O Poder das Mídias Sociais!

Não é de hoje que muitas empresas querem saber como promover suas marcas nas redes sociais. No mundo dos negócios, as redes sociais são verdadeiros instrumentos de relacionamento e conquista de novos clientes!

A partir de estratégias bem desenvolvidas, profissionais de comunicação e marketing conseguem atrair novos clientes e fidelizá-los. Esse processo ajuda a fortalecer e consolidar todo o sistema de comunicação, divulgação e vendas – e cria ainda mais reconhecimento da marca.

Os novos consumidores

Você já deve ter percebido que os consumidores estão mudando os seus hábitos de consumo frequentemente e que as redes sociais já fazem parte do cotidiano deles. As empresas têm que acompanhar essas modificações, e utilizar as redes sociais no seu negócio é primordial para se manter atual.

Essas mídias se tornaram canais de comunicação entre clientes e empresas. Para você ter ideia, uma pesquisa da E.life apontou que quase 70% dos usuários acompanham marcas nas redes para conseguirem um atendimento online. Além disso, 48,5% dos entrevistados da pesquisa disseram que passaram a admirar uma marca após a acompanharem pelo Facebook.

Os consumidores que se engajam com marcas em mídias sociais não apenas têm mais chances de comprar, mas também tendem a se tornarem divulgadores. Ou seja, se sentem parte de uma comunidade com interesses em comum e atuam para ajudar outros clientes a desfrutarem de uma boa experiência de compra.

Primeiro, temos que considerar que o cliente não aceita mais comunicações “empurradas” apenas para vender produtos. Depois, é preciso ter em mente que as mídias sociais são procuradas por suas características de agilidade e interação.

Some esses dois fatores e ficará fácil de notar que a palavra de ordem aqui é a comunicação de mão dupla. Não basta apenas estar presente nas mídia sociais, é preciso oferecer informação e estar aberto para receber críticas e conversar.

Imagem ilustrativa remetendo ao perfil dos novos consumidores.

E para te ajudar a entender a importância disso, fiz uma lista de vantagens que provam como as redes sociais podem alavancar o seu negócio e aproximar ainda mais seus clientes. Dê só uma olhadinha!

Desenvolvimento da marca

Desenvolver e fortalecer a imagem de uma empresa é um trabalho bastante complicado. Mais do que criar um conceito, é preciso trabalhar a imagem e aproximar a empresa das pessoas.

As redes sociais são excelentes para isso, já que elas permitem trabalhar a marca por meio de diversas estratégias e mídias. Tanto as postagens quanto os comentários e compartilhamentos permitem desenvolver a interação com os clientes.

As postagens – sejam em texto, foto, áudio ou vídeo – são excelentes mecanismos para desenvolver o conceito e humanizar a marca.

Engajamento com os clientes

As empresas, ao criarem seus perfis nessas plataformas, também precisam se relacionar com seus seguidores e clientes. Isso é uma estratégia bastante interessante para fortalecer o sistema de vendas.

Por meio de conteúdo relevante e de qualidade, é possível chegar até as pessoas e estimulá-las, de forma natural, a curtir, comentar e compartilhar a publicação.

Além de interação com os consumidores, é possível aumentar a audiência e o alcance das postagens, tornando sua marca ainda mais relevante na internet.

Prospecção de novos clientes

A internet é hoje um dos principais canais para atrair e conquistar novos clientes.

As pessoas acessam a web para pesquisar produtos, serviços, comparar preços e definir os melhores lugares para se comprar.

Diante de toda essa audiência é preciso desenvolver estratégias para se destacar.

Afinal, não basta oferecer as melhores condições para compra (isso já é feito por qualquer empresa). É necessário atrair os consumidores por meio de conteúdos consistentes e ricos. Para isso, as redes sociais e os blogs são excelentes alternativas. Não perca tempo e invista nesses meios de comunicação, pois são divertidos de se trabalhar e traz aproximação dos seus cliente ao seu negócio.

Comunicação Personalizada!

As redes sociais são plataformas que permitem manter um canal de contato direto com os clientes, já que eles podem expressar suas opiniões no chat privado das fan pages, nos comentários de publicações e até mesmo nas marcações feitas no Facebook, Instagram, Twitter e outros recursos de comunicação.

Com isso, as empresas têm mais uma possibilidade de estreitar o relacionamento com seus consumidores (tirando dúvidas, oferecendo conteúdos únicos, criando campanhas de remarketing, etc).

Esse atendimento personalizado aumenta consideravelmente as chances de fidelizar seus consumidores e, o melhor, ganhar promotores da sua marca. Já pensou o quanto isso pode ser divertido?

Imagem representativa remetendo aos meios de comunicação

Aumento de Tráfego

Os sites são uma das principais ferramentas da web para qualquer empresa.

Além de reunirem todas as informações institucionais do negócio, eles também são um excelente mecanismo de comunicação, mas, para ter os resultados esperados, é preciso direcionar tráfego para ele.

E as redes sociais funcionam como um catalisador de tráfego.

Ao compartilhar em seus perfis as publicações do seu website ou blog, você conseguirá direcionar um número maior de pessoas para esses canais, envolvendo-os, fazendo-os navegar por suas páginas e, consequentemente, melhorando o posicionamento orgânico nos buscadores como o Google. É, basicamente, um efeito bola de neve positivo!

É importante ter uma equipe que fique responsável para acompanhar essa circulação de interatividade do público. Aliás, um pequeno passo do seu cliente é um grande passo para o seu negócio.

Mais conhecimento sobre o seu público alvo

A melhor forma de desenvolver uma estratégia de marketing e vendas de alta performance é conhecer bem o público. E as redes sociais oferecem esses dados de várias maneiras.

A primeira delas é por meio da análise de métricas, que entrega o perfil de seus consumidores e o resultado alcançado pelas suas ações dentro da própria rede social, tornando bem prática a visualização dos seus resultados.

Por outro lado, também é possível conhecer o seu público ao observar e analisar o comportamento deles por meio dos conteúdos que mais gostam, das opiniões que eles te oferecem através de comentários, marcações, compartilhamentos e curtidas. Com esses insights, fica mais fácil desenvolver estratégias assertivas!

E como você já deve ter percebido, conhecer o seu cliente faz toda a diferença para o seu negócio. É importante ter esse vínculo para criar conteúdos ricos e que impacte de forma positiva a vida do seu consumidor. Aliás, é bom criar laços, não é mesmo?

Como fazer tudo isso dar certo?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido o quanto as mídias sociais são ótimas para a sua empresa! Mas nem tudo é tão simples como parece. É preciso ter um olhar bastante crítico e cuidadoso no momento de criar estratégias de comunicação voltadas para as redes sociais.

Lembre-se: postagens sem conteúdo e direcionamento são apenas postagens. É importante direcionar as mídias sociais de acordo com a necessidade e o propósito da sua marca.

Um estudo realizado pela MindMiners, mostra que 80% dos consumidores assumem ler os comentários de outros seguidores antes de adquirir determinado produto ou serviço pela primeira vez. Além disso, 71% alega confiar plenamente em tais avaliações de outros usuários das plataformas sociais.

É nesse momento que se torna válido ter a ajuda de profissionais de marketing ou gestores de conteúdos que entendam o funcionamento desses meios de comunicação, principalmente pelo fato de existir milhões de pessoas conectadas nessas plataformas; então, qualquer deslize pode ser fatal.

O avanço tecnológico deu mais poder aos consumidores. Com as redes sociais, eles agora têm mais voz ativa para dizerem o que gostam e o que não gostam. Dessa forma, sai na frente a empresa que compreende e se adapta a essa nova dinâmica nas relações de consumo. Por isso, é fundamental acompanhar de perto o comportamento do consumidor nas redes sociais.

Ficou curioso para saber como evitar erros? Entre em contato com a gente e venha descobrir como alavancar o seu negócio através das mídias digitais. Estamos te esperando!

Write a comment