E-commerce X Varejo: A combinação perfeita para o seu negócio

Muitas pessoas enxergam o e-commerce como algo completamente distinto do varejo, e que um negócio deve seguir um único caminho, seja a criação de uma loja física ou o mergulho dentro do mundo digital, mas eu tenho que te dizer uma coisa. O varejo e o e-commerce são grandes aliados para o seu negócio, e andam muito bem juntos.

E quando listamos os benefícios do e-commerce, quase sempre estamos nos referindo aos novos serviços, ferramentas e dispositivos que nos oferecem mais comodidade, mas é importante prestar atenção aos olhos do consumidor.

O e-commerce proporciona uma experiência completa e inovadora de compra, na qual muitas vez não conseguimos usufruir dentro de uma loja física, sem contar que as lojas virtuais não possuem um determinado horário para fechar, pois estão inclusas em um ambiente digital, onde sua funcionalidade não se limita a horários, estando online em tempo integral e podendo ser acessada por meio de diversas plataformas.

Outro benefício do e-commerce é o aumento e apoio que ele oferece para os varejistas, visto que a loja virtual funciona como uma vitrine digital, levando os seus produtos para diversos consumidores, que consequentemente irão visitar a sua loja física, potencializando o fluxo de clientes. Mas, se de um lado existem novas facilidades, de outro também existem os desafios — principalmente para as marcas.

Imagem ilustrativa remetendo compras online

O aumento da relevância do ambiente digital, por exemplo, foi responsável pela criação de uma mentalidade de consumo moderna, que precisa ser devidamente compreendida e trabalhada por setores que desejam crescer ou se manterem atuais. Cada dia é mais evidente que as empresas que não estão fazendo parte dessa modernização acabam ficando para trás. Os consumidores desejam coisas novas, então esse é o momento de inovar e não deixar o seu negócio estagnar no tempo.

O caso do e-commerce é um ótimo exemplo disso. Segundo o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro feito por uma parceria entre PayPal e BigData Corp, a expansão do e-commerce nacional cresceu, aproximadamente, 40% após dois anos de crescimento moderado, ampliando o número de consumidores que estão cada vez mais habituados a comprar online. Todo o varejo vem se adaptando a essa nova configuração de mercado.

Um varejo mais conectado…

O sucesso do e-commerce estimulou mudanças em diversas categorias dentro do varejo. A percepção de que os consumidores confiam no ambiente digital na hora de fazer as compras fez com que mais varejistas investissem em ferramentas online sem, necessariamente, abandonar a loja física algo que continua sendo fundamental.

A necessidade de se adaptar às facilidades que o comércio on-line proporciona aos consumidores mostrou a importância de estar conectado. Assim, a integração entre e-commerce e loja, por exemplo, vem sendo cada vez mais comum. Com os dois ambientes unidos, o cliente pode escolher comprar tanto pelo site quanto pelo estabelecimento físico e, muitas vezes, quando decide comprar online, ainda possui a opção de retirar o produto na loja mais próxima da marca. Interessante não é mesmo?

Foi realizado um levantamento pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado da NZN, apresentando que 74% das pessoas preferem  fazer compras onlines em relação às compras realizadas em lojas físicas, justamente pelo conforto e velocidade. Consegue observar que o perfil do consumidor está mudando cada vez mais? e é necessário as marcas acompanharem esses passos.

Imagem ilustrativa representando os dados verídicos da pesquisa

Outra estratégia utilizada é oferecer facilidades diferentes para quem utiliza os dois canais. O vendedor pode aplicar descontos e incentivos diferentes para produtos online ou, ainda, oferecer ao consumidor promoções na loja física caso ele seja cadastrado no aplicativo da empresa, por exemplo.

De toda forma, o importante é adotar um posicionamento que proporcione mais comodidade e conectividade para os consumidores. Esses são pontos fundamentais para que as marcas se destaquem em uma era de forte interatividade digital.

Mas calma, não é tão simples assim…

O fato de o e-commerce apresentar um crescimento forte não faz dele uma “onda fácil de ser surfada”. Uma experiência de compra positiva no ambiente online é determinante para que o consumidor continue se relacionando com a marca. E, para isso, as empresas precisam entender quais são os diferenciais que agregam valor aos seus negócios e como adotar uma estratégia eficaz no comércio virtual.

Sempre recomendo a dica de procurar apoio nas empresas especializadas nesse meio, pois assim, é mais fácil obter resultados positivos e eficazes para o seu negócio. Como você já percebeu, o varejo e o e-commerce são fortes aliados para alavancar as suas vendas, oferecendo mais conforto para o consumidor.

E adivinha? A Método possui uma equipe com profissionais especializados em e-commerce e marketing digital, te proporcionando experiências únicas e inovadoras, impulsionando o seu negócio para o sucesso. Não perca tempo! Entre em contato com a gente, fale com um dos nossos especialistas e venha vivenciar esse novo momento conosco!

Write a comment