Golden Circle: o que é como aplicar no seu negócio

golden circle

Você sabe qual o propósito do seu negócio? Aparentemente, parece uma pergunta simples e que de cara poderíamos dizer que sim, sabemos. Mas, a verdade não é bem essa. A partir de uma análise simples, podemos enxergar que muitas empresas não conseguem identificar qual a sua verdadeira motivação para fazer o que fazem e entregar o que entregam.

Diante disso, surge a necessidade de falar sobre um assunto que não é tão novo, mas, que poucas marcas entendem e, sobretudo, aplicam. Conhecido como “Golden Circle”, na tradução literal da palavra “Círculo Dourado”, é uma metodologia que coloca como centro o porquê seu negócio existe, em seguida, como você o faz e só então, o que você entrega. 

Parece confuso ou até mesmo clichê? Fica tranquilo que vamos te explicar o que é e como aplicar o Golden Circle em seu negócio e, mais que isso, te mostrar que essa metodologia pode ser aquilo que estava faltando para sua marca entregar valor de forma clara e engajar ainda mais o público. 

Se você quer saber mais, continue lendo este material. Ele foi feito exatamente para você. Boa leitura!

O que é o Golden Circle? 

Criado pelo escritor Simon Sinek, o Golden Circle é uma metodologia que tem como objetivo alinhar motivação, método e produto. De forma clara, o grande foco é fazer com que seu negócio entenda qual o propósito de sua existência e assim, gerar impacto na vida de outras pessoas que também acreditam nele. 

Por meio de três perguntas (por que? como? e o quê? – nesta ordem), o escritor defende que as pessoas não compram exatamente o que você faz e sim, o porque você faz. Com isso, surge a necessidade de desenvolver sua marca e campanhas baseadas no propósito e no valor que você quer entregar. 

Para isso, o Golden Circle possui três pontos que devem ser seguidos exatamente na ordem abaixo:

  • Ponto central: por quê?
  • Intermediário: como?
  • Ponto externo: o quê?

O processo começa de dentro para fora e não ao contrário. Antes de saber o que vai ser entregue, é preciso saber o porque e como. Empresas que entendem isso e aplicam, tendem a crescer e fidelizar ainda mais seu público, fazendo deles verdadeiros embaixadores de sua marca. 

Como aplicar no seu negócio

Agora que você já entendeu todo o conceito a importância dessa metodologia, vamos aos três pontos prontos práticos que você precisa aplicar no negócio. 

Por quê? 

O público está mais interessado na história, na motivação do que de fato no produto. Mais do que oferecer um material ou serviço, você oferece uma causa, com a qual o público-alvo é capaz de se relacionar. Como assim?

Por exemplo, existem diversas empresas que fabricam e vendem produtos de maquiagem e que em sua maioria, são itens com qualidade e custo benefício semelhantes. Mas, o que faz alguém optar por uma e não pela outra? A causa, o propósito. 

Na prática, ter claramente e trabalhar bem o seu propósito faz com que o público se identifique com a marca, escolha comprar dela devido à razão de sua existência, gerando empatia e engajamento.

Então, comece a pensar e agir a partir do seu propósito. Dessa forma, poderá exercer uma comunicação mais eficaz, que incentiva a tomada de decisão do cliente.

Como?

Agora que o propósito do seu negócio já está definido é hora de identificar como você vai colocá-lo em prática. Ou seja, qual é o caminho  para que a empresa cumpra seu propósito e conquiste seus objetivos?

É então que surge um plano de ação. O como está diretamente relacionado à sua proposta única de valor, ou seja, aquilo que diferencia você das demais empresas. Aqui, você vai estabelecer quais são os processos e métodos que serão utilizados para atingir o seu porquê.

Nesta fase, você também incluirá seus valores e crenças. Isso fará sua empresa se tornar inspiradora e com uma base firme. Afinal, confiança faz toda a diferença para o cliente e resulta em um melhor desempenho, principalmente nas vendas.

O quê?

Depois de refletir sobre o seu propósito e fazer o planejamento estratégico, é hora de pensar no resultado. Estamos falando do produto ou serviço que você vende no mercado. O que, de fato, você entrega para o consumidor.

Apesar de ser a etapa mais simples do Golden Circle, ela é fundamental.

Se você fez toda uma definição do “porquê” criou sua empresa e “como” você trabalha em busca do objetivo que se espera, será quase impossível errar no produto final, ou seja, no “o que”.

Portanto, Tenha em mente que o seu produto é o resultado do plano de ação que você elabora a partir do seu propósito.

golden circle
Empresas que aplicam o Golden Circle

Se você ainda não está convencido que este método é exatamente o que você precisa para  ter um forte posicionamento de marca e, principalmente, conectar e engajar seu público, veja agora empresas que utilizam esta metodologia e que se tornaram referência naquilo que fazem. 

Natura

Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações

Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Apple

Por quê: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.

Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.

O quê: Computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música.

De forma geral, aplicar o Golden Circle ajuda a:

  • Desenvolver uma comunicação assertiva com o público, colaboradores e fornecedores
  • Engajar clientes
  • Inspirar pessoas
  • Melhorar a imagem da empresa no mercado
  • Se destacar da concorrência

Viu porque esta metodologia é importante para que você tenha sucesso no seu negócio e mais que isso, entenda qual o real motivo da existência da sua empresa? Não tenha dúvidas de que, em um mercado competitivo, abraçar um propósito é fundamental para atrair o seu público e construir relacionamentos duradouros com as pessoas.

Se você ainda ficou com dúvidas ou precisa de ajuda, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar! Confira também nossas redes sociais para acompanhar de perto como aplicamos o Golden Circle

Você também pode conferir mais sobre o Golden Circle neste vídeo que separamos para você!

https://www.youtube.com/watch?v=qp0HIF3SfI4

Write a comment