% avançam para a página 2. Por isso a  relevância do trabalho de SEO para o seu e-commerce.

Sem o SEO, um consumidor dificilmente encontrará sua marca ao fazer uma pesquisa no Google, mesmo que elas possuam as palavras-chaves com as quais você trabalha, como “Celular Samsung”, por exemplo.

Dessa forma, se você quiser impulsionar o tráfego orgânico e gerar mais oportunidades, que consequentemente te ajudarão a vender mais em 2021, é importante aplicar tais otimizações, por exemplo. 

Confira nosso artigo com as principais dicas de SEO que você deve usar e descubra como começar.

Faça Cross Sell

Projetado para aumentar seu ticket médio e, consequentemente impulsionar suas vendas online, o Cross Sell é outra excelente técnica de vendas que você deve começar a utilizar.

De forma clara, o Cross Sell, ou “venda cruzada” envolve a oferta de produtos, serviços ou funcionalidades adicionais que complementam a escolha inicial do consumidor. 

Por exemplo, um cliente comprando um smartphone também pode estar interessado em um fone de ouvido ou em uma capa de proteção, no caso, produtos que complementam o smartphone. Você pode utilizar como um “Compre também” ou “Veja também”.

Normalmente, no Cross Sell, o valor da compra final em pacote é bonificado, aplicando um desconto em pelo menos um dos itens oferecidos para reforçar a percepção de benefício. 

Outra estratégia bastante utilizada é descontar completamente o valor do frete de acordo com o valor total do ticket no carrinho de compras do cliente.

Realize Upsell

Também é uma estratégia com o objetivo de aumentar o valor do ticket médio de seu negócio. Em resumo, o Upsell envolve a oferta de um produto ou serviço que seja melhor, mais completo e consequentemente mais caro que o item inicialmente escolhido pelo cliente.

Por exemplo, se um cliente deseja comprar um iPhone 11, ao aplicar o Upsell seria ofertado iPhone 11 Pro Max, que é mais caro, mas ao mesmo tempo atende à todas as necessidades e requisitos delimitados pelo consumidor. Além de oferecer vantagens adicionais, como câmera mais potente, maior proteção contra água, etc.

Para que o Upsell dê certo, é importante que o valor da nova oferta seja justificado pelos seus benefícios para convencer o cliente que eles valem a pena.

Integre canais de venda

Empresas que ainda trabalham apenas por telefone e e-mail em seu help desk estão perdendo oportunidades de vendas por não investir em oferecer canais mais ágeis e projetados para impulsionar conversões.

Para garantir uma boa experiência e um bom atendimento ao cliente, integre seus canais de vendas.

Dessa forma, clientes poderão entrar em contato com sua empresa por meio de diferentes canais e ter acesso às mesmas informações. Além de poderem ser reconhecidos por sua equipe com um histórico de atendimento armazenado e de transações em uma plataforma unificada.

As empresas com maiores taxas de retenção no mercado digital trabalham com robustas estratégias de atendimento omnichannel para fidelizar clientes e, diferente do que muitos pensam, não é caro trabalhar com canais integrados.

Trabalhe o pós-venda

Investir no pós-venda é tão importante quanto solicitar feedback e, na verdade, estratégias de pós-venda também ajudam a impulsionar suas chances de fidelizar.

Durante o pós-venda, verifique o nível de satisfação do consumidor e faça pesquisas de NPS (Net Promoter Score) para identificar se o cliente é fiel à sua marca e teve uma experiência tão agradável que voluntariamente indicaria seu negócio a amigos e familiares.

Pronto para aumentar suas vendas em 2021?

Se você chegou até aqui, é hora de colocar em prática tudo o que abordamos aqui. Tenha a certeza de que esses passos, se seguidos, trarão grandes resultados para o seu e-commerce em 2021. 

Se você quer saber mais como aumentar suas vendas em 2021, então, fale com a gente! Nosso time de especialistas em marketing digital e e-commerce está pronto para te ajudar. 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Buscando uma agência
para implantação
de e-commerce?