Tráfego no e-commerce: 5 dicas para aumentar e alavancar os resultados

tráfego no e-commerce

Você sabia que não basta apenas criar seu e-commerce, mas, que acima de tudo é preciso investir em estratégias para aumentar o tráfego no e-commerce, e dessa forma alavancar os resultados?

De maneira clara, tráfego no e-commerce é o famoso “movimento” que toda loja física precisa ter, ou seja, a quantidade de pessoas que chegam a sua loja virtual. Assim, quanto mais visitas e maior tempo de navegação o e-commerce tiver, maior a chance de vendas a serem fechadas e melhor posicionamento nos buscadores.

Porém, sabemos que atrair possíveis clientes para o empreendimento online pode ser uma tarefa que precisa de um pouco mais de atenção e até mesmo de uma ajudinha de especialistas da área. 

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para aumentar o tráfego no seu e-commerce e assim, alavancar os resultados. Para saber mais, continue lendo esse material, está imperdível. Boa leitura!

1. Investimento no SEO  

Para que o seu e-commerce seja facilmente encontrado de forma orgânica nos buscadores, é fundamental que o SEO esteja bem estruturado. Isso tanto em relação ao conteúdo, informações sobre os  produtos, páginas, títulos, palavra-chave e outros fatores.

Se seu objetivo é deixar o site em destaque nos buscadores, para trazer mais visitas orgânicas, e dessa forma aumentar o tráfego, você precisa estar atento aos pontos abaixo: 

  • Palavra-chave (utilize palavras estratégicas para que seu produto seja encontrado de forma mais fácil e seu site fique melhor rankeado);
  • Título da página (considere um bom e único título para cada página, sempre tendo relação com o que será apresentado);
  • URLs amigáveis (evite URLs com códigos, e utilize a palavra-chave que liga ao que a aba apresenta).

De acordo com dados do primeiro semestre de 2018, apresentados pelo E-commerce Radar, para atrair novos clientes o e-commerce no Brasil ainda depende muito das buscas que acontecem no Google. Por isso, se faz tão importante trabalhar bem o SEO do seu site. 

2. Produção de conteúdo 

Investir em um blog para o e-commerce é uma ótima maneira de aumentar o tráfego. Crie conteúdos relevantes, como infográficos, guias, tutoriais, e até mesmo vídeos que podem ser facilmente introduzidos no corpo do material produzido no blog. 

O marketing de conteúdo é fundamental neste ponto por criar um relacionamento diferente com o consumidor e não apenas um relacionamento comercial, de compra e venda. Nesse aspecto, o cliente é educado sobre sua marca e em só lugar consegue encontrar tanto o produto, quanto informações complementares a ele.

Além disso, a criação de materiais ricos atuam na construção de credibilidade da marca e no início de um processo de conversação com o usuário e, ainda:

  • Serve como bom cartão de visita para o e-commerce;
  • Divulga ações da marca e os produtos;
  • Permite o compartilhamento dos posts.
Tráfego no e-commerce
3. Relacionamento nas redes sociais

Quando um consumidor quer saber mais sobre sua marca ou produto é normal que ele procure as redes sociais do seu negócio. Nela, ele deseja encontrar provas sociais de outras pessoas que também se relacionam com a marca, além de buscar entender melhor a identidade do e-commerce. 

Estar nas plataformas onde seus clientes estão, aproxima ainda mais a sua marca do público. Nas redes sociais, é importante adicionar no perfil uma boa descrição da sua loja com o endereço virtual da sua loja. Nas publicações, disponibilize também não só os produtos, mas principalmente a experiência que ele proporciona ao usuário. 

Para manter suas redes sociais com uma ótimo engajamento é importante compartilhar conteúdo de valor, pois as pessoas só irão até você se elas encontram sentido em suas postagens.

Só com estes três primeiros tópicos, o e-commerce de boa navegabilidade, bem estruturado com estratégias de SEO, conteúdos relevantes disponibilizados no blog e a forte presença nas redes sociais, você já consegue gerar uma audiência relevante para sua loja virtual.

O objetivo com essas ações é que todos os consumidores que visitem sua página tenham confiança na sua marca, passem mais tempo no seu site e isso ajuda a criar autoridade nas plataformas de busca. Mas calma, as dicas não acabaram, ainda temos duas para te apresentar.

4. Qualidade das informações

Ao procurar determinado produto, o consumidor deseja encontrar o máximo de informações sobre ele. Com descrições bem detalhadas e relevantes do item, o cliente tende a passar mais tempo no e-commerce. O que contribui para o aumento do tráfego e das vendas, pois os consumidores saberão que ali, encontrarão todas as informações que precisam.

Invista em descrições com informações completas no e-commerce, pois contribuem na construção do SEO quando o produto da sua loja é apresentado aos consumidores nos motores de busca. Isso, com toda certeza, aumenta muito o tráfego. 

Outro ponto importante é sempre nomear as imagens anexadas dos produtos em sua loja virtual, sem deixá-las com códigos. Por exemplo, se você for cadastrar uma sandália, a melhor maneira de colocar é a seguinte: sandália-marca-cor.

Todo esse processo é importante, pois muitos consumidores fazem pesquisas por imagens e quando elas estão nomeadas da forma correta, a chance do seu site receber essa visita com probabilidade de converter em venda é grande.

5. E-mail marketing e de abandono 

Por meio de bons descontos e conteúdos, os e-mails marketing contribuem para atrair mais público para o e-commerce. Para que a ação seja assertiva e eficiente, é importante direcionar os e-mails com produto certo às pessoas que podem realmente está interessadas neles.

É importante lembrar que não serão nas primeiras tentativas que você terá sucesso no e-mail marketing, mas com dedicação e técnica passará a ver bons resultados. Uma dica é sempre utilizar títulos chamativos e ao fim do e-mail inserir um CTA (chamada para ação) para que ele seja direcionado para seu e-commerce. 

Além disso, crie e-mails personalizados para casos de desistência da compra e abandono do produto, algo pode ter atrapalhado o consumidor de concluir a compra e esse lembrete o fará retomar de onde parou. Além de ser uma importante ação de conversão, essa estratégia mostra ao usuário que você está interessado em ajudá-lo.

Tráfego no e-commerce

Aumentar o tráfego com audiência relevante no e-commerce levará tempo, pois é um processo que precisa de atenção aos mínimos detalhes e precisa ser contínuo. Mas, fica tranquilo que nós podemos te ajudar!

Nosso time de especialistas em e-commerce e marketing digital está pronto para te auxiliar geração e no aumento do tráfego no seu e-commerce, e assim, impulsionar seus resultados. Não perca tempo! Clique aqui e entre agora em contato com a gente. 

Write a comment