Marketplace: tudo o que você precisa saber!

marketplace

Não é mais novidade que as vendas online cresceram em grande escala no último semestre e mais do que nunca,  elas vieram para ficar. De acordo com a 42ª edição da Webshoppers, varejistas que são marketplace têm participação de 78% no faturamento total do e-commerce, totalizando de 64 milhões de pedidos. Um crescimento de 52% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Para quem quer começar a construir sua presença no online ou até já tem, mas de forma tímida, uma boa oportunidade é o marketplace. Mas, afinal o que é marketplace? O termo vem do inglês e pode ser traduzido como, local de vendas. 

No mundo digital especificamente, marketplaces funcionam como um shopping online, em que diversos vendedores anunciam seus produtos em uma plataforma. Assim, o cliente conta com mais opções de compra em um só lugar e o vendedor possui mais visibilidade para os seus produtos.

Quer saber mais como funciona o marketplace? Então, continue lendo este material. O conteúdo está imperdível. 

Boa leitura! 

Como funciona o marketplace?

Uma das maiores dificuldades para vendedores online é atrair tráfego de visitantes para os sites. Ao vender em um marketplace, os anúncios dos seus produtos estarão presentes em lojas virtuais com milhões de visitas por dia, dessa forma aumentando o número de clientes em potencial.

Esse sistema é vantajoso tanto para as empresas que oferecem o serviço, quanto para os lojistas. Uma vez que as lojas têm mais produtos para anunciar e ganham parte da comissão pela venda, enquanto os comerciantes têm uma possibilidade de aumentar as suas vendas consideravelmente com um investimento relativamente baixo.

Todas as vendas são feitas dentro de uma mesma plataforma, incluindo toda a parte financeira dos pedidos. O comerciantes, conhecido como Seller é responsável pela entrega do produto, desde a emissão da Nota Fiscal até o despacho e acompanhamento da entrega.

Depois que você assina contrato com o marketplace, você pode perfeitamente começar a vender e já ter resultados em pedidos.

Por que vender em marketplaces?

A venda por meio de marketplaces é uma excelente oportunidade de ampliar a visibilidade da sua loja. Afinal, essas operações investem bastante na divulgação de seus respectivos negócios, o que lhes garante um tráfego de público bem acima daquele registrado pelas lojas individualmente. 

Ao vender em marketplaces, o vendedor pode “emprestar” a confiança que o consumidor tem em marcas tradicionais do mercado, facilitando a conversão da compra. Quando você conta com mais de um canal de vendas, a estabilidade da sua operação tende a ser muito maior, além de atingir diferentes tipos de público ao mesmo tempo.

Em um marketplace, ambas as partes são beneficiadas, entenda: 

Consumidor: Em busca de um determinado produto, pode visitar diversas lojas online sem sair de casa. As lojas apresentam diversos preços e propostas e quem tiver a oferta mais atrativa conquistará o cliente, além disso, o consumidor pode fazer diferentes compras e pagá-las assim como o frete em uma única transação.

Lojista/ Prestador de serviço online: Este precisa de tráfego na sua loja para garantir seu crescimento e anunciando seus produtos/serviços em um marketplace, não precisará gastar com divulgação e propaganda. O próprio marketplace divulga os produtos e serviços de acordo com a pesquisa do consumidor e apresentando bons preços, poderá garantir boas vendas.

Operador do Marketplace: Este ganhará comissões de acordo com as vendas dos lojistas, a variedade de produtos e preços estimulará o cliente a comprar e a possibilidade de fidelizar clientes é muito grande. Outro detalhe: o estoque é descentralizado, ou seja, gerenciar os produtos bem como as entregas é uma responsabilidade do lojista online.

Empresas marketplace

AMERICANAS: As Lojas Americanas é um modelo de marketplace consolidado no mercado. Apresenta diversos preços e fornecedores e ganha comissões de 20% em cada venda. As Americanas também comercializa produtos próprios, sendo assim, além das receitas provenientes das comissões, têm recebimentos advindos de suas próprias vendas.

MAGAZINE LUIZA: Assim como todo marketplace, divulga preços e fornecedores e em troca recebe um percentual das vendas referentes a comissões. No primeiro semestre de 2016, teve 28% de crescimento nas vendas e registra 35 milhões de acessos por mês.

UBER: O Uber é um exemplo perfeito de que o marketplace não é só feito de comércio de produtos e sim de serviços. Ele oferece motoristas para pessoas que precisam de uma corrida e assim como todo marketplace, em troca da divulgação dos motoristas, ele recebe um percentual das corridas referentes a comissões.

Marketplace na prática

Provavelmente você pode estar se perguntando quais são os passos para iniciar uma operação em um Marketplace? Para começar com uma operação você deve:

  • Ter uma operação e-commerce, loja e ERP funcionando e com algum volume mínimo de pedido;
  • Fechar contrato com um Marketplace por vez, ou seja, identifique quem são os melhores para o seu mercado e integre um a um, para não acumular problemas.
  • Contrate um Hub (Anymaket, Skyhub, Hub2b, entre outros), para integrar o seu ERP aos Marketplaces, para o envio dos anúncios e integração em tempo real de pedidos e estoque.

O mesmo estoque deve ser utilizado para todas as frentes de venda, diminuindo a necessidade de um estoque para cada frente, baixando drasticamente seu custo.

E-commerce ou marketplace?

O ideal é que você tenha uma loja online e invista para que ela cresça e conquiste espaço no mercado. Mas enquanto o seu empreendimento ainda é pequeno, é super válido estabelecer um contrato com um marketplace para divulgar seus produtos e serviços, além de garantir umas vendas a mais, você economiza com divulgação. Afinal, o marketplace fará isto para você.

Com a ajuda do Marketplace você poderá investir no seu negócio e divulgá-lo ao mesmo tempo. Sendo assim orientamos: Tenha um e-commerce, invista intensivamente nele, mas conte com todas as vantagens de um marketplace.

Se você ainda tem dúvidas, mas entendeu a importância de investir nesse tipo de negócio, então, entre em contato com a gente! Temos um time de especialistas em marketing digital e e-commerce que estão prontos para te ajudar. 

Write a comment