Marketing Digital: 5 dicas para aplicar em seu e-commerce

marketing digital

A internet mudou completamente a forma que vivemos. Hoje já é comum trabalharmos, estudarmos, nos divertirmos online. Tudo isso sem sair de casa e muitas vezes na palma da nossa mão, com o smartphone. Nesse cenário, as empresas também precisaram se adaptar ao comportamento do seu consumidor e estar presente onde ele está. Dessa forma, para seu e commerce ter sucesso não basta abrir sua loja online, é preciso investir em marketing digital.

Uma loja virtual funciona da mesma forma que uma física. É preciso entender e se relacionar com seu público, separar estoque, ter um bom atendimento e, principalmente, planejar estratégias para vender e divulgar sua marca.

Existem diversas formas e estratégias que podem ser utilizadas para que sua marca esteja presente no dia a dia das pessoas. O Marketing Digital trará muitas soluções e você pode utilizá-las para fazer seu e-commerce crescer e atingir o sucesso tão desejado.

Preparamos algumas dicas de marketing digital que podem ser aplicadas em seu negócio online. Se você quer saber como ter um e-commerce de sucesso utilizando o marketing digital, então, continue lendo este material. Ele foi feito exatamente para você.

Boa leitura!

Caucasian man working shoot
1. Esteja nas redes sociais

Muitos cometem um erro clássico na hora de explorar o mundo das redes sociais: querer estar em todas ao mesmo tempo. Esteja apenas nas mídias que fazem sentido para você e principalmente, onde seu público mais interage. Tendo isso em mente, produza um conteúdo relevante que gere identificação entre o cliente e o seu e-commerce. 

As principais redes sociais para venda são o Facebook e o Instagram, mas, dependendo do nicho em que você atua, o LinkedIn, o Pinterest e até mesmo o Twitter podem ser opções interessantes. Escolha seu campo de atuação a partir da identificação da sua persona. Isso faz muita diferença. 

Se você ainda não sabe o que é ou quem é a sua persona, vamos te explicar. De forma prática, basta agrupar as característica principais do seu público atual e trabalhar para alcançar pessoas semelhantes, chamamos também de público-alvo.

Com uma atuação constante e humanizada nas redes sociais, seu e-commerce alcançará mais pessoas organicamente e será lembrado como referência no seu nicho de mercado. 

É importante lembrar que seu alcance orgânico nas redes sociais dependem muito da relevância que o seu conteúdo tem para seus seguidores, e ainda assim, você não vai conseguir alcançar todo mundo. Para solucionar isso, você precisa investir em anúncios e patrocinados. Continue lendo esse conteúdo que falaremos disso mais a frente. 

2. Aposte em marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de Marketing Digital. Aqui, a criação de conteúdo relevante será a chave para todas as estratégias. 

O marketing de conteúdo é fundamental por criar um relacionamento com o consumidor e não apenas um contato comercial, de compra e venda. Nesse aspecto, o cliente é educado sobre sua marca e em só lugar consegue encontrar tanto o produto, quanto informações complementares a ele.

Todo e-commerce deve considerar ter um blog atualizado para se conectar com os clientes e ocupar melhores posições nos mecanismos de busca. Além do blog, você também pode usar outros canais para produzir conteúdo relevante. Como por exemplo:  

  • podcast;
  • guest post;
  • webinars;
  • infográficos;
  • vídeos e mais. 

Ao entregar um bom conteúdo, seu e-commerce passará a ter autoridade de mercado, melhor posição no Google, relacionamento com o cliente, e claro, vendas.

3. Trabalhe o remarketing

O Remarketing é uma estratégia para conquistar aquele cliente que entrou na sua loja virtual, mas por algum motivo não comprou. O objetivo é incentivar a compra mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse no produto.

De forma clara, o remarketing é aquela situação em que você entra  em algum e-commerce, visualiza um produto e, de repente, o produto começa a te seguir em outros sites, redes sociais e aplicativos. Isso ajuda a fazer o visitante lembrar do que estava interessado e aumenta significativamente as chances dele voltar e comprar.

Essa estratégia pode ser usada em diferentes situações, desde um e-mail para lembrar o cliente sobre os itens que foram colocados (e esquecidos) no carrinho de compra, até um aviso de alguma promoção no site que possa interessar seu cliente em específico.

De acordo com dados do Google Adwords, apenas 3% dos visitantes de um e-commerce já sabem o que querem comprar. O papel do remarketing é fazer o consumidor desejar produtos da sua loja, e considerar comprá-lo. Dessa forma, quanto mais você aparece, mais ele pondera a compra e se convence que será um bom negócio.

4. Invista em anúncios

Se você acha caro pagar mídia online, está na hora de considerá-la um investimento.Comprar pela internet já se tornou um hábito no Brasil. De acordo com o 41º Webshoppers, 148 milhões de brasileiros fizeram pelo menos um pedido online ainda em 2020. 

É preciso investir em diferentes canais para se destacar. Com uma estratégia voltada para os anúncios pagos também, você fortalece a presença digital da sua marca e, mais importante, de maneira quase que imediata.

 Diversos resultados podem ser obtidos com a publicidade online, como por exemplo:

  • aumento na geração de leads;
  • maior exposição do conteúdo relacionado à sua empresa;
  • maior tráfego e visibilidade para se e-commerce;
  • análises mais eficientes;
  • mais possibilidades de segmentação e etc. 

Falando sobre quanto gastar, tenha em mente que o valor do investimento é diretamente proporcional ao alcance que seu anúncio terá. Para não se perder, determine um valor mensal para cada um dos objetivos que deseja atingir, seja distribuição de conteúdo, divulgação dos produtos em si e remarketing. Dessa forma, você conseguirá medir qual estratégia funciona melhor para seu e-commerce.

 5. Otimize o site

Não basta seguir as dicas que demos acima, é preciso cuidar e estar preparado para atender os clientes da melhor forma, após aplicar as estratégias de Marketing Digital. 

Otimizar seu e-commerce para dispositivos mobile significa mais chance de converter e oferecer uma boa experiência para o usuário. Pois, até 2021, mais da metade de todas as compras online devem acontecer em dispositivos móveis, de acordo a Statista.

Ofereça uma experiência intuitiva de compra para o cliente, afinal, ele pode “chegar” ao seu e-commerce diversos caminhos. Desde a pesquisa do Google, até seus anúncios nas redes sociais e email marketing. Por isso, toda a sua operação deve ser fluida. Seu e-commerce não pode ter obstáculos/dificuldades no caminho de compra para não induzir a desistência. 

Permita que o cliente consiga visualizar todas as informações do produto que deseja. Converse com o desenvolvedor do seu e-commerce e resolva essa questão.

O Marketing Digital não é um mistério e quando bem aplicado traz resultados incríveis. Se você precisa de ajuda para implementar essas e outras estratégias em seu e-commerce, fala com a gente. Nosso time de especialistas está pronto para atender você!

Write a comment