Vendas pelo WhatsApp: estratégias para aumentar seus resultados

vendas pelo whatsapp

Você sabia que hoje é possível realizar vendas pelo WhatsApp? Isso mesmo! Uma ferramenta que, aparentemente, é apenas para conversas entre amigos, pode se tornar um grande canal de vendas para o seu negócio, e o melhor, te aproximar ainda mais do seu público. 

De acordo com o Facebook, que comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas todos os dias entre usuários em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o Whatsapp. O potencial de mercado para vendas utilizando este aplicativo é enorme.

Sendo uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas, o WhatsApp permite o envio de mensagens rápidas e diversos recursos de mídias, possibilitando uma relação mais próxima com a sua audiência e de forma automatizada, quando necessário.

Se você entende que esse é um canal com grande potencial de mercado e que pode ser um meio para impulsionar suas vendas, então, continue lendo este material. Vamos falar sobre algumas estratégias que podem ser facilmente aplicadas e trazer grandes resultados para o seu negócio. 

Boa leitura! 

Primeiros passos 

O primeiro passo é entender que o seu WhatsApp pessoal não deve ser confundido com o comercial e vice-versa. É preciso dedicar uma conta exclusiva para sua marca, para que ali sejam trabalhados apenas conteúdos que vão de fato interessar o seu cliente. 

Tendo isso claro, opte por uma conta no WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. O aplicativo possui várias funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas, é a possibilidade de analisar métricas. 

Os dados disponibilizados facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além ajudar a identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business. O aplicativo fornece informações importantes como, quantidade de mensagens que foram enviadas, quais delas foram entregues e lidas pelo usuário. 

Organize as informações 

Após criar sua conta no aplicativo, aposte na disponibilização de um catálogo com seus produtos contendo informações como, nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código. 

Isso permite que os clientes vejam os itens disponíveis e todos os dados necessários sobre o que está sendo oferecido. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer esse processo, faz toda diferença nas vendas pelo WhatsApp.

Outro ponto muito importante é inserir o máximo de informações sobre sua loja, como o endereço físico e o mapa, descrição da sua empresa, horários de atendimento, e-mail e site.

Para organizar ainda mais as informações e facilitar o seu uso no aplicativo, crie etiquetas (elas só poderão ser vista por você, o cliente não tem acesso) com categorias que podem ser personalizadas de acordo com sua necessidade. 

Por exemplo, crie uma etiqueta para novos clientes, pedidos aguardando pagamento, compra finalizada, entre outras, e sinalize em cada conversa a etiqueta adequada. Assim, o gerenciamento das informações se tornam mais simples e categorizados.

vendas pelo whatsapp

Crie listas de transmissão

Para facilitar a rotina, crie listas de transmissão. Ela otimiza seu tempo, como também pode aumentar a produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Mas, tenha atenção. As listas devem ser criadas de forma personalizada, assim como as etiquetas. Como assim? 

Crie diferentes listas de transmissão e adicione nelas o público correspondente ao conteúdo que pretende ser enviado. Por exemplo, o material encaminhado para alguém que se interessou pelas roupas das sua loja é diferente do que vai para quem demonstrou atração pelas linha de maquiagem. 

Claro que você pode tentar oferecer novos produtos, mas é interessante que o cliente já tenha demonstrado um certo tipo de desejo por itens relacionados a ele. Dessa forma, sua entrega não será invasiva ou considerada como chata ou insistente. 

O mais interessante dessa estratégia é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos. Então, evite usar palavras no plural e tente sempre mostrar que aquela experiência é única.   

Mas, o que você pode enviar nessas listas de transmissão? Esse é o assunto do próximo tópico. Continue lendo para saber mais!

Ofereça conteúdo

Além de levar informações sobre o seu produto, que afinal de contas, você quer e vai vender pelo WhatsApp, entregue também conteúdos de valor para o seu cliente. Mas, esse tipo de estratégia também é relevante neste canal? A resposta é sim!

Utilizar o marketing de conteúdo é uma excelente oportunidade para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp, por meio de materiais que são relevantes e valiosos. Essa tática é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva do seu negócio. 

Investir em conteúdo pode gerar confiança no seu consumidor, aumentar as vendas, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda. Sem dúvidas, o seu engajamento aumentará no decorrer do tempo.

Se você trabalha com calçados, por exemplo, pode enviar dicas práticas de como conservá-lo por mais tempo, como guardar com cuidado, como lavar, diferentes formas de usar, entre outras questões. 

O material poderá ser enviado de diversas formas. Pode ser por imagens, vídeos, infográficos, gifs e até áudios. Mas, antes conheça bem seu cliente para saber que tipo de estratégia ele recebe melhor, para que você seja ainda mais assertivo e atinja o objetivo. 

Um recurso que é pouco utilizado, mas que pode trazer muitos resultados é o status do WhatsApp. De forma clara, é uma espécie de story do Instagram. Ali, você  também pode interagir com os clientes, lançar promoções, mostrar detalhadamente seus produtos, entre outras ações. 

vendas pelo whatsapp

Divulgue seu contato

Se você chegou até aqui, entendeu cada processo e mais que isso, vai aplicar em seu negócio para aumentar as vendas pelo WhatsApp, ótimo trabalho. Porém, ainda existe uma etapa fundamental, a divulgação do contato da sua empresa. 

As pessoas precisam saber que também existe esse canal onde elas podem entrar em contato, por isso, é necessário criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede. 

Deixe evidente nas redes sociais, e-mail, site, imagens, vídeos, entre outros, que também existe esse canal para tirar dúvidas e realizar compras. Ofereça cupons de descontos, ebooks, materiais ricos, por meio de landing pages, onde para ter acesso é deixar o contato e outras informações importantes para o seu negócio.

Todas estratégias podem ser aplicadas e trazer grandes resultados para o seu negócio. Agora que você já sabe como realizar vendas pelo WhatsApp, que tal falar com um time de especialistas em Marketing Digital e E-commerce para te ajudar a potencializar seus resultados? Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

Write a comment