Mini Manual de Boas Práticas: Dicas Essenciais para Aumentar as Vendas Com e-Commerce

Comprar em lojas virtuais já é a realidade de muitos consumidores, que encontram no comércio eletrônico uma série de vantagens. Entre elas, a garantia de uma compra mais segura e cômoda, bem como variedade e preços baixos.

No entanto, não basta ter um e-commerce, é preciso gerenciá-lo de forma adequada, investir no marketing digital e torná-lo atrativo para o seu público alvo. Para tanto, existe uma série de recomendações importantes, que ajudam a dar a sua marca um diferencial de mercado.

Antes de falarmos sobre as boas práticas para aumentar as vendas com e-commerce, é preciso apresentar a você o caso do Sacolão.

Com e-commerce desde 2012, o Sacolão estava insatisfeito com o desempenho da sua loja virtual e já considera perdido o dinheiro que gastou para criá-la.

No entanto, se o mesmo está acontecendo com você hoje, tenho uma boa notícia: É possível aplicar um conjunto de técnicas para aumentar suas vendas online e transformar seu e-commerce no carro chefe do seu negócio.

Continue lendo este artigo e saiba como aumentar as vendas da sua loja virtual.

Case de sucesso: Sacolao.com

Varejista com mais de 20 anos no mercado, o Sacolão possui 10 lojas físicas em toda a grande Natal (RN) e atua com e-commerce desde 2012.

Antes de conhecer a Método, a empresa possuía diferentes problemas que se tornaram os principais desafios da agência. Entre eles, faturamento baixo pela ineficiência da sua loja virtual, diretoria e equipe desmotivadas para investir em novas ações, processo antifraude lento, levando ao desconforto dos clientes e setor de marketing digital estagnado.

Entretanto, em 2018, a loja virtual Sacolao.com tornou-se um Case de sucesso da Método – Comunicação e Marketing. A diretoria acreditou na expertise da equipe e entendeu de imediato a importância das boas práticas para aumentar as vendas no online e, hoje, o e-commerce é a loja número um em vendas!

Após o diagnóstico, a Método propôs e colocou em prática a seguinte estratégia de marketing:

  • Aprimoramento do layout do e-commerce;
  • Investimento em campanhas no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e remarketing;
  • Implantação de sistema para automatizar a aprovação de pedidos e controle de fraudes;
  • Inserção do Sacolao.com nos principais marketplaces brasileiros.

A partir disso, os resultados foram inevitáveis, como o rápido aumento na conversão de vendas, levando a um faturamento maior em comparação aos demais períodos. As curtidas no Facebook e os seguidores no Instagram também cresceram exponencialmente.

Diogo Maia, Diretor Geral do Sacolão, resume em poucas palavras as vantagens da nova estratégia de marketing implantada:

“Graças ao trabalho realizado pela Método, agora, temos novas e positivas perspectivas para com a nossa operação de e-commerce. Estamos mais oxigenados e dispostos a investir para colher ótimos resultados deste mercado que só cresce a cada dia no Brasil. Estamos bastante satisfeitos. ”

Pronto, agora que você sabe que é possível vender mais online aplicando estratégias eficientes, conheça abaixo dicas essenciais para aumentar suas vendas no e-commerce.

Serão abordados os seguintes pontos:

  • Aumente as vendas através de marketplaces
  • Forme uma equipe qualificada
  • Invista em ações de marketing assertivas
  • Aposte no layout e eficiência do e-commerce

Aumente as vendas através de marketplaces

Em geral, lojas virtuais se beneficiam muito com o uso de marketplaces, que são os grandes e-commerces, onde você também pode comercializar os artigos da sua empresa. Exemplos são Americanas, Shoptime e Walmart, entre outros.

Estar cadastrado nesses e-commerces é uma estratégia bastante vantajosa, que garante uma maior conversão de vendas, visibilidade da sua marca e autoridade para a sua empresa.

Afinal, tratam-se de sites visitados diariamente por um imenso número de consumidores. Isso faz com que os produtos que o seu e-commerce vende ganhem uma visibilidade muito maior do que se fossem encontrados apenas na sua própria loja virtual.

Para vender produtos através de marketplaces é preciso entrar em contato com a uma plataforma que oferece esse serviço, verificar os canais de vendas, suas regras, custos e taxas. Depois, basta assinar o contrato e seus produtos aparecerão nos maiores e-commerces do Brasil.

Importante lembrar que, após a assinatura do contrato, você deve manter o e-commerce sempre atualizado. Isso porque o marketplace espelha os produtos e a disponibilidade presente no seu site.

Forme uma equipe qualificada

Profissionais capacitados a atender as demandas da estratégia de marketing é mais uma das dicas essenciais. Isso porque de nada adianta criar um plano de ação eficiente se os profissionais não sabem como levá-lo adiante.

Invista em ações de marketing assertivas

A estratégia de marketing consiste em colocar em prática diferentes ações do marketing digital, que é uma prioridade quando se fala de e-commerce. Portanto, é preciso avaliar quais são as mídias que mais se comunicam com o seu púbico, permitindo chegar facilmente a ele.

Em geral, as redes sociais são muito eficientes, sendo importante eleger aquelas que são mais acessadas pelos consumidores em potencial dos produtos do seu e-commerce. Além disso, e-mail marketing e remarketing são duas ações especialmente vantajosas para lojas virtuais.

Enquanto os e-mails enviados possibilitam que a sua marca crie uma relação com o consumidor, o remarketing estimula o cliente a concluir a compra de um produto pelo qual pesquisou, por meio dos anúncios que aparecem em outros sites mostrando o item desejado.

Aposte no layout e eficiência do e-commerce

Ter uma loja virtual com visual atrativo para o seu público alvo é essencial, mas não é só isso. Os produtos devem ter imagens de qualidade, os itens devem estar bem organizados e a forma como os elementos estão dispostos na tela precisam motivar a compra.

E mais, o e-commerce deve ter boa navegabilidade, a fim de evitar que o visitante perca tempo aguardando as páginas carregarem ou clique em muitos lugares para encontrar o que procura.

Outra medida importante é contar com os mecanismos antifraude, que oferecem segurança para o vendedor e agilidade para o cliente.

Como é de se imaginar, tudo isso exige muito trabalho, experiência, bem como profissionais capacitados para traçar um plano eficiente e colocar em prática as ações necessárias. 

A Método tem planos estratégicos de marketing que podem ajudar a sua empresa a ter um e-commerce de sucesso e obter uma maior lucratividade com vendas online. Afinal, vai contar com ações que sejam realmente eficientes na conversão de vendas.

Write a comment