Varejo online: uma nova experiência!

Vivemos em uma sociedade dominada pela tecnologia, em que a informação circula por inúmeras plataformas, podendo ser acessada com um simples toque. E isso é uma tendência que vem transformando os varejos tradicionais. Ninguém quer ficar com a fama de ultrapassado, não é mesmo? Fazer parte do mundo digital não é uma escolha, e sim necessário.

Uma das grandes revoluções do varejo será a mudança dos canais de compras do consumidor. O varejo online vai desconstruir a maioria dos modelos tradicionais e isso vai acontecer por um motivo específico: os novos consumidores estão chegando e eles já querem consumir de uma forma diferente.

Mesmo com iniciativas como o dash da Amazon, que tenta ditar tendência no mercado americano, o caminho do novo supermercado (e varejo online) ainda vai proporcionar bastante oportunidade para quem souber se reinventar. A primeira pergunta que me vem à cabeça quando penso em revolução do varejo tradicional e reflito sobre os novos consumidores é: como crianças e adolescentes farão compras daqui cinco, dez anos?

A resposta não é tão absurda assim. Fazendo um estudo rápido sobre perfil do consumidor, eu vi que sete entre dez crianças preferem ir ao dentista do que enfrentar uma fila de banco, sabia? Essa afirmação veio de uma pesquisa feita pela Viacom no mercado americano, com dez mil jovens nascidos no ano 2000. 71% dos jovens responderam que preferem sofrer no dentista a pegar filas em banco. Isso é uma mudança e tanto!

Daqui a dois anos, o mercado irá crescer cerca de 27 milhões em novos consumidores e eles não se parecem com quem já compra online. Muita coisa vai mudar! Você está pronto e com um olhar estratégico para essa transformação digital que já está acontecendo?

Imagem ilustrativa remetendo o comportamento do consumidor moderno

Qual a roupa do varejo online?

Eu não consigo imaginar um consumidor daqui a dez anos preocupado em pegar uma fila de supermercado, com um atendente passando produto a produto no caixa. Essa geração de nascidos dos anos 2000 não consegue esperar o loading de um vídeo no Youtube de um minuto. É uma mentalidade diferente. Uma necessidade diferente.

Isso, alguns varejistas ainda não perceberam. Reforço que poucos estão estudando esse novo consumidor (que tem de 13 a 23 anos). O varejo tradicional é gigante. Para se ter uma ideia, os supermercados faturaram juntos R$355,7 bilhões em 2018, segundo a Pesquisa Ranking ABRAS SuperHiper. Trezentos e cinquenta e cinco bilhões!

O novo supermercado online!

É importante estar atento às marcas que estão incluindo o seu negócio no meio digital, tornando-se um varejo online. Já é evidente que o e-commerce é uma tendência em ascensão, que possibilitará o enriquecimento do seu negócio à frente da concorrência.

Separei três cases brasileiros em que vale a pena você dar uma olhadinha. Eles estão mergulhando nas tendências do mercado e investindo no mundo digital. E adivinha? Estão tendo resultados promissores!

  • Zaitt

    As iniciativas como da paulistana Zaitt, com duas unidades (em São Paulo e em Vitória), são claramente um laboratório para inovação. O supermercado é bem legal. Com a proposta de ser o 1º supermercado inteligente do Brasil, a Zaitt não tem filas, não tem caixas e fica aberta 24 horas. Vale bastante a pena ir lá e conferir como funciona. É só baixar o app, entrar na loja, escolher o produto e finalizar também via aplicativo.

 

  • Home Refill – homerefill.com.br

    A Home Refill é um dos cases brasileiros mais legais. Pioneira, fez diversas ações no mercado físico, inclusive provocando os varejos tradicionais. Com o frete grátis, na HR você compra desde alimentos até material para escritório no modelo de refil. O usuário escolhe os produtos de consumo recorrente e acompanha através de uma agenda o período de reposição dessa compra (mensal ou quinzenal). Isso garante uma jornada diferente na hora de comprar. Separando as compras por personas, inclusive. Solteiras, solteiros, gestantes, casais e outros perfis são usados como forma de trazer uma experiência diferente na hora de comprar.

 

  • Amaro – amaro.com

    Grande referência em guide shops, a Amaro é um sonho para mulheres. Pelo tipo de produto e pela experiência. São 16 lojas físicas que apoiam o varejo online da marca. Você pode comprar tanto online quanto nos guides shops e receber, retirar ou trocar onde quiser. Numa tática omnichannel, a estratégia da Amaro é manter o cliente sempre perto, seja online ou numa visita ao shopping. E obviamente, não complicar na hora da logística e experiência.

 

Imagem ilustrativa remetendo as lojas virtuais.

Seja moderno assim como seu cliente…

A importância de entender os novos consumidores é tão grande mas tão pouco praticada por varejistas, que não existem estudos consistentes de comportamento do novo consumidor brasileiro. A maioria das decisões dos varejistas são tomadas por situações que acontecem no cotidiano.

Mas preste atenção, o consumidor moderno está ligado em diversas características do seu serviço ou produto, eles se informam antes de consumir. É importante ter o olhar detalhado para o seu cliente, visto que ele se encontra mais exigente no ato de consumir.

Separei abaixo algumas características do consumidor moderno.

  • Visuais: se não for visualmente bom, não serve para eles.
  • Digitais: as gerações X, Y e Z são ultraconectadas.
  • Mobile: os novos consumidores não têm notebooks ou computadores. Preferem ter um iPhone a ter um carro.
  • Sociais: são sociais na rede por natureza. Mais sociais na internet que na vida, em alguns casos.
  • Globais: consomem conteúdo e produtos globais. Música, filmes e produtos internacionais não são mais uma barreira.

Adquirir novos clientes será essencialmente um exercício de tecnologia aplicada. Dito isso, mantê-los também exigirá ter atitudes diferentes. Atendimento humanizado, experiência do usuário e jornada do cliente nunca estiveram tão em alta e isso deve se manter por anos.

É importante a adaptação do seu negócio para o meio digital, pois, como apresentei para você no conteúdo, essa é uma tendência que os novos consumidores desejam e precisam. Saiba como levar o seu negócio para um outro nível. Entre em contato com a gente e viva essa nova experiência!

 

Write a comment