E-commerce em tempos de pandemia: como se adaptar

e-commerce em tempos de pandemia

Ao longo dos últimos meses é possível perceber que os hábitos dos consumidores não são mais os mesmos. Isso vem acontecendo mundialmente devido ao novo coronavírus. Por isso, é importante estar atento ao seu e-commerce em tempos de pandemia, e sobretudo,  entender que é preciso adaptar seu negócio para atender o novo perfil de clientes. 

De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões apenas em abril. Um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.

É perceptível que investir em um e-commerce em tempos de pandemia é uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e a escalabilidade da sua marca. Apesar disso, é preciso identificar qual o novo perfil dos consumidores e a partir disso, promover mudanças em sua loja virtual para atender as necessidades e desejos dos clientes. 

Para te auxiliar nesse processo de adaptação, separamos alguns aspectos estratégicos que devem ser observados e remodelados para o atual momento que estamos vivendo. Quer saber quais são e o que fazer para adaptar seu e-commerce em tempos de pandemia? Então, continue lendo este conteúdo que foi feito exatamente para você. Boa leitura!

e-commerce em tempos de pandemia
Presença Digital

Agora mais do que nunca é importante investir em sua marca, mas, de uma forma um pouco diferente. Ela precisa estar no mundo digital, e mais que isso, é necessário ter uma forte presença para que seja percebida e se conecte da melhor forma com o público. 

Divulgue nas redes sociais, sites, aplicativos, no seu e-commerce — além dos seus produtos e promoções — conteúdos informativos que podem ser facilmente ligados ao seu negócio e a atual situação de saúde pública que estamos vivendo. 

Por exemplo, se sua área é do gênero alimentício, por que não criar um post, infográfico, ebook, entre outros materiais sobre os alimentos que podem fortalecer a imunidade ou sobre como manter uma alimentação saudável em meio a uma pandemia?! 

Vale também dicas e outros assuntos que possam auxiliar seus clientes neste momento. Além de ajudar as pessoas, essa é uma forma de construir, de maneira sustentável, o relacionamento entre o e-commerce e o consumidor.

Informação aos clientes

Neste novo cenário, é praticamente impossível que a sua empresa não esteja passando por alguma adaptação, por isso, se aproxime ao máximo do consumidor e, principalmente, o informe de qualquer mudança. 

Momentos como esse exigem transparência com os clientes. Eles devem saber se haverá alguma mudança no prazo de entrega, limitações de compra, se algum produto está em falta no estoque, entre outros fatores que podem ter sido alterados devido a pandemia. 

Além disso, é importante fornecer orientações relacionadas ao momento, como por exemplo, a forma ideal de esterilização dos produtos e, assim, evitar que os clientes deixem de comprar por receio de contaminação. Medidas como essa, além de proteger o seu público, mostram os cuidados da empresa com a saúde e a vida.

Opções de pagamento

Ninguém quer perder um cliente no momento mais decisivo da jornada de compra. Por isso, seu e-commerce deve ter diversas opções de pagamento que contemplem o máximo de consumidores e os estimulem a finalizar os pedidos.

Entre as opções, você pode implementar a transferência de dinheiro por aplicativo ou aderir ao pagamento com cartões de crédito, débito e às transações online.

Para checkouts na loja virtual, as recomendações já utilizadas seguem valendo: evite criar formulários longos ou distribuir o pagamento em muitas etapas, oferecendo, se possível, a opção de compra em um toque.

Caso o seu e-commerce ainda não tenha variadas formas de pagamento, esse é o melhor momento para viabilizar tal mudança. Essa medida será útil não apenas agora, como no pós-crise. Aumentar as opções é trazer facilidade para o consumidor, o que vai impactar positivamente nas vendas.

Entregas 

A gente sabe que para um e-commerce o processo das entregas precisa sempre de uma atenção especial, e agora, é necessário redobrar os cuidados à questão da logística. 

Verifique qual alternativa de entrega é a mais adequada para o seu negócio e mantenha o cliente sempre informado sobre o andamento do pedido e eventuais atrasos. Isso pode ser feito por e-mail, aplicativos, sms, redes sociais, entre outras maneiras. Assim, é possível evitar perder futuras vendas por conflitos em relação à informação.

Além disso, caso a situação financeira do seu e-commerce esteja favorável, é interessante colocar frete grátis em alguns produtos ou seções. Isso pode ser um grande atrativo para quem nunca comprou pela internet. 

Outra maneira de atrair os compradores de primeira viagem é ter um sistema seguro, tanto de pagamento, quanto de transporte. Para isso, utilize plataformas confiáveis e ofereça garantias  ao consumidor.

e-commerce em tempos de pandemia
Ações de responsabilidade coletiva 

Por fim, é importante que você tenha em mente que o seu negócio precisa apoiar os clientes. É interessante oferecer uma série de serviços adicionais, como descontos, gratuidade na entrega, brindes, etc. É hora de usar a criatividade para definir estratégias inteligentes e inovadoras.

Sua empresa também pode ajudar não apenas os próprios clientes, mas a sociedade como um todo. Por exemplo, a Ambev está produzindo álcool em gel, a Fiat está consertando respiradores, a Heineken iniciou uma campanha de incentivo aos bares e, assim, muitas outras estão atuando. Buscar o caminho da responsabilidade social pode gerar ainda mais empatia junto aos consumidores.

Essa estratégias podem continuar sendo facilmente aplicadas após a pandemia. São pontos que visam melhorar seu e-commerce independente do tempo. 

Se você entendeu que precisa adaptar seu e-commerce em tempos de pandemia, mas precisa de ajuda para dar início a esse processo, fica tranquilo que nós podemos te ajudar!

Entre em contato com nosso time de especialistas em marketing digital e e-commerce. Ah, aproveita e conta para a gente quais foram as mudanças que você precisou realizar em sua empresa. Adoramos compartilhar experiências!

Write a comment